Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Seres vertebrados e invertebrados: como diferenciá-los? UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar algumas diferenças entre os seres vertebrados e invertebrados;
  • Estabelecer uma relação entre os vertebrados e invertebrados;
  • Conhecer as características dos grupos de animais vertebrados e invertebrados;
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Marcador Introdução

Professor, para desenvolver esta aula os alunos  poderão utilizar os laptops para executarem as atividades propostas em sala. Para iniciar, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando  Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar o vídeo proposto para esta aula. O professor deverá organizar a sala para que os alunos assistam individualmente ou em grupo a aula de número 32 do Telecurso "Novo Telecurso - E. Fundamental - Ciências - Aula 32". O endereço do documentário está disponível abaixo, separado em duas partes. Logo após o término, o professor deverá provocar um debate a respeito dos vertebrados e invertebrados.

 

 

Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=CCFSOeD4XG8

Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=E2ysFOuWZTg

 

Seria muito importante também se para esta primeira aula, o professor convidasse um profissional de preferência um zoólogo ou veterinário para palestrar para a sala sobre o reino animal, como está dividido este reino e suas particularidades.

 

Marcador atividade 1

Para realizar esta atividade os alunos poderão formar grupos com quatro alunos em cada e assim eles deverão pesquisar  as informações dispostas na tabela abaixo. O grupo poderá pesquisar na internet as informações necessárias para o preenchimento da tabela. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

Obs.: Professor avalie a interação do grupo com seus integrantes, propicie um momento de descoberta, de integração entre os colegas, de ajuda e de conhecimento.

 

Invertebrados
Filos Características Sub-filo Exemplos Curiosidades
Poríferos

                                                        

 

                                                                                                              
Cnidários

 

 

     
Equinodermos

 

 

     
Artrópodes

 

 

     
Moluscos

 

 

     
Anelídeos

 

 

     
Platelmintos

 

 

     
Nematelmintos

 

 

     

 

Vertebrados
Classe Características Sub-Classe Exemplos Curiosidades
Peixe                

                                        

                   

                                                                                                                
Anfíbios

 

 

     
Réptil

 

 

     
Aves

 

 

     
Mamíferos

 

 

     

 

Obs.: Professor, outro importante recurso que poderá ser utilizado é a atividade que está disposta abaixo, este recurso poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor o assunto proposto para esta aula. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples e rápida algumas características e curiosidades a respeito dos seres vertebrados e invertebrados.

 

 

 

Marcador atividade 2

Com o auxílio da câmera que está acoplada no laptop, os alunos deverão filmar alguns animais vertebrados e invertebrados que possivelmente habitem a sua casa ou próximos a sua residência. O professor deverá explicar aos alunos as seguintes regras:

  • Esta atividade será realizada em casa;
  • Cada aluno terá que escolher um animal vertebrado e um animal invertebrado;
  • O aluno deverá escolher um animal vertebrado e outro invertebrado que estiver mais fácil de ser encontrado próximo a sua residência.
  • Após a filmagem, cada aluno deverá pesquisar sobre sua estrutura, hábito, alimentação, reprodução e importância;
  • O aluno deverá preparar uma apresentação e enviar para o e-mail do professor, ou gravar em pen-drive e levar em sala de aula para apresentar seu trabalho para toda a sala;
  • O professor deverá destinar um tempo na aula para a apresentação de cada aluno;

Observação: o aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação.

Caminhos para configuração

·Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;

  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";

  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.

Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.

 

Obs.: Professor, esta atividade é importante para estimular a observação e a criatividade dos alunos, bem  como contribuir para a inserção de tecnologias no cotidiano do aluno.

 

Marcador atividade 3

Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os diversos animais vertebrados e invertebrados que existem no planeta. Observando as imagens dispostas na tabela abaixo os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas na tabela. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar quais características  que inclui o animal no grupo dos vertebrados ou nos invertebrados. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

Animal Vertebrados Invertebrados Características  que inclui este animal neste grupo
01                                                                                                   
02      
03      
04      
05      
06      
07      
08

     
09      
10      
11      
12      
13      

Imagem Nº 01 disponível em http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/animais-vertebrados/animais-vertebrados11.jpg

Imagem Nº 02 disponível em http://www.wikinoticia.com/images/espaciociencia.com/espaciociencia.com.wp-content.uploads.2009.05.arana-w400-thumb.jpg

Imagem Nº 03 disponível em http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/animais-vertebrados/animais-vertebrados10.jpg

Imagem Nº 04 disponível em http://www.ideariumperpetuo.com/but-ornithopteragoliathprocus.jpg

Imagem Nº 05 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_qno99K62OqI/SVAFJsNHs1I/AAAAAAAAAAc/yDKW4ojcu_0/S220/anfibios_colombia.jpg

Imagem Nº 06 disponível em http://www.juraemprosaeverso.com.br/FotografiasEDesenhos/Mar-PaisagensMarinhas-Peixes-CriaturasAquaticas/029-CaranguejoColorido.jpg

Imagem Nº 07 disponível em http://www.ninha.bio.br/biologia/BXK395062_tucano800.jpg

Imagem Nº 08 disponível em http://www.dicaslegais.net/wp-content/uploads/2011/08/agua_viva-1.jpg

Imagem Nº 09 disponível em http://www.bio-peixe.com/peixes/especies/aphyosemion_australe/imagem/aphyosemionaustrale2.jpg

Imagem Nº 10 disponível em http://blogalize.net/wp-content/uploads/2010/04/abelha.jpg

Imagem Nº 11 disponível em http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/beija-flor/foto-beija-flor-13.jpg

Imagem Nº 12 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-O9IO59pLiMY/TiDyss-Zw2I/AAAAAAAAAdw/VU6XRistuDU/s1600/minhoca-2382.jpg

Imagem Nº 13 disponível em http://modaescandinava.files.wordpress.com/2009/01/falsa_coral_1_2.jpg

 

 

 

Sugestão para leitura

Zoologia dos Invertebrados - 7ªed. 2005

 

Biologia dos Vertebrados (2000 - Edição 5)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão das atividades, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos  na participação em todo o desenvolvimento da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.