15/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula as crianças de 2 a 3 anos de idade poderão aprender a:
1º Momento - O professor poderá iniciar a aula com um diálogo com grupo acerca dos meios transportes mais próximos, ou seja, aqueles que as crianças já fazem uso cotidianamente, indagando-os:
■Como podemos ir de um lugar para outro?
■Como vocês vão para a casa da vovó?
■E para a praia?
■Como vocês chegam/vem para a escola?
■Alguém vem de ônibus para a escola?E de barco?
2º Momento - O professor pode sugerir ao grupo registrar em forma de desenho o transporte que utiliza para vir, por exemplo, para a escola.
Após esse primeiro diálogo podemos perceber o que as crianças já vivenciaram e construíram acerca do tema abordado. Desta forma, será interessante formular algumas questões, cuja busca de respostas passarão a orientar o estudo. Para tanto, pode-se definir uma questão primeira:
- Como fazemos para nos locomovermos de um lugar para o outro mais distante?
A partir da listagem dos transportes elencados pelas crianças, pode-se ampliar o repertório das questões a serem respondidas, a cada meio de transporte apresentado na roda, ao longo do projeto. É interessante que sejam pontuados alguns aspectos relevantes acerca da sua estrutura física, forma de locomoção e função para o homem . Vejamos algumas questões que poderão servir de padrão para cada meio de transporte estudado:
Conforme o grupo vai respondendo as questões acima sugeridas, através da leitura de imagem, da pesquisa em textos informativos e/ou da observação durante as aulas-passeio, o professor poderá registrar, em um painel, as respostas. Para tanto, como as crianças desta faixa etária estão ainda no processo de construção da linguagem, faz-se necessário ajudá-las na organização de suas frases/pensamentos/falas, durante esta atividade .
Com esta aula o professor poderá avaliar:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/05/2010
Quatro estrelasNossa estou no 3° semestre de pedagogia e precisava muito deste exemplo. Gostei muito, é minha primeira micra aula. Muito Obrigado!