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Mudanças Climáticas - uma abordagem crítica

 

02/01/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA
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CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo principal é que os estudantes tenham uma visão crítica sobre o "aquecimento global". 

Os objetivos secundários são:

- Entendimento dos ciclos solares.

- Análise crítica dos resultados principais apresentados pelo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre a Mudança do Clima).

Duração das atividades
2 aulas com 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noção de temperatura e de troca de calor (energia).

- Ciclos solares.

- Clima no planeta Terra.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que a aula seja apresentada em um laboratório de informática ou em um espaço (sala de aula ou auditório) que disponibilize para o professor o acesso a um computador, com sistema de som, e a um projetor multimídia. Propomos que a aula seja apresentada em três momentos como apresentado a seguir:

1o Momento 

O professor deve apresentar inicialmente, em sala de aula ou em um auditório com acesso a um computador e um projetor multimídia, informações sobre o clima na Terra, com ênfase nas estações do ano. A partir desse momento o professor deve apresentar as informações básicas apresentadas pelo relatório do IPCC e a visão alternativa apresentada por um grupo dos cientistas sobre a influência dos ciclos solares no clima no planeta Terra. Na visão do IPCC as mudanças na temperatura superficial da Terra tem como principal razão a ação da humanidade. Na visão dos céticos, como são conhecidas as pessoas que discordam do IPCC, os eventos naturais, como por exemplo, a ação do Sol, tem um papel mais destacado nas eventuais mudanças da temperatura superficial terrestre.  

Abaixo apresentamos um texto com informações sobre o tema:

"Congressos e grandes eventos científicos são uma forma de estimular o livre intercâmbio de idéias e a estruturação de profícuas parcerias. A apresentação, nesses eventos, de propostas e dos resultados obtidos em longas e árduas pesquisas, é um momento de coroação do esforço despendido por uma gente ou por um grupo de gentes. Há atividades sempre muito aguardadas. Os intensos debates com gentes defendendo posições antagônicas costumam contar com a presença de um grande público. O já onipresente “Aquecimento Global” é um tema que tem nos últimos anos estimulado uma grande discussão. Nos meios acadêmicos já havia muitas dúvidas e  questionamentos sobre as alarmantes previsões que foram divulgadas. A mídia parecia considerar  como um fato consumado as preocupantes análises anunciadas. Na verdade sempre houve um grupo ativo de pesquisadores que apresentavam    dados que indicavam um outro possível cenário. Incluo-me nesse grupo. Há realmente fortes indícios de que os processos sejam naturais. No últimos anos as temperaturas médias globais superficiais anuais não tem aumentado. Um fato que contradiz as catastróficas previsões que vemos quase todos os dias. O pretenso aquecimento global tem sido considerado o causador de todos os problemas!!! O mais importante é que  todas as gentes possam ter acesso aos resultados corretos das pesquisas para que possam desenvolver a sua prória visão sobre essa questão. Essa é uma forma de incentivar a participação de todos. Fazendo com  que o conhecimento adquirido pela humanidade até o momento esteja acessível para todos.

Processos antropogênicos  (induzidos ou alterados pela ação humana) estão alterando o clima na Terra segundo um relatório produzido pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre a Mudança do Clima). Nesse mesmo relatório é indicado que o aquecimento deve aumentar. Estimam que até o ano 2100, isso mesmo, 2100, pode ocorrer um aumento médio da temperatura superficial do planeta entre 1,4 e 5,8 graus Celsius. Há, porém, de forma distinta do que diz a imprensa, um grande questionamento sobre as conclusões apresentadas pelo IPCC. Os dados não são precisos e existe uma grande faixa de incerteza. Existem muitas evidências de que o fator principal de elevação da temperatura é a ação do Sol. Como já ocorreu em diversos momentos da história do nosso planeta. Há fortes indícios nesse sentido...

O aquecimento global é um tema atual. Considera-se um fenômeno recente. Fazendo uma análise mais detalhada percebe-se que desde 1850 teve início um aumento gradual da temperatura global. O período de 1550 ou 1600  (não há consenso sobre a data relativa ao início) até 1850 é conhecido como pequena idade do gelo. Há registros nesse período de muito baixas temperaturas no continente europeu e nos Estados Unidos. Em Londres, Inglaterra, o rio Tâmisa esteve congelado, permitindo que as pessoas pudessem atravessá-lo caminhando !!!

A Natureza nos reservou uma surpresa. No meio dessa pequena idade do gelo, o Sol mudou o seu comportamento... O astrônomo inglês Edward Walter Maunder(1851-1928)detectou um fato curioso quando analisava os dados sobre a observação de manchas solares a partir do século XVII.As observações de manchas na superfície do Sol, com auxílio de instrumentos ópticos, tiveram início em 1610 com Galileu Galilei.Maunder surpreeendeu-se quando decobriu que entre 1645 e 1715 não haviam registros de observações de manchas solares.Sua decoberta foi publicada pela primeira vez em 1894. Não causou impacto na comunidade acadêmica. Somente em 1976 o trabalho de Maunder voltou a ser considerado. O astrônomo americano Jack Eddy publicou nesse ano um trabalho mostrando variações irregulares nas atividades solares. Verificou os dados divulgados originalmente por Maunder.O período em que não foram detectadas manchas solares, entre 1645 e 1715, ficou conhecido como Mínimo de Maunder.

Há um grande debate sobre essa atividade incomum do Sol e as baixas temperaturas detectadas na época. Há alguma relação entre as atividades solares e a temperatura global??? Acredita-se que essa baixa atividade solar é cíclica e que ocorreram outros períodos nos quais ela se repetiu. Como também são cíclicos os períodos nos quais ocorreram resfriamentos e aquecimentos na temperatura global. 

Um dos métodos que se usa para analisar a variação na temperatura global no passado, é a análise dos anéis no tronco das  árvores. Contado os anéis sabemos a idade das árvores. Cada ano, um novo anel. Mas os anéis não são iguais. Uns são mais grossos outros mais finos. Os mais grossos correpondem aos anos nos quais as condições para o crescimento das árvores foram mais propícias. Além desse fato há outro a ser considerado. Nos seus anéis há isótopos do carbono que  estão presentes na atmosfera, no gás carbônico. Um desses isótopos, o carbono 14 é produzido a partir da interação dos raios cósmicos com o nitrogênio presente na atmosfera. A presença de carbono 14 na atmosfera está relacionada com a incidência de raios cósmicos. Quando ocorre uma baixa atividade solar, há uma baixa incidência de carbono 14 na atmosfera. Encontrando-se assim uma baixa quantidade de carbono 14 nos anéis das árvores. A partir dessa e de outras análises, como é caso da presença de berílio nas calotas polares, é possível determinar os períodos na história da Terra no qual deve ter ocorrido uma baixa atividade solar. Há ciclos já determinados.

Hoje temos um período onde o Sol está bem ativo. Considera-se academicamente que outros fatores estejam levando a que tenhamos um aumento na temperatura global. Como é o caso do efeito estufa. E as atividades solares??? Podem estar influindo???

O Sol... Nossa estrela mais próxima... Determinando os caminhos que seguimos??? Caminhamos nas mãos das estrelas... Em busca de toda a paz da Natureza."

Autor: Marcelo de Oliveira Souza - texto original publicado no jornal O Diário em novembro de 2007 (versão atualizada em 2011)

Sugerimos que sejam utilizados trechos dos vídeos propostos durante a apresentação da aula..

Abaixo apresentamos referências sobre esses temas:

Vídeos:

Posição Crítica sobre o IPCC:

http://www.youtube.com/watch?v=B3apc-KaCnU (1a Parte)

Programa Especial Aquecimento Global

Figura 1 - Imagem do Programa "Um Passeio pelo Céu Especial" sobre o aquecimento global. 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=T6_tg_hG4y0

http://www.youtube.com/watch?v=T6_tg_hG4y0 (2a Parte)

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/10/molion-e-histeria-do-aquecimento-global.html

http://fimdostempos.net/molion-canal-livre.html

Baseado no relatório do IPCC:

http://www.youtube.com/watch?v=LPqKMEb86vc

http://jovempan.uol.com.br/videos/aquecimento-global-reflita-sobre-o-tema-56004,1,0

http://www.youtube.com/watch?v=-xUt31hgYKQ

Aquecimento Global - IPCC:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/aquecimento_global/contexto.html

http://topicos.estadao.com.br/aquecimento-global

Influência do Sol:

http://mitos-climaticos.blogspot.com/2009/10/molion-e-histeria-do-aquecimento-global.html

http://mepr.org.br/midia/documentos/textos/molion_desmistificando_o_%20aquecimento_global.pdf

http://www.istoe.com.br/reportagens/143560_O+SOL+PODE+AMENIZAR+O+AQUECIMENTO+GLOBAL+

Visão Crítica:

http://resistir.info/climatologia/impostura_cientifica.html

Ciclos Solares

"Na metade do século dezenove, os astrônomos descobriram que a quantidade de manchas solares na superfície do Sol variava em um ciclo que passou a ser chamado “ciclo de manchas solares” ou “ciclo solar”. Em média a cada 11 anos, a quantidade de manchas solares na superfície do Sol aumenta ou diminui, mas o intervalo de tempo entre dois períodos de atividade máxima do Sol pode variar de 9 a 13 anos."

Fonte: NASA

 "Durante o máximo solar, há mais manchas solares e o Sol é mais brilhante. Parece haver uma conexão entre a temperatura na Terra e o ciclo de manchas solares, pois a liberação de energia solar é menor quando o Sol está em seu mínimo. Às vezes, o Sol para de produzir manchas solares. Por exemplo, de 1645 a 1705, na Europa, houve um período denominado Mínimo de Maunder, de pouquíssimas manchas solares, que foi chamado de pequena Idade do Gelo." retirado de http://educacaoespacial.wordpress.com/conteudos/formacao-2/clima-espacial/    

Uma excelente referência sobre esse tema é a Estação de Clima Espacial - NASA: http://webeduc.mec.gov.br/nasa/

Outras referências são:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol

Ciclo Solar

Figura 2 - Nessa imagem vemos a representação dos ciclos solares desde o momento no qual a humanidade começou a observá-los e registrá-los.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_solar

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG84272-7943-206-6,00-AFINAL+O+QUE+VAI+ACONTECER+COM+A+TERRA+EM.html

2o Momento

Nesse momento sugerimos que seja realizada uma atividade, em um espaço (sala de aula ou auditório) onde o professor tenha acesso a um computador e a um projetor de multimídia, com objetivo de apresentar as eras geológicas do planeta Terra e permitir o entendimento dos períodos de tempo envolvidos. A importância dessa atividade reside no fato de que um dos tópicos importantes no debate entre os céticos e os defensores do suposto "aquecimento global", como proposto pelo IPCC, é o período a ser considerado como ponto de partida para determinar a variação da temperatura superficial do planeta Terra. 

O planeta Terra possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos de existência. Nesse longo período ocorreram diversos ciclos e a existência de distintas espécies dominantes em cada ciclo. Ocorreram grandes extinções e   grandes variações na temperatura superficial do planeta.

Nas referências abaixo podem ser obtidas informações sobre esses ciclos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_tempo_geol%C3%B3gico

Escala de Tempo Geológico

Figura 3 - Representação das eras geológicas da Terra

Fonte da imagem: http://bloggeoprofthiago.blogspot.com/2011/04/as-eras-geologicas-da-terra.html

O professor deve, com uso de recursos de multimídia, apresentar um quadro baseado nas eras geológicas e mostrar o curto período da existência da humanidade na superfície do planeta Terra. Após essa apresentação sugerimos que seja realizado um debate com os estudantes sobre o período de duração de cada uma das eras e o período de existência dos seres humanos na superfície do planeta Terra. As seguintes questões podem ser utilizadas como elementos de motivação para o debate: 

- Houve períodos nos quais o planeta Terra já foi mais quente do que hoje em dia? E mais frio?

- Por quanto tempo os dinossauros existiram na superfície do planeta Terra? E a humanidade?  

- Vivemos em uma era glacial?

Os estudantes devem ser estimulados a pesquisarem outras fontes. 

3o Momento

Sugerimos que o tema principal da aula, o aquecimento global, volte a ser considerado. Nesse momento com as informações apresentadas anteriormente propomos que seja realizado um debate com os estudantes tendo como base a percepção deles sobre a existência de mudanças climáticas e como elas poderiam afetar a vida no planeta Terra. Com as opiniões apresentadas propomos que os professores façam um painel de avaliação de modo a averiguar qual das duas visões sobre o tema obteve maior apoio entre os estudantes.

Recursos Complementares
Avaliação

Estimular um debate sobre o  "aquecimento global" com as posições relativas ao relatório do IPCC e a visão dos céticos (influência do Sol). Avaliar o entendimento dos estudantes sobre as distintas visões sobre o tema.

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