01/12/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Professor, para desenvolver esta aula os alunos poderão utilizar os laptops para executarem as atividades propostas em sala. Para iniciar, peça a cada aluno que individualmente ligue seu laptop e conecte-se a internet. Por meio do seguinte comando Iniciar -> Aplicativos -> Internet, os alunos deverão acessar o vídeo proposto para esta aula. O professor deverá organizar a sala para que os alunos assistam individualmente ou em grupo a aula de número 32 do Telecurso "Novo Telecurso - E. Fundamental - Ciências - Aula 32". O endereço do documentário está disponível abaixo, separado em duas partes. Logo após o término, o professor deverá provocar um debate a respeito dos vertebrados e invertebrados.
Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=CCFSOeD4XG8
Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=E2ysFOuWZTg
Seria muito importante também se para esta primeira aula, o professor convidasse um profissional de preferência um zoólogo ou veterinário para palestrar para a sala sobre o reino animal, como está dividido este reino e suas particularidades.
Para realizar esta atividade os alunos poderão formar grupos com quatro alunos em cada e assim eles deverão pesquisar as informações dispostas na tabela abaixo. O grupo poderá pesquisar na internet as informações necessárias para o preenchimento da tabela. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Obs.: Professor avalie a interação do grupo com seus integrantes, propicie um momento de descoberta, de integração entre os colegas, de ajuda e de conhecimento.
Invertebrados | |||||
Filos | Características | Sub-filo | Exemplos | Curiosidades | |
Poríferos |
|
||||
Cnidários |
|
||||
Equinodermos |
|
||||
Artrópodes |
|
||||
Moluscos |
|
||||
Anelídeos |
|
||||
Platelmintos |
|
||||
Nematelmintos |
|
Vertebrados | ||||
Classe | Características | Sub-Classe | Exemplos | Curiosidades |
Peixe |
|
|||
Anfíbios |
|
|||
Réptil |
|
|||
Aves |
|
|||
Mamíferos |
|
Obs.: Professor, outro importante recurso que poderá ser utilizado é a atividade que está disposta abaixo, este recurso poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor o assunto proposto para esta aula. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples e rápida algumas características e curiosidades a respeito dos seres vertebrados e invertebrados.
Com o auxílio da câmera que está acoplada no laptop, os alunos deverão filmar alguns animais vertebrados e invertebrados que possivelmente habitem a sua casa ou próximos a sua residência. O professor deverá explicar aos alunos as seguintes regras:
Observação: o aluno deverá configurar o seu laptop antes de começar a gravação.
Caminhos para configuração
·Configuração do som para o laptop: para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate, primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.
Após a configuração do som, podemos utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K -> Aba Aplicativos -> Multimídia -> WxCam. Assim, a tela principal do WxCam será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho. A gravação de um arquivo no formato de vídeo se iniciará por meio da webcam.
Obs.: Professor, esta atividade é importante para estimular a observação e a criatividade dos alunos, bem como contribuir para a inserção de tecnologias no cotidiano do aluno.
Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre os diversos animais vertebrados e invertebrados que existem no planeta. Observando as imagens dispostas na tabela abaixo os alunos deverão responder as questões que estão sendo referenciadas na tabela. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito das imagens selecionadas. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar quais características que inclui o animal no grupo dos vertebrados ou nos invertebrados. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.
Nº | Animal | Vertebrados | Invertebrados | Características que inclui este animal neste grupo |
01 | ||||
02 | ||||
03 | ||||
04 | ||||
05 | ||||
06 | ||||
07 | ||||
08 |
|
|||
09 | ||||
10 | ||||
11 | ||||
12 | ||||
13 |
Imagem Nº 01 disponível em http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/animais-vertebrados/animais-vertebrados11.jpg
Imagem Nº 02 disponível em http://www.wikinoticia.com/images/espaciociencia.com/espaciociencia.com.wp-content.uploads.2009.05.arana-w400-thumb.jpg
Imagem Nº 03 disponível em http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/animais-vertebrados/animais-vertebrados10.jpg
Imagem Nº 04 disponível em http://www.ideariumperpetuo.com/but-ornithopteragoliathprocus.jpg
Imagem Nº 05 disponível em http://4.bp.blogspot.com/_qno99K62OqI/SVAFJsNHs1I/AAAAAAAAAAc/yDKW4ojcu_0/S220/anfibios_colombia.jpg
Imagem Nº 06 disponível em http://www.juraemprosaeverso.com.br/FotografiasEDesenhos/Mar-PaisagensMarinhas-Peixes-CriaturasAquaticas/029-CaranguejoColorido.jpg
Imagem Nº 07 disponível em http://www.ninha.bio.br/biologia/BXK395062_tucano800.jpg
Imagem Nº 08 disponível em http://www.dicaslegais.net/wp-content/uploads/2011/08/agua_viva-1.jpg
Imagem Nº 09 disponível em http://www.bio-peixe.com/peixes/especies/aphyosemion_australe/imagem/aphyosemionaustrale2.jpg
Imagem Nº 10 disponível em http://blogalize.net/wp-content/uploads/2010/04/abelha.jpg
Imagem Nº 11 disponível em http://animais.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/beija-flor/foto-beija-flor-13.jpg
Imagem Nº 12 disponível em http://2.bp.blogspot.com/-O9IO59pLiMY/TiDyss-Zw2I/AAAAAAAAAdw/VU6XRistuDU/s1600/minhoca-2382.jpg
Imagem Nº 13 disponível em http://modaescandinava.files.wordpress.com/2009/01/falsa_coral_1_2.jpg
http://www.ninha.bio.br/biologia/animais_terrestres.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vertebrados
http://www.barry4kids.net/TEMAS/PT/reino_animal_pt.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/animal.php
http://www.brasilescola.com/animais/definicao-um-vertebrado.htm
A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão das atividades, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas e, principalmente, no envolvimento dos alunos na participação em todo o desenvolvimento da aula.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2014
Cinco estrelasLindomar, exelente sugestão de aula. Como meus alunos ainda não tem laptop posso adaptá-la a outros recursos tecnológicos.
26/01/2012
Cinco estrelasExelente foi uma criação de texto muito eficiente para quem queira aprender sem pegar td feito. Tipo fazendo e aprendendo.