29/10/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Compreender o contexto histórico em que surgiram as canções medievais (amor, amigo, mal dizer e escárnio);
Entender uma sociedade formada por reis, cavaleiros, servos e donzelas apaixonadas;
Despertar a sensibilidade dos alunos para a poesia como algo que todos nós sentimos quando nos apaixonamos(cantigas de amor,amigo)
ou que através de versos posso revidar a quem me insulta com sátiras poéticas.(cantigas de escárnio e mal dizer).
O professor poderá obter melhor proveito se os alunos tiverem conhecimento sobre Idade Média e o regime feudal. (observação: O professor de língua portuguesa pode pedir aos alunos que através do Laboratório de Informática( L.E.I) realizem uma pesquisa no contra turno ou buscarem em grupos nas enciclopédias da biblioteca da escola (sala de multimeios).
Para melhor ilustração do que será abordado o filme Coração de Cavaleiro será exibido(duração de 02 aulas).
Sobre a poesia é necessário que se reine o silêncio para as leituras e muitos exemplos de como se fazer a escanção poética.
O professor deve cercar seus alunos de toda tecnologia disponível em sua escola, seja livro ou aparelho áudio visual. Em nossa escola temos a tecnologia como ponto positivo e diferenciador. Os alunos podem ter sua pesquisa postada na rede através do blog do professor ou em suas redes sociais e com isso criando e gerindo autonomia no que diz respeito a publicação de pesquisa cientifica própria, produzida em ambiente de sala de aula.
Eis alguns endereços para uma boa pesquisa em sala:
http://literariosdobrasil.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo
http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm
Espera-se que os alunos possam reconhecer que a sociedade muda e na poesia temos esse espelho capaz de refletir mudanças dentro de nós expressadas através do cancioneiro(neste caso). Declamar o amor e cantar a sedução dos corações, criticar e parodiar a quem não vemos com bons olhos, conhecer regras de poéticas, tudo isso seria vão se os alunos não compreenderem que eles não são estagnados no tempo, que a pesquisa não finda com o toque da última aula, mas que dia após dia desenvolvem dentro de si mesmos um senso crítico e uma sensibilidade capaz de causar mudanças à sua volta. Se estes mesmos alunos toparem o desafio de compartilhar o conhecimento construído em sala com outros colegas em outras salas ou através de um pequeno vídeo exposto na rede e com isto compartilhar o conhecimento numa perspectiva macro.
Após tudo que escrevi sobre um plano de aula e a teoria colocada em prática produzindo conhecimento real, com mudanças e formações critícas e leitoras reais em meus alunos estando aptos a discorrerem sobre o tema da aula com outras turmas é ao meu ver a melhor forma de avaliá-los.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/02/2012
Quatro estrelasMuito boa e produtiva a sua aula.