01/12/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão sobre a classificação dos Animais, assim, a abordagem desta aula estará concentrada no Reino Animal. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das características que permitem classificar o Reino Animal. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisarem a respeito do conteúdo abordado. Os alunos devem acessar em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line relacionado abaixo:
Vídeo: Biologia - O Reino Animália - Crazy People
http://www.youtube.com/watch?v=8HmT9wg5ksw&feature=related
Este vídeo relata de uma forma bem simples como está organizado o Reino Animal, também durante todo o filme aparecem belas imagens de animais que nos chamam atenção, assim este material pode ser um recurso pedagógico para auxiliar na introdução do conteúdo Reino Animal.
Obs.: Professor, após o vídeo converse com os alunos a respeito da importância dos animais na natureza, principalmente na cadeia alimentar, como dispersores de sementes ou polinizadores de plantas. Outro assunto que se pode trabalhar paralelamente com esse conteúdo é a abordagem sobre a extinção de animais devido à ignorância e crueldade do ser humano.
Inicialmente, o professor deverá pedir para cada aluno escolher um determinado animal (invertebrado ou vertebrado), para realizar a sua classificação taxonômica. Depois de escolher do animal que deseja classificar, peça aos alunos que façam uma pesquisa na internet utilizando o seu laptop. Os alunos poderão utilizar qualquer site de busca, para pesquisar sobre o animal escolhido. Esta atividade tem como objetivo permitir que o aluno busque mais informações sobre a classificação dos animais, principalmente as características que levaram a esta classificação. Após a pesquisa, cada aluno deverá expor sua classificação em sala de aula utilizando pincel e cartolina que o professor disponibilizará para que os alunos possam elaborar um esquema mostrando a classificação do animal escolhido. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de saber sobre a classificação de outros animais.
Professor, antes dos alunos exporem seu trabalho, faz-se necessário a correção da classificação do animal pelo professor, pois assim, evitaremos a exposição de trabalhos com classificação errada.
Se o aluno preferir, poderá fazer um vídeo sobre a classificação do animal escolhido, neste caso ele próprio poderá narrar como está classificada a espécie dentro do reino animal.
Observação: O aluno deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Imagem disponível em http://classificacao-dos-seres-vivos.info/images/stories/taxonomia-gato.png
Professor está atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos em cada. Após a formação do grupo, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet e preencher os espaços vazios. Nesta atividade, o grupo poderá perceber a relação de grupos de animais que existem em cada filo citado abaixo.
Reino Animal |
|||||
Os Invertebrados |
|||||
Filo |
Classes |
Representantes |
Características |
||
Poríferos |
|
|
|
||
Celenterados |
|
|
|
||
Platelmintos |
|
|
|
||
Nematodea |
|
|
|
||
Anelídeos |
|
|
|
||
Artrópodes |
|
|
|
||
Moluscos |
|
|
|
||
Equinodermos |
|
|
|
||
|
|
|
|
||
|
|||||
Os Cordados |
|||||
Sub-filo |
Classes |
Representantes |
Características |
||
Vertebrados
|
Peixe |
|
|
||
Anfíbios |
|
|
|||
Réptil |
|
|
|||
Aves |
|
|
|||
Mamíferos |
|
|
Professor, mantendo o mesmo grupo da atividade 2, peça a cada grupo que informe nas colunas indicadas o que se pede referente a classificação de cada animal disposto na tabela abaixo.
Nº | Imagem | Invertebrado ou Vertebrado | Grupo no qual o animal faz parte (Filo e Classe) | Características principais deste grupo |
01 | ||||
02 | ||||
03 | ||||
04 | ||||
05 | ||||
06 | ||||
07 | ||||
08 | ||||
09 | ||||
10 | ||||
11 | ||||
12 | ||||
13 |
Imagem 01 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_HmtxTVm6GPM/TFsJ5T_oqiI/AAAAAAAALrQ/1HnyRkrU8V0/s400/Aranha.jpg
Imagem 02 disponível em http://www.situado.net/fotos/2009/05/como-se-livrar-das-lombrigas.jpg
Imagem 03 disponível em http://youpode.com.br/blog/alguemmedisse/files/2010/07/polvo.jpg
Imagem 04 disponível em http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/04/zebra.jpg
Imagem 05 disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/imagens/arara-azul-grande2.jpg
Imagem 06 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_XhX6RYHXoO0/TLOKWhI656I/AAAAAAAAAJU/TVvPX12ByBo/s1600/ourico-do-mar.jpg
Imagem 07 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/small_sanguessuga.jpg
Imagem 08 disponível em http://www.shoarns.com/Iguana%20-%20Cincinnati%20Zoo%20-%20D.%20Byrd.jpg
Imagem 09 disponível em http://www.dicaslegais.net/wp-content/uploads/2011/08/agua_viva-1.jpg
Imagem 10 disponível em http://hypescience.com/wp-content/uploads/2009/07/sapo1.jpg
Imagem 11 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_XwWf6cW4YWM/S_CRR_IAx2I/AAAAAAAAAjA/VRi-HZRYgN4/s320/platelminto+2.jpg
Imagem 12 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_Z6XXpFMpJr4/SmdnwGKY5iI/AAAAAAAAACA/w5WcgsR5HKc/s320/zoo_poriferos2.jpg
Imagem 13 disponível em http://images.paraorkut.com/img/papeldeparede/1024x768/r/raia-380.jpg
Para finalizar esta atividade, peça a cada grupo que acesse o recurso selecionado no Banco Internacional de Objetos Educacionais, que está disponível abaixo. Este material é um documentário referente aos seres vivos, principalmente do reino animal. Após assistir ao documentário, o grupo deverá se posicionar a respeito da abordagem do conteúdo do material. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá informar a grande importância que os animais exercem no planeta. O texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/taxonomia/classificacao-animal.php
http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos2.html
http://www.anossaescola.com/cr/testes/patriciafcm/classificacaoaninal_2.htm
http://www.ilea.ufrgs.br/episteme/portal/pdf/numero15/episteme15_artigo_almaca.pdf
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebrados.htm
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!