Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando um blog

 

26/10/2011

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Lini Leila Duarte

BRASILIA - DF

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

imagem do usuário

JOANA DARC MARIZ HOLANDA

BRASILIA - DF

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

imagem do usuário

ELIZETE BARTELI TONINI LUSTOSA

BRASILIA - DF

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Desenvolver a produção de texto coletiva e individual;
  • Desenvolver estratégias de pesquisa e levantamento de dados e informações;
  •  Desenvolver o manuseio do mouse;
  • Produzir e digitar texto para postagem no blog;
  • Navegar pela internet;
  •  Descobrir que os hiperlinks do texto são caminhos de pesquisa que vão auxiliá-lo em sua aprendizagem e no desenvolvimento das tarefas solicitadas;
  •  Aprender como criar uma conta de e-mail, criar, administrar e manter um blog em grupo.
Duração das atividades
Um ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham desenvolvido leitura e escrita, produção de texto individual, produção de texto coletiva, noções sobre a utilização do computador, digitação de textos além de pesquisa e navegação na internet. Caso a turma ainda não tenha esse domínio dedique algumas aulas a estes conhecimentos e habilidades até que eles consigam dominar estes itens o suficiente para criar o blog com eles.

Estratégias e recursos da aula

 

ESTRATÉGIAS: Aulas direcionadas ao uso do laboratório de informática para trabalhar produção de texto de forma mais dinâmica.

Oficina do Professor

Caso você professor, não tenha prática com a criação e administração de blogs é interessante que siga as orientações feitas para os alunos passo a passo e criem um blog de testes para que exercite e se familiarize com o que está sendo proposto antes de levar a atividade para os alunos.

DICAS: O professor deverá fazer a leitura do trabalho até o final para visualizar o todo e providenciar os materiais necessários para cada aula antecipadamente.

As Orientações para os alunos devem ser publicadas na WEB, em um blog caso a turma já tenha um ou em blog ou site da escola. Isso vai tornar possível o acesso às orientações gradativamente conforme a aula a ser dada.

Se a publicação na WEB não for possível você pode preparar slides de Power point com as instruções para apresentar individualmente conforme a aula. Neste caso os arquivos dos Slides devem ser gravados nos computadores que serão usados antes das aulas ou você pode ainda usar a publicação que já existe no blog – Aprender pra valer é assim.

Leia as orientações completas que estão no blog indicado, caso ainda tenha alguma dúvida crie o seu blog de testes.

Procedimentos com os alunos

1ª AULA

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA (os alunos só acessarão o computador se você não tiver outra opção)

Em sala ou no laboratório de informática - 1ª aula 60 minutos

1) Você poderá utilizar um projetor de imagem e um lap top com acesso a internet, ou pode usar os computadores da sala de informática e pedir que os alunos acessem na internet o blog Moda Infantil, o blog Livros e afins ou outros que tenham sido previamente selecionado por você.

Mostrar os elementos, instigar a curiosidade deles, conversar sobre os detalhes que compõem estes blogs e os conteúdos que eles oferecem.

Promover uma conversa informal sobre os blogs que eles viram, o que acharam dos blogs, se gostariam de criar um blog deles e o que pensam que será necessário para criar um blog legal.

2) Você deve propor a formação de grupos. Busque na internet uma imagem que você possa utilizar para representar este momento.

Escolha um dos alunos de cada grupo. Este aluno deve ter condições de auxiliar o grupo na execução das tarefas que serão solicitadas.  Os grupos devem ter no máximo 4 alunos.

3) Propor a escolha de um tema para o blog do grupo e determinar o tempo que eles terão para definir esse tema(aproximadamente 5 minutos é o suficiente). Ajudar a fazer a escolha se for necessário. Após a escolha de todos os grupos, anotar o nome dos integrantes e o tema de cada grupo em seu caderno e encerrar a aula.

DICA: As atividades de criação do blog acontecerão no laboratório de informática.                             

2ª AULA

PRIMEIRA ETAPA (duas aulas de 60 minutos cada):

No laboratório de informática - 1ª aula 60 minutos

ORIENTAÇÃO: 1ª aula 60 minutos.

1) CONVERSA INFORMAL – Explicar a turma como você vai orientá-los em seguida acessem a instrução para a aula.

2) LEITURA DAS ORIENTAÇÕES DA AULA: Pedir a eles para fazer a leitura completa do texto proposto para a 1ª aula se preciso, leia com eles devagar para que entendam o que você deseja que eles façam em seguida solicite que eles cliquem no hiperlink do comando para assistir ao vídeo COMO CRIAR UM BLOG NO BLOGGER.Você poderá ir fazendo paradas e explicando o vídeo ou pode orientar que primeiro assistam e depois dar as explicações. Vai depender da sua turma, o que for melhor para você e para eles. 

Caso você não tenha produzido seu próprio material fique à vontade para usar o nosso.

3) ESCLARECIMENTOS – Mesmo após as explicações que você deu passe pelos grupos, converse com eles e faça perguntas para ver se eles realmente entenderam o que deve ser feito para criar o blog. Tire todas as dúvidas e encerre a aula.

DICA: Caso tenha preparado Slides individuais para as aulas você deve colocar o arquivo disponível nos computadores que serão utilizados pelos alunos antes da aula.

Na conversa informal, dizer aos alunos para acessar a orientação e primeiro ler todo o comando da aula para depois clicar no hiperlink daquele comando e assistir com atenção ao vídeo.

Depois que assistirem ao vídeo tire as dúvidas, se houver alguma e explique que somente na próxima aula iniciarão a criação do blog e se quiserem estudar um pouco mais, em casa e só buscar na internet o vídeo. Não se esqueça de copiar o link deste vídeo para passar pra quem quiser estudar em casa.

Link visitado nesta aula:

http://www.youtube.com/watch?v=lQOlc6qo2mE

3ª AULA

No laboratório de informática - 2ª aula 60 minutos

CRIAR UM E-MAIL E CRIAR O BLOG:

1) ORIENTAÇÃO: Você deve explicar a eles que primeiro irá apresentar o vídeo 7 passos para criar um blog bem sucedido. Depois irão conversar um pouco sobre o que assistiram, depois da conversa é que irão acessar as orientações da aula. Orientar os alunos a ler o comando da aula e depois clicar no hiperlink da atividade que vão executar. Você deve orientar os grupos que necessitarem de acompanhamento para abrir o seu e-mail ou para criar o blog.

2) CRIAR UM E-MAIL: Após acessar as orientações, no Google ir ao Gmail e clicar em nova conta. Em seguida vá acompanhando os grupos no preenchimento das fichas que forem surgindo e vá tirando as dúvidas conforme forem aparecendo até concluírem a criação da conta.

3) CRIAR UM BLOG: Continue acompanhando o trabalho dos grupos. Neste momento oriente os alunos a acessar o provedor de blog oriente-os para que cliquem no botão Iniciar  que fica após a frase CRIE UM BLOG. É GRÁTIS, ajude-os a preencher as fichas que forem aparecendo até que o mesmo esteja pronto para a primeira postagem. Quando todos os grupos chegar neste ponto encerre a aula.

DICA: Se alguém do grupo já tiver um e-mail então oriente os a passar ao próximo passo. Com qualquer conta de email de qualquer provedor, Yahoo, Gmail ou Hotmail, é possível criar um blog. Não se esqueça de solicitar que anotem o endereço do blog que criaram, o login e a senha de acesso.

4ª AULA

SEGUNDA ETAPA (três aulas de 60 minutos cada e a segunda aula em sala):

No laboratório de informática - 1ª aula 60 minutos

BUSCA DE ELEMENTOS PARA O BLOG:

1) EXPLORAÇÃO DE BLOGS – Selecionar um blog à sua escolha para que os alunos possam acessar e visitá-lo livremente de início e depois você deve direcionar a atenção deles para os elementos (gifs, relógio, calendário, contador de visitas e ou outros) que pretende solicitar que eles incluam em seus blogs. No blog do NTE INTEGRADO procure e localize os elementos que foram inseridos. Após a exploração dos blogs selecionados, solicitar que eles acessem as diretrizes da aula. Lembre aos alunos que a regra é a mesma, primeiro ler todo o comando depois clicar no hiperlink.

2) PESQUISA – Pedir que eles busquem páginas que ofereçam gratuitamente os elementos , neste momento deixe claro que o grupo deverá decidir juntos os itens que vão colocar no blog deles. Para isso eles devem acessar o Google e colocar na barra de busca: “Gif grátis para blogs” e assim por diante até localizar todos os elementos que desejam.

3) REGISTRO – Ao localizar os modelos dos elementos que desejam explique que eles devem anotar o endereço da página para o trabalho da próxima aula.

DICA:Circule pela sala e esteja atenta aos locais que eles estão acessando, não se esqueça de orientar para que anotem e guardem os endereços para utilizar na próxima aula.

5ª AULA

No laboratório de informática - 2ª aula 60 minutos

NOVOS ELEMENTOS NO BLOG:

ATENÇÃO PROFESSOR: Clique no link acima e leia as dicas do Blogger sobre elementos de página antes dessa aula. Na internet você consegue encontrar vídeo aulas que ensina passo a passo como colocar GIF, CONTADOR DE VISITAS e muitos outros elementos é só escolher a aula mais adequada a sua turma e apresentar a eles no início desta aula logo após essa apresentação passe aos passos indicados para ela.

1) Fazer pessoalmente uma demonstração orientando como devem fazer para inserir esses elementos no blog.

2) Orientar os alunos a acessar os endereços selecionados na aula anterior e solicitar a inclusão de gif de recepção ou boas vindas, relógio, calendário e contador de visitas, no blog do grupo.

Quando solicitado (a) vá ajudando cada um à medida que precisarem.

3) Depois de concluída a atividade encerrar a aula.

6ª AULA

Em sala de aula – 2ª aula

PREPARAÇÃO PARA POSTAGEM

1) APRESENTAÇÃO DAS REGRAS – Propor a produção de um texto. No link você poderá se informar mais sobre o assunto. Nessa aula reforce com os alunos as regras básicas para produzir um bom texto e tudo que você deseja deles.

2) ESCLARECENDO A PROPOSTA – Após passar as instruções sobre a produção escrever na lousa o título: COMO FOI CRIAR ESTE BLOG? Orientar os alunos a escreverem sobre:

§  Como se sentiram ao fazer este blog,

§  Que dificuldades tiveram durante o trabalho inicial de criação do blog e

§  Por fim para que foi criado o seu blog.

3) PRODUÇÃO DE TEXTO – Depois de dada a orientação entregar uma folha em branco ou pedir que eles façam o trabalho no caderno de produção deles (não se esqueça que a produção é do grupo, você vai corrigir apenas uma por grupo).

DICA: Se preferir pode preparar uma folha para essa atividade e recolher ao final da aula para facilitar a correção.

Modelo de folha para essa atividade encontrada em:

http://gibarbosa1.blogspot.com/2010/12/texto-infantil-producao-textual.html

7ª AULA

No laboratório de informática – 3ª aula 60 minutos

ORIENTANDO O INÍCIO DAS POSTAGENS:

Informe-se antes da aula sobre o assunto para que você possa ensinar as regras que você espera que eles sigam em sua produção. 

1) ESCOLHA DO DIGITADOR – Solicitar aos alunos que escolham no grupo aquele que digita melhor para ser o responsável pela digitação do primeiro texto no blog. Em seguida solicitar que acessem a orientação do dia para essa aula. Após eles lerem e assistirem ao vídeo dessa aula, passe ao próximo passo.

2) ENTREGA E DIGITAÇÃO DO TEXTO – Entregue a eles as produções do texto corrigida por você, que fizeram na aula anterior COMO FOI CRIAR ESTE BLOG? Após entregar a eles recomende que observem as anotações feitas para digitar o texto corretamente, como primeira postagem no Blog. Se preferirem os alunos podem reescrever o texto corrigido antes de iniciar a digitação no blog.

3) SOCIALIZAÇÃO DOS TEXTOS – Cada grupo após concluir sua digitação, antes de publicar a postagem deve ler o texto feito pelos demais grupos para sinalizar se há algum erro de digitação. Os pontos falhos observados devem ser comunicado ao grupo para que façam a correção, em caso de dúvida oriente-os a confirmar com você antes de fazer a correção.

Continuidade do trabalho do ano – Aulas semanais de 60 minutos

Assistir as orientações de criar um blog em Blog Educacional para selecionar o que pretende trabalhar com sua turma. Não tenha pressa esta fase será a oportunidade de fixar e aprender aquilo que ainda não conseguiram sobre a criação do blog. Determinar um assunto para cada aula conforme a necessidade da turma, assim a aprendizagem será mais consistente.

Determinar também qual será a frequência das postagens de forma que você possa acompanhar a produção de cada grupo. Dessa forma você estará avaliando e trabalhando de uma forma mais interessante acompanhando a produção de texto deles. As falhas que for observando devem ser trabalhadas em sala através da reestruturação textual.

As postagens feitas em cada blog devem ser apresentadas a turma e exploradas dentro do possível pelo professor.

Os temas escolhido pelos grupos deve ser apresentado pelo professor para a turma conforme a relevância do conteúdo de cada blog. Caberá ao grupo com sua orientação pesquisar e aprofundar o assunto e divulgá-lo aos colegas conversando sobre suas novas postagens ou buscando outros mecanismos de divulgação isso lhe dará ideia do crescimento deles em relação ao conteúdo proposto e na produção de texto.

Os alunos devem ser autorizados a sugerir idéias para o blog dos colegas quando este tiver interesse em contribuir com os eles. O grupo tem liberdade de aceitar ou não a contribuição dos colegas desde que a decisão seja do grupo e não de apenas um dos membros.

 

RECURSOS MATERIAIS:

Para a realização das atividades propostas, o professor vai contar com o auxílio do laptop ou computador, do projetor, uma tela de projeção, acesso à internet, um quadro branco, um pincel para quadro branco, um apagador de quadro branco, "Um Computador por grupo" (UCG) conectado à internet – sala de informática, uma folha ou cadernos (1 por grupo) para a produção de texto da primeira postagem do blog.

RECURSOS HUMANOS:

Professor e alunos.

DESAFIO: Estou desenvolvendo este trabalho com uma turma de 3º ano do ensino fundamental e estou tendo ótimos e surpreendentes resultados. Meus alunos estão adorando e os pais também.

Recursos Complementares
Avaliação

 

O ponto primordial da avaliação é a constatação da continuidade das publicações das postagens à partir da publicação do blog na WEB. 

AVALIAÇÃO ORAL:

Ao fim do ano fazer com a turma a seguinte avaliação oral: Como foi desenvolver este trabalho?

AVALIAÇÃO PROCESSUAL:

Além dessa avaliação o professor deverá acessar o blog que eles criaram e acompanhar cada passo o trabalho do grupo é preciso ficar claro que ao final do ano todos os membros do grupo devem ter participado ativamente da criação do layout e das postagens do blog.

FICHA DE ACOMPANHAMENTO:

Você poderá criar uma ficha de acompanhamento para esse trabalho aonde irá anotando e acompanhando a participação de cada aluno. Ela vai ajudar muito na avaliação, essa ficha pode ser colocada no blog da turma para acompanhamento de todos ou pode ser particular apenas para o conhecimento do professor.

Itens importantes a serem inseridos nesta ficha:

1.     LAYOUT DO BLOG – ELEMENTOS

Gif

Relógio

Calendário

Contador de visitas

Visual do blog

2.     PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS

Digitação

Produção coletiva

Produção individual

Interesse, participação e envolvimento

3.     OUTRAS OBSERVAÇÕES

Criatividade do tema escolhido

Como foi o desenvolvimento do tema durante o ano?

Surgiu oportunidade de troca de aprendizagens entre os grupos?

Os grupos contribuíram com o trabalho de pesquisa do tema dos outros grupos?

Houve interesse no trabalho dos outros?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOANA DARC MARIZ HOLANDA, CEE 02 DE CEILANDIA , Distrito Federal - disse:
    joana.holanda@gmail.com

    28/11/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito boa! O aluno estará bem orientado a cada passo, onde haverá um crescimento com relação ao domínio de informática, além de abordar diversas áreas do conhecimento. Gostei da criatividade e da interação que possibilitará entre os alunos.


  • Socorro Rocha, Ec 43 , Distrito Federal - disse:
    socorro.mpsr@gmail.com

    28/10/2011

    Quatro estrelas

    Achei a sua aula muito interessante, criativa. dinâmica, com ela os alunos terão de faz algo que gostam, mas desenvolvera melhor a leitura e a escrita e principalmente a criatividade.


  • Ray, NTE Ceilandia , Distrito Federal - disse:
    ray.nteceilandia@gmail.com

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    Meninas, vocês estão de parabéns pela aula ! Vocês são um exemplo para muita gente que apenas reclama da vida e espera a aposentadoria chegar. Vocês têm um potencial incrível e saibam que sempre acreditei em vocês ! Grande abraço.


  • Zoraide, EC 02 , Distrito Federal - disse:
    zoraidelustosa@gmail.com

    27/10/2011

    Cinco estrelas

    É uma excelente aula, não tinha encontrado com tantos detalhes ainda.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.