21/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
• Equação Reduzida da Reta e da Circunferência;
• Introdução ao estudo das Cônicas, identificando-as, diferenciando e classificando (Elipse, Parábola e Hipérbole).
• Trabalhar com os conceitos básicos de Geometria Analítica: Ponto, Reta, Plano, Distância entre dois pontos;
• Representação e pares ordenados no plano cartesiano;
Olá Professor, apresentar uma forma de trabalhar com equação de circunferência. Organize um debate na turma para verificar como estão os conhecimentos prévios de seus alunos. Faça questionamentos do tipo:
• O que é raio ?
• Como marcar um ponto em um sistema de coordenadas cartesianas ?
• Como calcular a distância entre dois pontos em um sistema de coordenadas cartesianas ?
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça a eles que acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=BtwsSrJncjs, para assistir a um vídeo introdutório sobre o assunto circunferência. Em seguida, peça a eles que acessem o sítio http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/geom-circ.htm e leiam o texto até o tópico “Raio, corda e diâmetro”.
Outros sítios podem ser utilizados para esta leitura inicial, como:
• http://www.somatematica.com.br/emedio/circunferencia/circunf2.php
• http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/conceitos-basicos-circunferencia.htm
• http://www.brasilescola.com/matematica/circunferencia.htm
• http://www.mat.uel.br/geometrica/php/dg/dg_5t.php
Em seguida, peça a eles que assistam a um vídeo introdutório sobre circunferência, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=BtwsSrJncjs.
Professor, após o vídeo, é momento de tirar as dúvidas remanescentes.
Em seguida, para consolidar o conhecimento adquirido, peça a ele que acessem o software “GAME- Geometria Analítica: Missão Ecológica”, instalado previamente nos computadores do laboratór io e disponível pa ra download em www.nec.prudente.unesp.br/Admin/Utils/RIVED/Download/GAME.zip. Esse software aborda os conceitos de Geometria Analítica, desde as definições de ponto, reta, plano, e os primeiros conceitos de Cônicas, tendo como ambiente uma missão de preservação ambiental.
Inicialmente, o aluno passa por um treinamento onde trabalha com os conceitos de posição no Plano Cartesiano e Distância entre dois pontos, em seguida é apresentado um QUIZ, onde o aluno deve responder a três questões. Em seguida na fase identificada como “MISSÃO” o aluno deverá resolver problemas relacionados aos estudos das equações da reta e da circunferência. O aplicativo é auto-explicativo e bem motivador para os alunos. A parte final do software trabalha a parte introdutória de cônicas, alguns exemplos de cônicas estão disponíveis em http://www.youtube.com/watch?v=n8tm5FWgU4I&feature=related.
Professor, vamos trabalhar com um software de geometria dinâmica, http://www.geometriadinamica.com/, o GeoGebra. Ele é para se utilizar em ambiente de sala de aula. Reúne GEOmetria, álGEBRA e cálculo. Esta disponível em http://www.geogebra.org/ em versão para download gratuito ou para ser executado via web (WebStart).
Como documentação do software, temos:
• O manual disponível em http://www.geogebra.org/help/docupt_BR.pdf;
• Uma apostila sobre a utilização esta disponível em http://www.tinaeducacao.com.br/wp-content/uploads/2008/11/apostilageogebra_2007.pdf e
• Um guia rápido de comandos, disponível em http://cattai.mat.br/site/files/geogebra/guia_rapido_geogebra.pdf.
Professor, após orientar seus alunos como utilizar o software, elabore uma lista de exercícios para que eles possam treinar um pouco, como exemplo, acesse http://www.mtm.ufsc.br/~jonatan/dia18/material.pdf. Após um período de adaptação, peça a eles que montem algumas circunferências utilizando o aplicativo e registrando em uma folha de papel todos os procedimen tos utilizados.
Através da análise das atividades realizadas o professor deverá identificar a capacidade dos alunos de:
• Equação Reduzida da Reta e da Circunferência;
• Identificar e Diferenciar cada uma das Cônicas (Elipse, Hipérbole e Parábola);
Com o auxílio da última atividade o professor, peça aos alunos que participem de uma atividade on-line, como por exemplo, um blog. Existe um disponível em http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081017070349AAzq3US que trata de “Utilizando o programa Geogebra” onde a primeira atividade é construir uma circunferência. Observe a participação deles e seus comentários.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, sua aula é muito dinâmica e construtiva. Vou utilizar em minha sala de aula. Um abraço.