27/10/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Conhecer diferentes brinquedos e brincadeiras.
- Experimentar a utilização de diferentes materiais na construção de brinquedos.
- Desenvolver a imaginação e a criatividade durante as brincadeiras.
As proposições serão mais significativas se as crianças estiverem estudando sobre a temática dos brinquedos e brincadeiras. Crianças de 4 a 6 anos.
1° momento: Para uma conversa na roda – o professor irá trazer fotografias do grupo em momentos de brincadeiras diversas realizadas pelas crianças. Conversar com as crianças sobre cada cena, questionando os mesmos em relação ao tipo/nome da brincadeira. Em um cartaz, fazer uma tabela com as crianças, sistematizando em quatro colunas: a) Nome da brincadeira; b) Como brincamos; c) recursos/materiais que são necessários para brincar; d) Local que pode ser brincada. Ao longo do estudo e do ano letivo o professor poderá continuar completando o cartaz junto com as crianças. O resultado será a realização de um inventário de brincadeiras da turma. Também analisar junto com as crianças quais as brincadeiras mais e as menos executadas pelo grupo.
A Dança", 1910. Óleo sobre tela, 260 x 391 cm. Disponível em: http://laranjacomcanela.blogspot.com/2005/12/dana-de-henri-matisse.html
FUTEBOL- 1935 - Pintura a óleo/tela, 97 x 130 cm. Coleção particular, Rio de Janeiro, RJ. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC642274-1641,00.html
João Werner – Vôlei na rua, 70x100 cm. Técnica mista, óleo e acrílica, 20 de agosto de 2004. Disponível em: http://www.joaowerner.com.br/images/urbanos/volei_na_rua.htm
Inventário de brincadeiras do grupo
Nome da brincadeira e desenho |
Como brincamos |
Recursos/materiais que serão necessários para brincar |
Local que pode ser brincada |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2º momento: Reunir o grupo para brincar de caixa da memória brinquedo/brincadeira. Trata-se de uma brincadeira que pode ser realizada tendo como palavras-chave diversas temáticas, neste caso as palavras são brinquedo/brincadeira. Modo de brincar: em roda, cada criança uma de cada vez, terá que dizer o nome de um brinquedo/brincadeira que conhece. Várias rodadas são realizadas sedo que as crianças não podem repetir o que já foi dito. Permanece no jogo quem não repetir o que já foi dito. Após a brincadeira combinar com as crianças a realização de uma pesquisa sobre brinquedos e brincadeiras do mundo. E que tragam materiais de sucata para o próximo dia.
3º momento: Vamos construir nossos próprios brinquedos? Organizar na sala um espaço contendo diversas caixas para organizar as sucatas. Lançar o desafio para que o grupo separe os materiais de sucata trazidos de casa. Como podemos organizá-los? O professor também pode complementar com outros materiais como: pedaços de retalhos coloridos, fita adesiva, tesoura sem ponta, cordão, cola, lantejoulas, papelão, lã, canetinhas de hidrocor etc. Sacolas plásticas que poderão ser reaproveitadas em outras produções.
Etapa de construção dos brinquedos. Antes de começarem a confecção dos brinquedos solicitar que as crianças analisem os materiais disponíveis para que pensem/planejem o que vão produzir. Oferecer uma sacola plástica a cada criança para que coloquem os materiais que irão utilizar em sua produção. Depois cada criança irá confeccionar seu brinquedo.
4° momento: Organizar com as crianças o momento de apresentação dos brinquedos feitos por eles. Cada criança irá dizer a) Nome da brincadeira; b) Como brincamos; c) recursos/materiais que são necessários para brincar; d) Local que pode ser brincada. Essas informações serão acrescidas em fichas de catalogação que acompanharam os brinquedos confeccionados. Planejar com o grupo uma exposição dos brinquedos para as famílias e outros grupos. Além da exposição será uma ótima oportunidade para brincarmos juntos.
As Lailas. Brinquedos confeccionados por Iara e Joana. Crianças de 5 anos. NDI-UFSC, 2011. Foto acervo pessoal.
Cachorro Tobico. Brinquedo confeccionado por Iasmim. Aos 5 anos. NDI-UFSC, 2011. Foto acervo pessoal.
Boneca Luana. Brinquedo confeccionado por Sara. Aos 5 anos. NDI-UFSC, 2011. Foto acervo pessoal
Prestes, Zóia. A brincadeira como atividade guia. 2010. Educasul. http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2011_11.23.25.5523439fc322d424a19c109abd2d2bb9.pdf
Vigotski. L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução: Zóia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais ISSN: 1808-6535 Publicada em Junho de 2008. Disponível em: http://xa.yimg.com/kq/groups/32960205/729519164/name/artigo+ZOIA+PRESTES.cg--.pdf
Vasconcelos. Tânia. O menino e eu: Considerações sobre a brincadeira. Disponível em: http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%2010/PDF/Microsoft%20Word%20-%20O%20MENINO%20E%20EU-CONSIDERAcoES%20SOBRE%20A%20BRINCADEIRA.pdf
A avaliação tomará como base os registros e documentação feita pelo professor ao longo do processo e levará em conta os objetivos elencados, a participação das crianças e das famílias.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/11/2011
Cinco estrelasAdorei a aula, pois faz a gente pensar que devemos acreditar na potencialidade das crianças e fazê-las irem sempre além do que já sabem. Obrigada por compartilhar um pouco do seu conhecimento e contribuir com meu trabalho!