Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como está classificado o Reino Vegetal? UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a classificação do Reino Vegetal;
  • Identificar características que diferenciam os vegetais;
  • Compreender a importância de se classificar os seres vivos;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão sobre a classificação dos Vegetais, assim, a abordagem desta aula estará concentrada no Reino Vegetal. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das características que permitem classificar o Reino Vegetal. Diante das discussões, proponha aos alunos para pesquisarem a respeito do conteúdo abordado. Os alunos devem acessar em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet.

Apesar de o foco principal ser a classificação do Reino Vegetal, torna-se importante também, principalmente na introdução da aula que o professor possa discutir com os alunos sobre acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com  a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez o desmatamento de grandes áreas florestais. Assim, o desmatamento interfere diretamente na relação ecológica existentes nesses ambientes. Professor convide um profissional que possa estar palestrando sobre o Reino Vegetal e sua complexibilidade. Aproveite também para abordar sobre a importância de mantermos áreas verdes dentro das cidades.

Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos do desmatamento das áreas vegetativas brasileiras. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a História  realizando um trabalho sobre a exploração que estabeleceu no Brasil no período da colonização portuguesa, principalmente focando nos recursos naturais. Já o professor de Artes poderá trabalhar imagens, exposição, colagem envolvendo a temática.

Marcador atividade 1

Professor está atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos em cada. Após a formação do grupo, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet e preencher os espaços vazios com as características principais de cada grupo que permitiram serem classificadas de acordo com a tabela abaixo. Nesta atividade, o grupo poderá perceber como os vegetais estão organizados.

 

 

Reino Vegetal
Criptógamas Fanerógamas
Talófitas Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas
         

 

Após o debate em grupo para a realização da atividade anterior, é importante realizar algumas perguntas para a turma, até mesmo para contribuir para um melhor entendimento do assunto. Neste caso, os alunos deverão responder as questões abaixo para facilitar ainda mais o processo de aprendizagem sobre o conteúdo, os alunos poderão estar em grupo e utilizar o laptop como ferramenta de pesquisa na internet. Cada grupo deverá digitar suas respostas, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto e da tabela desta atividade,  cada grupo deverá enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

1) O que significa dizer queo Reino Vegetal compreende seres eucariontes, pluricelulares e autotróficos?

2) Como está organizada o Reino Vegetal?

3) Quais critérios foram levados em considerações para classificar o Reino Vegetal?

4) Você concorda com esses critérios? Justifique.

5) Como o Reino Vegetal colabora para a vida no planeta Terra?

6) Todos vegetais possuem flores e frutos?

7) Como podemos diferenciar as Angiospermas das Gimnospermas?

8) Escreva 2 importâncias sobre cada parte relacionada abaixo de uma árvore:

a) Raiz:

b) Folha

c) Flores

d) Fruto

e) Caule

f) Sementes

9) É possível viver no planeta sem a presença do Reino Vegetal? Comente.

10) Explique como o Reino Vegetal têm sido muito importante para o desenvolvimento de novas substâncias para tratamentos de doenças.

11) O que são vegetais inferiores, intermediários e superiores?

 

Marcador atividade 2

Inicialmente, o professor deverá pedir para cada aluno escolher um determinado vegetal (arbusto, árvore, erva, gramínea), para realizar a  sua classificação. Depois de escolher o vegetal que deseja classificar, peça aos alunos que façam uma pesquisa na internet utilizando o seu laptop. Os alunos poderão utilizar qualquer site de busca, para pesquisar sobre o vegetal escolhido. Esta atividade tem como objetivo permitir que o aluno busque mais informações sobre a classificação dos vegetais, principalmente  as características que levaram a esta classificação. Após a pesquisa, cada aluno deverá expor sua classificação em sala de aula utilizando pincel e cartolina que o professor disponibilizará para que os alunos possam elaborar um esquema mostrando a classificação do vegetal escolhido. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de saber sobre a classificação de outros vegetais.

Professor, antes dos alunos exibirem seu trabalho, faz-se necessário a correção da classificação do vegetal pelo professor, pois assim, evitaremos a exposição de trabalhos com classificação errada.

Se o aluno preferir, poderá fazer um vídeo sobre a classificação do vegetal escolhido, neste caso ele próprio poderá narrar como está classificada a espécie dentro do reino vegetal.

Observação: O aluno deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração:

  • Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

Marcador atividade 3

Observando as imagens dispostas na tabela abaixo, os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas sobre a classificação dos vegetais. Para realizar esta atividade, os alunos poderão manter o mesmo grupo da atividade 1 e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula. 

  Imagem Criptógamas ou Fanerógamas Vascular ou Avascular Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas ou Angiospermas
01      
02      
03      
04 Ficheiro:Spyrogyra-bgiu.jpg      
05      
06      
07      
08      
09      

Imagem 01 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_kUYv2Ubnw2Q/TKOWtaMj5HI/AAAAAAAAADE/KUC5rnETTsY/s1600/pinheiro.jpg

Imagem 02 disponível em http://www.cecgodoy.pro.br/bancodeimagens/d/619-4/SEL-2008-fotos-variadas-agua-branca-e-botanico-140-md-web.jpg

Imagem 03 disponível em http://www.iped.com.br/sie/uploads/14975.jpg

Imagem 04 disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Spyrogyra-bgiu.jpg

Imagem 05 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/04/eucalipto.jpg

Imagem 06 disponível em http://www.casadacultura.org/br/tem_nac/plant_br/arvor_frut/vrm_laran/manga/Mangueira-PE_grd.jpg

Imagem 07 disponível em http://flores.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/04/avenca1.jpg

Imagem 08 disponível em http://professores.unisanta.br/maramagenta/Imagens/briofitas/musgo.jpg

Imagem 09 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_8NsYngCWtSM/R-kqaUOJLsI/AAAAAAAACAo/Glny90CFa7g/s400/jaboticaba%2B2.jpg

 

Sugestão de leitura

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carlos, shirley catarina tamalu machado , Paraná - disse:
    carlosjaime@hotmail.com

    29/10/2013

    Cinco estrelas

    eu adorei eu não consigo nem esxplicar


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.