Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trovadorismo: Aventuras na Idade Média

 

29/10/2011

Autor e Coautor(es)
HENRIQUE JORGE TELES DE PAIVA
imagem do usuário

QUIXADA - CE JOSE MARTINS RODRIGUES EEFM

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o contexto histórico em que surgiram as canções medievais (amor, amigo, mal dizer e escárnio);

  • Entender uma sociedade formada por reis, cavaleiros, servos e donzelas apaixonadas;

  • Despertar a sensibilidade dos alunos para a poesia como algo que todos nós sentimos quando nos apaixonamos(cantigas de amor,amigo)

ou que através de versos posso revidar a quem me insulta com sátiras poéticas.(cantigas de escárnio e mal dizer).

  • Aprender que a poesia da idade média possui regras próprias de construção;
  • ler e interpretar poemas de amor escritos num português de um outro século(XIII) e com isso explorar como a língua é passível de mudanças.
Duração das atividades
Esta aula de literatura sobre Trovadorismo foi planejada para ser ministrada em quatro (04) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor poderá obter melhor proveito se os alunos tiverem conhecimento sobre Idade Média e o regime feudal. (observação: O professor de língua portuguesa pode pedir aos alunos que através do Laboratório de Informática( L.E.I) realizem uma pesquisa no contra turno ou buscarem em grupos nas enciclopédias da biblioteca da escola (sala de multimeios).

Para melhor ilustração do que será abordado o filme Coração de Cavaleiro será exibido(duração de 02 aulas).

Sobre a poesia é necessário que se reine o silêncio para as leituras e muitos exemplos de como se fazer a escanção poética.

Estratégias e recursos da aula

 

trovadorismo

  • Os alunos alcançarão os objetivos delimitados pelo professor (parte deles) ao utilizarem o recurso de pesquisa do laboratório de informática no contra turno, o acervo da sala de multimeios, no diálogo com professores de outras áreas como História e Arte , criando com tal atitude de pesquisa pontes de intertextualidades com as demais disciplinas.
  • Será realizada em sala uma aula expositiva sobre o trovadorismo e suas cantigas líricas  satíricas(amor, amigo, escárnio e mal dizer) como atividade o professor utilizará o blog como ferramenta. A atividade será postada no blog do professor. Os alunos com o uso do U.C.A acessará a rede internet como ferramenta de pesquisa para solucionar a atividade. Deve-se salientar que a formação em grupos de 04 alunos será favorável para que os alunos dialoguem entre si criando um clima agradável de  pesquisa e compartilhamento de informações.
  • Aparelho de TV - DVD para exibição do filme Coração de Cavaleiro (tempo de 02 aulas);

CORAÇÃO DE CAVALEIRO

  • Uso do U.C.A em sala de aula para pesquisa e resolução da atividade proposta pelo professor;
  • pesquisas no contra turno devem ser realizadas no  laboratório de informática, sala de multi meios;
  • Consulta a outros professores das disciplinas de História e Arte.

O professor deve cercar seus alunos de toda tecnologia disponível em sua escola, seja livro ou aparelho áudio visual. Em nossa escola temos a tecnologia como ponto positivo e diferenciador. Os alunos podem ter sua pesquisa postada na rede através do blog do professor ou em suas redes sociais e com isso criando e gerindo autonomia no que diz respeito a publicação de pesquisa cientifica própria, produzida em ambiente de sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Espera-se que os alunos possam reconhecer que a sociedade muda e  na poesia temos esse espelho capaz de refletir mudanças dentro de nós expressadas através do cancioneiro(neste caso).  Declamar o amor e cantar a sedução dos corações, criticar e parodiar a quem não vemos com bons olhos, conhecer regras de poéticas, tudo isso seria vão se os alunos não compreenderem   que eles não são estagnados no tempo, que a pesquisa não finda com o toque da última aula, mas que dia após dia desenvolvem dentro de si mesmos um senso crítico e uma sensibilidade capaz de causar mudanças à sua volta. Se estes mesmos alunos toparem o desafio de compartilhar o conhecimento construído em sala com outros colegas em outras salas ou através de um pequeno vídeo exposto na rede e com isto compartilhar o conhecimento numa perspectiva macro.

Após tudo que escrevi sobre um plano de aula  e a teoria colocada em prática produzindo conhecimento real, com mudanças e formações critícas e leitoras reais em meus alunos estando aptos a discorrerem sobre o tema da aula com outras turmas é ao meu ver a melhor forma de avaliá-los.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.