Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual a importância do nome na construção da identidade do indivíduo?

 

06/11/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção de palavras;
  • Compreender a função social da escrita;
  • Construir palavras através de atividades significativas;
  • Identificar a quantidade de letras nos nomes dos alunos da sala.
  • Compreender a importância do nome na construção da identidade da criança.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, os alunos deverão reconhecer as letras iniciais de seus nomes.  É necessário também que saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

Preparando a aula

1- Professor,  providencie crachás, em número suficiente para cada aluno (corte a cartolina em quadrados de 10 cm x 10 cm), entregue apenas os crachás, pois cada um  irá escrever seu nome, coloque um clips ou alfinete para prender.

2- Faremos uma atividade com os nomes dos alunos presentes.

3- Providencie também fichas com os nomes dos alunos, escreva com letras maiúsculas de imprensa e cursiva embaixo.

4- Faça também um cartaz com o alfabeto maiúsculo e minúsculo. Caso tenha dúvidas sobre a escrita cursiva, você pode consultar este sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Letra_cursiva (acesso em 21/10/11).


1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.


EXPLORANDO OS NOMES


-Professor, utilize uma dinâmica de apresentação. Não tem  problema o fato de todos  se conhecerem, explique que esta atividade será realizada por que vão trabalhar com os seus nomes, eles são muito importantes. Muitos gostam do nome que os pais lhes deram, outros não gostam, por isso preferem o apelido, mas todos trazem um significado, uma história.

-Faça um circulo. Todos de pé. Solicite que cada um ao falar seu nome faça um gesto e todos do grupo devem repetir fazendo o mesmo som e gesto. Inicie você para que vejam como é.

 

Foto nome e gestos

Imagem- Alunas do 1º ano D, realizando a atividade com seus nomes- Escola de Educação Básica da UFU- Fonte: acervo da autora

 

-Distribua um crachá para os alunos e solicite que cada um escreva seu nome do jeito que conseguir, não tem problema se não estão alfabéticos. Esta é uma importante atividade para você conhecer qual é a hipótese que eles têm sobre a escrita.

-Em seguida, cada um apresenta seu nome  ao grupo e diz um sonho para o futuro e se deseja contar a história de seu nome: quem  o escolheu, motivo da escolha, significado ou outros.

-Participe desta atividade fazendo o seu crachá, também fale de seu sonho e conte a história de seu nome, isto é muito importante para os alunos.

- Com as crianças que estão no início da alfabetização esta discussão não deve ser muito aprofundada, pois alguns conceitos são abstratos para esta faixa etária (6 a 8 anos). Basta resgatar a história dos nomes e discutir sobre elas para que percebam sua importância.


-Entregue as fichas com os seus nomes, escritas com as letras maiúsculas de imprensa e cursiva. Esta atividade permite que o aluno perceba a regularidade da escrita.


-Solicite que cada aluno faça um desenho significativo, ou seja, um desenho que acredita ser representativo do seu nome e apresente-o para a turma explicando-o.

Professor, esta atividade  poderá ser feita com a utilização dos laptops por meio da ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

-Professor, depois de todo o trabalho sobre o nome apresente-lhes o alfabeto. Você poderá utilizar um cartaz ou projetar em uma transparência no retroprojetor.

-Leia o alfabeto para eles, depois leia com eles, faça a leitura coletiva, inclusive com sua participação.

-Mostre-lhes que cada letra tem um som, mas que estes sons às vezes mudam dependendo do lugar que a letra está na palavra, como acontece com a letra r.

-Depois de realizar a atividade mantenha sempre o alfabeto afixado na sala de aula.

 

Alfabeto

 

Em algumas escolas, as salas de alfabetização têm o alfabeto pintado na parede das turmas.

Solicite aos alunos que coloquem as fichas com os nomes no chão. Todos  sentam-se em circulo e, observando o alfabeto, cada um coloca a ficha com seu nome na ordem do alfabeto ou em um painel que você poderá confeccionar.

 

 Ficha de nomes

Fonte: acervo da autora

 

BRINCADEIRA DA “FORCA”


Esta é uma brincadeira interessante. Aproveite que trabalhou com os nomes dos seus alunos e proponha a brincadeira da ”forca”.

Para mais informações acesse o sítio: http://fabiog.com.br/entretenimento/ForcaOnline/ (acesso em 21/10/11)


a)- Explicando a brincadeira: esta brincadeira consiste em tirar o pescoço da forca.

b)- O jogador tem que descobrir qual é a palavra misteriosa, neste caso qual é o nome de um aluno da sala de aula. Com  poucas dicas do adversário (em geral, apenas o tamanho da palavra) ele vai arriscando letra por letra. A cada erro, seu “estoque de chances” – muito menor que o abecedário – diminui e ele se aproxima mais do enforcamento.

c)-  Uma pessoa é o enforcador e uma ou mais pessoas são os enforcados. Quem começa é o enforcador. Ele escolhe uma palavra e vários traços, de forma que a quantidade de traços seja o mesmo número de letras que possui a palavra secreta, que aqui será o nome de um aluno da sala de aula. Se quiser, ele poderá revelar a letra inicial para facilitar, mas isso não é obrigatório. Ao lado, deve desenhar um conjunto de três traços para representar a forca.

d)- Os outros jogadores têm o objetivo de adivinhar a palavra misteriosa. Cada jogador dá um palpite de cada vez, ou seja, uma letra que acha que faz parte da palavra misteriosa. Se estiver certo, o enforcador escreve a letra nos espaços correspondentes. Se a letra não fizer parte da palavra, o enforcador escreve ao  lado as letras erradas e “pendura” na forca um pedaço do corpo do enforcado,  a cada palavra errada, o enforcador desenha uma parte do corpo na forca (pernas, braços, tronco,).

e)- Antes do inicio do jogo, deve ser definido pelo grupo quantas partes do corpo será desenhada, assim ficará determina a quantidade de erros que pode ocorrer no jogo.

f)- Quando o corpo está completo, o próximo erro é “fatal” e,  para representar o enforcamento, é desenhado um círculo em torno do pescoço e o enforcador ganha o jogo. Geralmente, os pedaços são: a cabeça, os dois braços o tronco e as duas pernas, mas os jogadores podem acrescentar detalhes como os olhos, o pescoço, as mãos, os pés, o cabelo, a roupa... Quanto mais partes, mais chances de errar o enforcado terá e, conseqüentemente, mais fácil fica a brincadeira.

g)- O enforcado ganha se conseguir completar a palavra secreta antes do enforcador fazer o círculo em seu pescoço.


Materiais necessários para a brincadeira:
Você poderá utilizar papel e caneta, mas como é a primeira vez, faça na lousa. Utilize giz branco e colorido.
Número de participantes:
Em grupo os jogadores são divididos em duas equipes: uma representa o enforcador e a outra, o enforcado.

 

Brincaderia da Forca

Fonte: http://ftwdidatica.blogspot.com/2010/06/dicas-didaticas-e-dinamicas-forca.html

(acesso em 21/10/11)
 

Outra forma divertida de brincar de Forca é através de jogos disponíveis na internet. Peça aos alunos para acessarem por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks o seguinte sítio: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-da-forca/ (acesso em 21/10/11)

 

Jogo online da Forca

Fonte: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-da-forca/ (acesso em 21/10/11)

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

1- Professor,  inicie sua aula, resgatando a atividade com os nomes dos seus alunos.

2- Para isso, prepare e leve um CAÇA PALAVRAS com os nomes dos alunos. Insira uma tabela e selecione o número de colunas e linhas de acordo com os nomes de seus alunos.

-Se você tiver poucos alunos, uma média de 10 ou 12, basta apenas um caça palavras mas, se tiver mais de 12, elabore dois caças palavras, para não exigir muito deles.

-Preencha os quadros com  os nomes de seus alunos e o restante dos quadrinhos preencha com  outras palavras aleatoriamente. É muito fácil.

 

 

 

SAPATO

 

 TARCÍSIO

 RICARDO

 

LARA

 

 CADERNO

JÚLIO CÉSAR

 

CENOURA

 

 XÍCARA

 JULIANA

 

MARIANA

 

RENATO

BACANA

 

Atividades
 

Registrando no caderno.


-Trabalhando gênero e nomes dos alunos.
-Registre no quadro a seguir os nomes dos alunos da classe, e peça-lhes que  separem em feminino e masculino. Faça na lousa para orientá-los. Os alunos poderão utilizar seus netbooks para digitar o quadro, através da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos)

 

   

NOMES FEMININOS

NOMES MASCULINOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TRABALHANDO COM MATEMÁTICA

Aproveite as atividades com os nomes dos alunos e trabalhe com alguns conceitos matemáticos: contagem, quantidade e outros. Veja uma sugestão:

Explore oralmente e depois faça o registro para que eles sistematizem o que elaboraram oralmente:

  • Quais nomes têm maior número de letras?
  • Quantas letras eles têm?
  • Quais nomes têm menor número de letras?
  • Quais são eles?
  • Quais nomes têm letras repetidas?
  • Quantos nomes de meninas nós temos?
  • Quantos nomes de meninos são?
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é um processo e não um fim em si mesmo, por  isso ao longo do trabalho acompanhe o desenvolvimento e a participação dos alunos. Através das respostas e das atividades desenvolvidas você vai perceber se eles compreenderam a importância do alfabeto na construção dos nomes. Se perceber que ainda não ficou  claro, proponha outras atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria da luz barbosa maia paiva, UNIDADE DE EDUCACAO INFANTIL PROFª TEREZINHA FERNANDES DE SOUSA , Rio Grande do Norte - disse:
    mbpaivamaia91@gmail.com

    19/11/2011

    Cinco estrelas

    a metodologia de trabalhar os nomes explorando a ordem alfabética é muito boa,quando se usa o quadro da chamada,eu ampliaria com o recurso jogo da mémória relãmpago com chamada no oral no quadro.


  • SANDRA SANTOS DA SILVA ARAÚJO, ESCOLA DEOMEDES FERREIRA DE MELO , Pernambuco - disse:
    sandraaraujo12@gmail.com

    12/11/2011

    Quatro estrelas

    A brincadeira da forca citada nessa sequencia,é muito importante também utilizo em minha turminha de educação infantil, e o resultado é bastante interessante e as crianças gostam muito.


  • Wagno da Silva Santos, ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA , Alagoas - disse:
    waguinhoal@hotmail.com

    09/11/2011

    Cinco estrelas

    excelente... aprendi muito...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.