Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Qual a importância dos números em nossa vida? (UCA)

 

06/11/2011

Autor y Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Reconhecer a importância dos números em nossa vida;
  •  Utilizar os números em diferentes situações  em nosso cotidiano;
  •  Conhecer a origem dos números e sua evolução ao longo da história;
  •  Utilizar os conhecimentos adquiridos na resolução de questões que envolvam o seu cotidiano;
  •  Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de efetuar a ordenação numérica;
  •  Resolver cálculos e operação de adição de maneira lúdica e divertida por meio de jogo.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor  investigue junto a seus alunos se eles reconhecem a importância dos números em sua vida. Verifique também  se conhecem a origem dos números e quais as hipóteses que eles têm sobre o surgimento dos números. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, WXcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize seus alunos em uma roda de conversa, pois ela  possibilita maior interação.
Veja na foto abaixo.
 

Alunos com boneca

 Imagem 1: Alunas na rodinha- 1º ano D- Professora Kellen- Escola de Educação Básica da UFU-  Fonte: acervo da autora

Depois de explorar o tema; resgate os conhecimentos prévios, as hipóteses que eles têm sobre os números em nossa vida, diga-lhes que hoje nossa aula não será apenas na sala, mas que vamos fazer uma “pesquisa de campo”, ou seja, vamos sair da escola para aprender um pouco mais sobre os números. Para isso, é importante estabelecer algumas regras junto com eles. Envie antecipadamente, bilhetes para as famílias pedindo autorização. Peça ajuda de outra pessoa (professora eventual ou outra), pois, sair com as crianças fora da escola é sempre uma grande responsabilidade.
Questione-os sobre o que vamos fazer, onde e como vamos. Registre na lousa para que as informações fiquem  organizadas, além de trabalhar a escrita de forma significativa.

PLANEJANDO O TRABALHO DE CAMPO

Aonde vamos: nos arredores da escola.
O que vamos fazer: verificar onde encontramos os numerais nos arredores da escola.
Como iremos: a pé, organizados em duplas.
Professor, não é necessário ir muito longe, basta dar a volta no quarteirão, queremos apenas uma pequena amostragem.

Para não expor os laptops dos alunos durante o trabalho fora da escola, leve apenas o seu equipamento  e utilize a WxCam  para fotografar os números que eles encontrarem,  instalada na área de trabalho.

 Ao redor da escola

Imagem 2: trabalho de campo- Pesquisando os números- 1º ano D- Professora Kellen- Escola de Educação Básica da UFU-  Fonte: acervo da autora

 

RELATÓRIO
Ao retornar, proponha que os alunos façam um relatório representando o que descobriram por meio da escrita ou de desenhos. Caso a maioria dos alunos ainda não estejam na fase alfabética da escrita, faça um  relatório coletivo, mas o registro dos numerais deve ser individual. Se optarem também por desenhos, estes poderão ser feitos no caderno ou no netbook através das ferramentas

TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).


Para encerrar esta aula, peça aos alunos para acessarem a internet de seus netbooks por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) e assistam a um vídeo que conta sobre a história dos números, o sítio a seguir http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU (acesso em 23/10/11).
Existem outros sítios que também oferecem a história dos números por meio de texto. Você poderá imprimir em uma transparência e utilizar um retroprojetor ou reproduzi-la. Para isso, utilize o sítio: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/numeros/numeros.htm (acesso em 23/10/11). Discuta com eles sobre o que assistiram, por que os números surgiram e como foi a sua evolução até os dias de hoje.

 

TAREFA DE CASA

 

Nem sempre as crianças sabem as informações que exigem a memorização de números, por isso, solicite que façam esta atividade como tarefa de casa.

 

 

Tarefa de Casa 

MINHA VIDA EM NÚMEROS

Complete as informações com os numerais.

Solicite a ajuda de algum familiar que tenha estas informações. Muitas delas você pode descobrir sozinho:
a) - Meu nome completo (nome e sobrenome) _____ letras.
b) - Eu nasci no dia_____ no mês_____ no ano de___________.
c) – Hoje eu tenho_______ anos.
d) – No ano de 2012 eu terei ______ anos.
e) – O número de meu sapato é____ ____.
f) – Eu tenho ____ irmãos.
g) – Em minha casa moram_____ pessoas.
h) – Eu me levanto às _____ horas.
i) – O número da minha casa ou prédio é ______.
j)- O número do telefone de minha casa (se tiver) é ______ __________.
K) – Minha altura é _ ___________ (Pegue uma fita métrica e peça para alguém  medir a sua altura). Leve esta fita métrica para a escola.

l) Quantidade de primos: ____________

 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor,  inicie sua aula retomando as informações que os alunos trouxeram de casa, o que eles descobriram.

CONSTRUINDO GRÁFICO

Posteriormente, eleja alguns dados da tarefa e construam com os alunos um gráfico com as informações da turma.

Veja um exemplo de gráfico construído com os dados dos alunos do 1º ano D da Escola de Educação Básica:         

QUANTIDADE DE PRIMOS DOS ALUNOS DO 1º ANO "D"                                                                                                                

 

grafico 1- bebe  

 Elabore situações problemas a partir dos dados do gráfico. Veja algumas possibilidades:

  • Quantos primos a Amanda tem a mais que a Ana?
  • Se juntarmos a quantidade de primos da Carol com os primos da Marina quanto teremos?
  • Se juntarmos os primos da Júlia com os primos da Ana, quanto faltará para termos a mesma quantidade de primos da Amanda?

 

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

LENDO NUMERAIS NOS ANÚNCIOS

  •  Professor distribua anúncios, propagandas de lojas, supermercados, ou revistas usadas que tenham divulgação de produtos onde aparecem  números.
  •  Discuta com eles sobre o que é uma propaganda e sua utilização.
  •  Solicite que recortem das revistas, mas se for encarte ou panfleto sugira que colem no caderno; destaquem os numerais encontrados e explore a sua utilização.

Oriente os alunos a utilizarem a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta.

 

Atividades

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Aluno(a): ________________________________

OS NÚMEROS EM MINHA VIDA

Liste dez numerais encontrados no panfleto:

1-_____

2-_____

3-_____

4-_____

5-_____

6-_____

7-_____

8-______

9-______

10-_____

Escreva por extenso os cinco primeiros números listados:

1-___________________________________________________

2-___________________________________________________

3-___________________________________________________

4-___________________________________________________

5-___________________________________________________

 

 

 

Professor, após a tentativa de escrita dos alunos, se necessário faça a reescrita com os mesmos.


4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.


Professor,  a Matemática é considerada por muitos alunos como uma disciplina “árida”, por isso é importante propormos sempre que possível, uma atividade lúdica, ligada à aplicação da mesma no nosso cotidiano, isso possibilita não só o prazer pela atividade, como também é mais uma forma de aplicarmos o conhecimento trabalhado, portanto é um excelente recurso de ensino e aprendizagem.
Para isso, prepare o material antecipadamente:

JOGO: DESCOBRINDO A SOMA

Procedimento:

1- Organize a turma em 5 ou 6 grupos.


2- Cada grupo deverá ter um conjunto de 60 cartas numeradas de 1 a 6 (10 de cada número) e seis cartas numeradas de 7 a 12.


3- Todas as 60 cartas são distribuídas entre os jogadores do grupo, portanto se tiver 5 grupos, você terá que preparar 5 conjuntos com as 60 cartas e 5 conjuntos com as cartas de 7 a 12.


4- As cartas com os numerais 7, 8, 9, 10, 11,12 são colocadas no centro do grupo, viradas para baixo.


5- O primeiro jogador vira uma das cartas, todos olham e tentam  usar o maior número possível de cartas que somadas deem o total indicado naquela carta.


6- O jogo continua virando as outras cartas (uma em cada rodada).


7- Ganha quem se livrar de todas as cartas primeiro.

Professor, depois que terminarem o jogo reveja com eles quais foram as estratégias que utilizaram para conseguirem descobrir as combinações (soma) para chegar àquele resultado. Busque resgatar algumas somas que realizaram. Por exemplo: quando saiu a carta 12 na mesa como vocês conseguiram este resultado? Registre na lousa:
Para conseguir o resultado 12 eu precisei de:
2+6+4 ou de 6+6 ou 5+1+6 ou...

Outra atividade interessante é utilizar jogos da internet. O sítio seguinte  oferece jogos de adição e subtração.

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_matematica.html (acesso em 26/10/11)

Recursos Complementares


http://www.prof2000.pt/users/hjco/Numerweb/Pg000100.htm (acesso em 26/10/11) 


Para aprofundar seus conhecimentos sobre os números naturais consulte:
http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/naturais/naturais1.htm (acesso em 26/10/11) 

Avaliação

Professor ao final de cada aula procure avaliar com seus alunos o que eles aprenderam com a atividade realizada, se gostaram ou não. Faça você também uma avaliação sobre o desempenho deles. Procure registrar o que considerar importante, pois muitas informações são perdidas ao longo do tempo e pode precisar das mesmas futuramente. Verifique se as atividades possibilitaram  que os alunos construíssem conceitos matemáticos a partir de atividades significativas vivenciados no seu cotidiano.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Sandra, Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes , Rio de Janeiro - dijo:
    drinharosa2006@yahoo.com.br

    04/03/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula.


  • Maria Dalva B. \\leal, Esola especial Gotas de Esperança APAE , Tocantins - dijo:
    mdbleal@hotmail.com

    03/02/2012

    Cinco estrelas

    As que traz o dia a dia do aluno são interessante e muito produtiva pois todos gostam de conhecer melhor a realidade do seu dia a dia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.