Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Circunferências e Introdução às cônicas.

 

21/07/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Equação Reduzida da Reta e da Circunferência;
• Introdução ao estudo das Cônicas, identificando-as, diferenciando e classificando (Elipse, Parábola e Hipérbole).

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Trabalhar com os conceitos básicos de Geometria Analítica: Ponto, Reta, Plano, Distância entre dois pontos;
• Representação e pares ordenados no plano cartesiano;

Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, apresentar uma forma de trabalhar com equação de circunferência. Organize um debate na turma para verificar como estão os conhecimentos prévios de seus alunos. Faça questionamentos do tipo:
                    • O que é raio ?
                    • Como marcar um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas ?
                    • Como calcular a distância entre dois pontos em um sistema de coordenadas cartesianas ?

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=BtwsSrJncjs, para assistir a um vídeo introdutório sobre o assunto circunferência. Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm e leiam o texto até o tópico “Raio, corda e diâmetro”.

               Outros sítios podem ser utilizados para esta leitura inicial, como:
                    • http://www.somatematica.com.br/emedio/circunferencia/circunf2.php  
                    • http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/conceitos-basicos-circunferencia.htm  
                    • http://www.brasilescola.com/matematica/circunferencia.htm  
                    • http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg/dg_5t.php  

               Em seguida, peça a eles que assistam a um vídeo introdutório sobre circunferência, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=BtwsSrJncjs.

               Professor, após o vídeo, é momento de tirar as dúvidas remanescentes.


               Em seguida, para consolidar o conhecimento adquirido, peça a ele que acessem o software “GAME- Geometria Analítica: Missão Ecológica”, instalado previamente nos computadores do laboratór io e disponível pa ra download em www.nec.prudente.unesp.br/Admin/Utils/RIVED/Download/GAME.zip. Esse software aborda os conceitos de Geometria Analítica, desde as definições de ponto, reta, plano, e os primeiros conceitos de Cônicas, tendo como ambiente uma missão de preservação ambiental.

                Inicialmente, o aluno passa por um treinamento onde trabalha com os conceitos de posição no Plano Cartesiano e Distância entre dois pontos, em seguida é apresentado um QUIZ, onde o aluno deve responder a três questões. Em seguida na fase identificada como “MISSÃO” o aluno deverá resolver problemas relacionados aos estudos das equações da reta e da circunferência. O aplicativo é auto-explicativo e bem motivador para os alunos. A parte final do software trabalha a parte introdutória de cônicas, alguns exemplos de cônicas estão disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=n8tm5FWgU4I&feature=related.

               Professor, vamos trabalhar com um software de geometria dinâmica, http://www.geometriadinamica.com/, o GeoGebra. Ele é para se utilizar em ambiente de sala de aula. Reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Esta disponível em http://www.geogebra.org/ em versão para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart).

               Como documentação do software, temos:
                    • O manual disponível em http://www.geogebra.org/help/docupt_BR.pdf;
                    • Uma apostila sobre a utilização esta disponível em http://www.tinaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2008/11/apostilageogebra_2007.pdf e
                    • Um guia rápido de comandos, disponível em http://cattai.mat.br/site/files/geogebra/guia_rapido_geogebra.pdf.


               Professor, após orientar seus alunos como utilizar o software, elabore uma lista de exercícios para que eles possam treinar um pouco, como exemplo, acesse http://www.mtm.ufsc.br/~jonatan/dia18/material.pdf. Após um período de adaptação, peça a eles que montem algumas circunferências utilizando o aplicativo e registrando em uma folha de papel todos os procedimen tos utilizados.

Avaliação

               Através da análise das atividades realizadas o professor deverá identificar a capacidade dos alunos de:
                    • Equação Reduzida da Reta e da Circunferência;
                    • Identificar e Diferenciar cada uma das Cônicas (Elipse, Hipérbole e Parábola);

               Com o auxílio da última atividade o professor, peça aos alunos que participem de uma atividade on-line, como por exemplo, um blog. Existe um disponível em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081017070349AAzq3US que trata de “Utilizando o programa Geogebra” onde a primeira atividade é construir uma circunferência. Observe a participação deles e seus comentários.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ozane de Azevedo, UFPB , Paraíba - dijo:
    ozane.zane@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns, sua aula é muito dinâmica e construtiva. Vou utilizar em minha sala de aula. Um abraço.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.