01/12/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão sobre a classificação dos Vegetais, assim, a abordagem desta aula estará concentrada no Reino Vegetal. A intenção é propiciar um ambiente de debate que faça o aluno refletir a respeito das características que permitem classificar o Reino Vegetal. Diante das discussões, proponha aos alunos para pesquisarem a respeito do conteúdo abordado. Os alunos devem acessar em seu laptop a internet, por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet.
Apesar de o foco principal ser a classificação do Reino Vegetal, torna-se importante também, principalmente na introdução da aula que o professor possa discutir com os alunos sobre acontecimentos em nosso cotidiano, aos quais com a ação do homem vem provocando e intensificando cada vez o desmatamento de grandes áreas florestais. Assim, o desmatamento interfere diretamente na relação ecológica existentes nesses ambientes. Professor convide um profissional que possa estar palestrando sobre o Reino Vegetal e sua complexibilidade. Aproveite também para abordar sobre a importância de mantermos áreas verdes dentro das cidades.
Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos do desmatamento das áreas vegetativas brasileiras. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a História realizando um trabalho sobre a exploração que estabeleceu no Brasil no período da colonização portuguesa, principalmente focando nos recursos naturais. Já o professor de Artes poderá trabalhar imagens, exposição, colagem envolvendo a temática.
Professor está atividade deverá ser realizada em grupo de 4 alunos em cada. Após a formação do grupo, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet e preencher os espaços vazios com as características principais de cada grupo que permitiram serem classificadas de acordo com a tabela abaixo. Nesta atividade, o grupo poderá perceber como os vegetais estão organizados.
Reino Vegetal | ||||
Criptógamas | Fanerógamas | |||
Talófitas | Briófitas | Pteridófitas | Gimnospermas | Angiospermas |
Após o debate em grupo para a realização da atividade anterior, é importante realizar algumas perguntas para a turma, até mesmo para contribuir para um melhor entendimento do assunto. Neste caso, os alunos deverão responder as questões abaixo para facilitar ainda mais o processo de aprendizagem sobre o conteúdo, os alunos poderão estar em grupo e utilizar o laptop como ferramenta de pesquisa na internet. Cada grupo deverá digitar suas respostas, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto e da tabela desta atividade, cada grupo deverá enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
1) O que significa dizer queo Reino Vegetal compreende seres eucariontes, pluricelulares e autotróficos?
2) Como está organizada o Reino Vegetal?
3) Quais critérios foram levados em considerações para classificar o Reino Vegetal?
4) Você concorda com esses critérios? Justifique.
5) Como o Reino Vegetal colabora para a vida no planeta Terra?
6) Todos vegetais possuem flores e frutos?
7) Como podemos diferenciar as Angiospermas das Gimnospermas?
8) Escreva 2 importâncias sobre cada parte relacionada abaixo de uma árvore:
a) Raiz:
b) Folha
c) Flores
d) Fruto
e) Caule
f) Sementes
9) É possível viver no planeta sem a presença do Reino Vegetal? Comente.
10) Explique como o Reino Vegetal têm sido muito importante para o desenvolvimento de novas substâncias para tratamentos de doenças.
11) O que são vegetais inferiores, intermediários e superiores?
Inicialmente, o professor deverá pedir para cada aluno escolher um determinado vegetal (arbusto, árvore, erva, gramínea), para realizar a sua classificação. Depois de escolher o vegetal que deseja classificar, peça aos alunos que façam uma pesquisa na internet utilizando o seu laptop. Os alunos poderão utilizar qualquer site de busca, para pesquisar sobre o vegetal escolhido. Esta atividade tem como objetivo permitir que o aluno busque mais informações sobre a classificação dos vegetais, principalmente as características que levaram a esta classificação. Após a pesquisa, cada aluno deverá expor sua classificação em sala de aula utilizando pincel e cartolina que o professor disponibilizará para que os alunos possam elaborar um esquema mostrando a classificação do vegetal escolhido. Sendo assim, os alunos terão a oportunidade de saber sobre a classificação de outros vegetais.
Professor, antes dos alunos exibirem seu trabalho, faz-se necessário a correção da classificação do vegetal pelo professor, pois assim, evitaremos a exposição de trabalhos com classificação errada.
Se o aluno preferir, poderá fazer um vídeo sobre a classificação do vegetal escolhido, neste caso ele próprio poderá narrar como está classificada a espécie dentro do reino vegetal.
Observação: O aluno deverá configurar o laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração:
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Observando as imagens dispostas na tabela abaixo, os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas sobre a classificação dos vegetais. Para realizar esta atividade, os alunos poderão manter o mesmo grupo da atividade 1 e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Imagem | Criptógamas ou Fanerógamas | Vascular ou Avascular | Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas ou Angiospermas | |
01 | ||||
02 | ||||
03 | ||||
04 | ||||
05 | ||||
06 | ||||
07 | ||||
08 | ||||
09 |
Imagem 01 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_kUYv2Ubnw2Q/TKOWtaMj5HI/AAAAAAAAADE/KUC5rnETTsY/s1600/pinheiro.jpg
Imagem 02 disponível em http://www.cecgodoy.pro.br/bancodeimagens/d/619-4/SEL-2008-fotos-variadas-agua-branca-e-botanico-140-md-web.jpg
Imagem 03 disponível em http://www.iped.com.br/sie/uploads/14975.jpg
Imagem 04 disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Spyrogyra-bgiu.jpg
Imagem 05 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/04/eucalipto.jpg
Imagem 06 disponível em http://www.casadacultura.org/br/tem_nac/plant_br/arvor_frut/vrm_laran/manga/Mangueira-PE_grd.jpg
Imagem 07 disponível em http://flores.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/04/avenca1.jpg
Imagem 08 disponível em http://professores.unisanta.br/maramagenta/Imagens/briofitas/musgo.jpg
Imagem 09 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_8NsYngCWtSM/R-kqaUOJLsI/AAAAAAAACAo/Glny90CFa7g/s400/jaboticaba%2B2.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Plantae
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18858
http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos4.html
http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/taxonomia_vegetal.htm
http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/apostilasistem_ticavegetal.pdf
A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2013
Cinco estrelaseu adorei eu não consigo nem esxplicar