Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como está classificado o Reino Animal? UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a classificação do Reino Animal;
  • Identificar características que diferenciam os animais;
  • Compreender a importância de se classificar os seres vivos;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão sobre a classificação dos Animais, assim, a abordagem desta aula estará concentrada no Reino Animal. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das características que permitem classificar o Reino Animal. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisarem a respeito do conteúdo abordado. Os alunos devem acessar em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line relacionado abaixo:

Vídeo: Biologia - O Reino Animália - Crazy People

http://www.youtube.com/watch?v=8HmT9wg5ksw&feature=related

 

Este vídeo  relata de uma forma bem simples como está organizado o Reino Animal, também durante todo o filme aparecem belas imagens de animais que nos chamam atenção, assim este material pode ser um recurso pedagógico para auxiliar na introdução do conteúdo Reino Animal.

Obs.: Professor, após o vídeo converse com os alunos a respeito da importância dos animais na natureza, principalmente na cadeia alimentar, como dispersores de sementes ou polinizadores de plantas. Outro assunto que se pode trabalhar paralelamente com esse conteúdo é a abordagem sobre a extinção de animais devido à ignorância e crueldade do ser humano.

 

Marcador atividade 1

Inicialmente, o professor deverá pedir para cada aluno escolher um determinado animal (invertebrado ou vertebrado), para realizar a  sua classificação taxonômica. Depois de escolher do animal que deseja classificar, peça aos alunos que façam uma pesquisa na internet utilizando o seu laptop. Os alunos poderão utilizar qualquer site de busca, para pesquisar sobre o animal escolhido. Esta atividade tem como objetivo permitir que o aluno busque mais informações sobre a classificação dos animais, principalmente  as características que levaram a esta classificação. Após a pesquisa, cada aluno deverá expor sua classificação em sala de aula utilizando pincel e cartolina que o professor disponibilizará para que os alunos possam elaborar um esquema mostrando a classificação do animal escolhido. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de saber sobre a classificação de outros animais.

Professor, antes dos alunos exporem seu trabalho, faz-se necessário a correção da classificação do animal pelo professor, pois assim, evitaremos a exposição de trabalhos com classificação errada.

Se o aluno preferir, poderá fazer um vídeo sobre a classificação do animal escolhido, neste caso ele próprio poderá narrar como está classificada a espécie dentro do reino animal.

Observação: O aluno deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Imagem disponível em http://classificacao-dos-seres-vivos.info/images/stories/taxonomia-gato.png

 

 

Marcador atividade 2

Professor está atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos em cada. Após a formação do grupo, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet e preencher os espaços vazios. Nesta atividade, o grupo poderá perceber a relação de grupos de animais que existem em cada filo citado abaixo.

Reino Animal

Os Invertebrados

Filo

Classes

Representantes

Características

Poríferos 

 

 

 

Celenterados

 

 

 

Platelmintos

 

 

 

Nematodea

 

 

 

Anelídeos

 

 

 

Artrópodes

 

 

 

Moluscos 

 

 

 

Equinodermos

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Cordados

Sub-filo

Classes

Representantes

Características

 

Vertebrados 

 

Peixe

 

 

Anfíbios

 

 

Réptil

 

 

Aves

 

 

Mamíferos

 

 

 

Marcador atividade 3

Professor, mantendo o mesmo grupo da atividade 2, peça a cada grupo que informe nas colunas indicadas o que se pede referente a classificação de cada animal disposto na tabela abaixo.

Imagem Invertebrado ou Vertebrado                Grupo no qual o animal faz parte     (Filo e Classe)                                             Características principais deste grupo                                                                                             
01      
02      
03      
04      
05      
06      
07      
08      
09      
10      
11      
12      
13      

Imagem 01 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_HmtxTVm6GPM/TFsJ5T_oqiI/AAAAAAAALrQ/1HnyRkrU8V0/s400/Aranha.jpg

Imagem 02  disponível em http://www.situado.net/fotos/2009/05/como-se-livrar-das-lombrigas.jpg

Imagem 03 disponível em http://youpode.com.br/blog/alguemmedisse/files/2010/07/polvo.jpg

Imagem 04 disponível em http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/04/zebra.jpg

Imagem 05 disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/imagens/arara-azul-grande2.jpg

Imagem 06 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_XhX6RYHXoO0/TLOKWhI656I/AAAAAAAAAJU/TVvPX12ByBo/s1600/ourico-do-mar.jpg

Imagem 07 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/small_sanguessuga.jpg

Imagem 08 disponível em http://www.shoarns.com/Iguana%20-%20Cincinnati%20Zoo%20-%20D.%20Byrd.jpg

Imagem 09 disponível em http://www.dicaslegais.net/wp-content/uploads/2011/08/agua_viva-1.jpg

Imagem 10 disponível em http://hypescience.com/wp-content/uploads/2009/07/sapo1.jpg

Imagem 11 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_XwWf6cW4YWM/S_CRR_IAx2I/AAAAAAAAAjA/VRi-HZRYgN4/s320/platelminto+2.jpg

Imagem 12 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_Z6XXpFMpJr4/SmdnwGKY5iI/AAAAAAAAACA/w5WcgsR5HKc/s320/zoo_poriferos2.jpg

Imagem 13 disponível em http://images.paraorkut.com/img/papeldeparede/1024x768/r/raia-380.jpg

 

 

Para finalizar esta atividade,  peça a cada grupo que acesse o recurso selecionado no Banco Internacional de Objetos Educacionais, que está disponível abaixo. Este material é um documentário referente aos seres vivos, principalmente do reino animal. Após assistir ao documentário, o grupo deverá se posicionar a respeito da abordagem do conteúdo do material. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá informar a grande importância que os animais exercem no planeta. O texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

 

 

 

Sugestão de leitura

         

         

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.