06/11/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Professor investigue junto a seus alunos se eles reconhecem a importância dos números em sua vida. Verifique também se conhecem a origem dos números e quais as hipóteses que eles têm sobre o surgimento dos números. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, WXcam e Mozilla Firefox.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize seus alunos em uma roda de conversa, pois ela possibilita maior interação.
Veja na foto abaixo.
Imagem 1: Alunas na rodinha- 1º ano D- Professora Kellen- Escola de Educação Básica da UFU- Fonte: acervo da autora
Depois de explorar o tema; resgate os conhecimentos prévios, as hipóteses que eles têm sobre os números em nossa vida, diga-lhes que hoje nossa aula não será apenas na sala, mas que vamos fazer uma “pesquisa de campo”, ou seja, vamos sair da escola para aprender um pouco mais sobre os números. Para isso, é importante estabelecer algumas regras junto com eles. Envie antecipadamente, bilhetes para as famílias pedindo autorização. Peça ajuda de outra pessoa (professora eventual ou outra), pois, sair com as crianças fora da escola é sempre uma grande responsabilidade.
Questione-os sobre o que vamos fazer, onde e como vamos. Registre na lousa para que as informações fiquem organizadas, além de trabalhar a escrita de forma significativa.
PLANEJANDO O TRABALHO DE CAMPO
Aonde vamos: nos arredores da escola.
O que vamos fazer: verificar onde encontramos os numerais nos arredores da escola.
Como iremos: a pé, organizados em duplas.
Professor, não é necessário ir muito longe, basta dar a volta no quarteirão, queremos apenas uma pequena amostragem.
Para não expor os laptops dos alunos durante o trabalho fora da escola, leve apenas o seu equipamento e utilize a WxCam para fotografar os números que eles encontrarem, instalada na área de trabalho.
Imagem 2: trabalho de campo- Pesquisando os números- 1º ano D- Professora Kellen- Escola de Educação Básica da UFU- Fonte: acervo da autora
RELATÓRIO
Ao retornar, proponha que os alunos façam um relatório representando o que descobriram por meio da escrita ou de desenhos. Caso a maioria dos alunos ainda não estejam na fase alfabética da escrita, faça um relatório coletivo, mas o registro dos numerais deve ser individual. Se optarem também por desenhos, estes poderão ser feitos no caderno ou no netbook através das ferramentas
TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).
Para encerrar esta aula, peça aos alunos para acessarem a internet de seus netbooks por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) e assistam a um vídeo que conta sobre a história dos números, o sítio a seguir http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU (acesso em 23/10/11).
Existem outros sítios que também oferecem a história dos números por meio de texto. Você poderá imprimir em uma transparência e utilizar um retroprojetor ou reproduzi-la. Para isso, utilize o sítio: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm (acesso em 23/10/11). Discuta com eles sobre o que assistiram, por que os números surgiram e como foi a sua evolução até os dias de hoje.
TAREFA DE CASA
Nem sempre as crianças sabem as informações que exigem a memorização de números, por isso, solicite que façam esta atividade como tarefa de casa.
MINHA VIDA EM NÚMEROS Complete as informações com os numerais. Solicite a ajuda de algum familiar que tenha estas informações. Muitas delas você pode descobrir sozinho: l) Quantidade de primos: ____________
|
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie sua aula retomando as informações que os alunos trouxeram de casa, o que eles descobriram.
CONSTRUINDO GRÁFICO
Posteriormente, eleja alguns dados da tarefa e construam com os alunos um gráfico com as informações da turma.
Veja um exemplo de gráfico construído com os dados dos alunos do 1º ano D da Escola de Educação Básica:
QUANTIDADE DE PRIMOS DOS ALUNOS DO 1º ANO "D"
Elabore situações problemas a partir dos dados do gráfico. Veja algumas possibilidades:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
LENDO NUMERAIS NOS ANÚNCIOS
Oriente os alunos a utilizarem a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta.
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Aluno(a): ________________________________ OS NÚMEROS EM MINHA VIDA Liste dez numerais encontrados no panfleto: 1-_____ 2-_____ 3-_____ 4-_____ 5-_____ 6-_____ 7-_____ 8-______ 9-______ 10-_____ Escreva por extenso os cinco primeiros números listados: 1-___________________________________________________ 2-___________________________________________________ 3-___________________________________________________ 4-___________________________________________________ 5-___________________________________________________
|
Professor, após a tentativa de escrita dos alunos, se necessário faça a reescrita com os mesmos.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, a Matemática é considerada por muitos alunos como uma disciplina “árida”, por isso é importante propormos sempre que possível, uma atividade lúdica, ligada à aplicação da mesma no nosso cotidiano, isso possibilita não só o prazer pela atividade, como também é mais uma forma de aplicarmos o conhecimento trabalhado, portanto é um excelente recurso de ensino e aprendizagem.
Para isso, prepare o material antecipadamente:
JOGO: DESCOBRINDO A SOMA
Procedimento:
1- Organize a turma em 5 ou 6 grupos.
2- Cada grupo deverá ter um conjunto de 60 cartas numeradas de 1 a 6 (10 de cada número) e seis cartas numeradas de 7 a 12.
3- Todas as 60 cartas são distribuídas entre os jogadores do grupo, portanto se tiver 5 grupos, você terá que preparar 5 conjuntos com as 60 cartas e 5 conjuntos com as cartas de 7 a 12.
4- As cartas com os numerais 7, 8, 9, 10, 11,12 são colocadas no centro do grupo, viradas para baixo.
5- O primeiro jogador vira uma das cartas, todos olham e tentam usar o maior número possível de cartas que somadas deem o total indicado naquela carta.
6- O jogo continua virando as outras cartas (uma em cada rodada).
7- Ganha quem se livrar de todas as cartas primeiro.
Professor, depois que terminarem o jogo reveja com eles quais foram as estratégias que utilizaram para conseguirem descobrir as combinações (soma) para chegar àquele resultado. Busque resgatar algumas somas que realizaram. Por exemplo: quando saiu a carta 12 na mesa como vocês conseguiram este resultado? Registre na lousa:
Para conseguir o resultado 12 eu precisei de:
2+6+4 ou de 6+6 ou 5+1+6 ou...
Outra atividade interessante é utilizar jogos da internet. O sítio seguinte oferece jogos de adição e subtração.
http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_matematica.html (acesso em 26/10/11)
http://www.prof2000.pt/users/hjco/Numerweb/Pg000100.htm (acesso em 26/10/11)
Para aprofundar seus conhecimentos sobre os números naturais consulte:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/naturais/naturais1.htm (acesso em 26/10/11)
Professor ao final de cada aula procure avaliar com seus alunos o que eles aprenderam com a atividade realizada, se gostaram ou não. Faça você também uma avaliação sobre o desempenho deles. Procure registrar o que considerar importante, pois muitas informações são perdidas ao longo do tempo e pode precisar das mesmas futuramente. Verifique se as atividades possibilitaram que os alunos construíssem conceitos matemáticos a partir de atividades significativas vivenciados no seu cotidiano.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/03/2014
Cinco estrelasÓtima aula.
03/02/2012
Cinco estrelasAs que traz o dia a dia do aluno são interessante e muito produtiva pois todos gostam de conhecer melhor a realidade do seu dia a dia.