Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos jogar uma partida de VoleiPeteca e brincar com números?

 

11/11/2011

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Experimentar os movimentos básicos do jogo de vôlei e de peteca;

- Reconhecer o "espírito de equipe", no momento em que o jogo se realiza;

- Construir objetos para o grupo brincar no jogo e em outros momentos ou lugares;

- Familiarizar-se com números e quantidades.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em três etapas, que podem durar entre 20 e 30 minutos, compreendendo um total de aproximadamente 90 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento da primeira etapa da aula, as crianças deverão ter noção de como manusear o material (jornal e sacola plástica) e moldá-lo com o formato de uma peteca.

Para a segunda etapa, deverão saber como lançar a peteca, por cima da rede de vôlei, e ter familiaridade com a contagem de números.

Estratégias e recursos da aula

Para o desenvolvimento da primeira etapa da aula, as crianças a partir dos 4 anos aproximadamente, deverão ter noção de como manusear o material (jornal e sacola plástica) e moldá-lo com o formato de uma peteca.

Para a segunda etapa, deverão saber como lançar a peteca, por cima da rede de vôlei, e ter familiaridade com a contagem de números.

Etapa 1:

Material: Jornal e sacolas plásticas, das do tipo de supermercado.

 

PropostaNa roda com as crianças, o professor propõe a confecção de petecas, inicia uma conversa com elas sobre a origem do objeto, podendo se basear no site infracitado nos Recursos Complementares. Na sequência, propõe que cada criança confeccione uma peteca para si, utilizando os materiais disponíveis e citados anteriormente. Nesta fase, o professor solicita que as crianças sigam passo a passo as etapas de construção da peteca, enquanto ele demonstra e confecciona uma grande peteca (“Petecão”), que será utilizada na parte final da aula:

-1º passo: as crianças deverão amassar o jornal com as mãos até que se consiga uma bolinha de jornal (Foto 1);

-2º passo: as crianças deverão envolver a bolinha amassada com outra folha de jornal (Foto 2 e Foto 3);

-3º passo: envolver a base da peteca com uma sacola de supermercado, amarrando-a com a extremidade da sacola (Foto 4).

 

 

Peteca 1  

Foto 1

 

     Peteca 2  

Foto 2

 

  Peteca 3   

Foto 3

 

 

Peteca 4

Foto 4

 

Etapa 2: Jogando Vôlei-Peteca.

 

Primeiro Momento: “Vamos Jogar Vôlei-Peteca?”.

 

Material

- 25 metros de corda a fim de fazer a delimitação do campo de vôlei. Dependendo do local de realização do jogo e do número de crianças participantes, o material e a quantidade utilizados podem variar, desse modo, podem servir como delimitadores: barbante, fita adesiva ou giz;

-uma rede de vôlei, ou outro material, que seja visível às crianças e faça a divisão do campo em dois;

- as petecas confeccionadas na primeira etapa da aula;

- um quadro de pontuação, podendo ser um quadro negro, papel pardo, cartolina, ou algo que seja bem visível, para que as crianças consigam perceber e acompanhar a pontuação do jogo, a partir dos  diferentes números e quantidades expressos.

 

Duração: 20 a 30 minutos.

 

Local: Parque, pátio ou quadra. Recomenda-se que o local seja agradável.

 

Proposta: O professor deve organizar o espaço escolhido de forma que lembre uma quadra, ou um campo de vôlei, ou seja, um espaço dividido igualitariamente em dois, tendo no centro, se possível, uma rede, separando-os. O solo deverá ser marcado nas laterais e nos fundos, de uma forma bem visível (corda, barbante, fita adesiva ou giz, o que dependerá do local escolhido). Importante observar o espaço do campo, de modo a não ficar apertado para a movimentação do grupo.

O professor conduz o grupo ao local, faz uma roda e inicia um alongamento bem humorado, se inspirando no espreguiçar dos animais. Em seguida, ao mesmo tempo em que o professor dá início à conversa a respeito do que eles conhecem sobre o jogo de vôlei e de como se joga peteca, o professor oferece as petecas confeccionadas às crianças para que elas possam experimentá-las. Por fim, convida-as: "Vamos jogar Vôlei-Peteca?".

O professor deve explicar o jogo de forma participativa e interativa com o grupo, desde a divisão do grupo de crianças em duas equipes e da distribuição das crianças no campo, no momento do jogo, até a explicação do que podem fazer quando for dado o "sinal" de início e a interrupção entre as partidas. É interessante que o professor utilize, além da explicação verbal, o seu movimento corporal para demonstração, bem como questione às crianças se elas querem dar nome a suas equipes.

O jogo consiste em:

- Cada equipe ocupar um lado do campo;

- Cada criança portar uma peteca nas mãos; e,

- Ao sinal do professor, as crianças jogarem, simultaneamente, as petecas, dando o tradicional tapinha na parte debaixo do objeto, lançando-as por cima da rede, para o lado oposto do campo ao qual se encontram. Depois disso, as crianças devem correr e pegar as petecas que estiverem caindo, ou caídas, no seu lado do campo para, novamente, lançá-las para o lado adversário, por sobre a rede.

Este movimento de lançar as petecas de um lado para o outro deve se repetir até que o professor dê um sinal indicando para as crianças pararem, "congeladas", não podendo se mexer, até que seja feita a contagem de todas as petecas nos dois campos. A contagem deve ser feita junto com as crianças! O quadro de pontuação deve ser usado para auxiliar a compreensão de quantidades e a visualização de números. Este momento deve ser valorizado pelo professor no sentido de as crianças perceberem as quantidades de petecas de cada lado e compararem as quantidades destas, entendendo que lado do campo tem mais e menos petecas. Sugere-se fazer interrupções, entre as partidas, para combinar "planos" com as crianças, na tentativa de buscar, por elas mesmas, suas estratégias para conquistarem um ponto.

O professor deve ter um olhar atento no sentido de construir esta brincadeira em sintonia com o que vai acontecendo no momento do jogo, sempre percebendo o que pode aproveitar nas "pistas" que as crianças e o jogo vão nos apresentando. A partir de sua leitura, o professor dificultará ou facilitará a proposta para que se crie um clima agradável, de entusiasmo,  sem a preocupação de passar, para as crianças, o clima de competição, do vencer, quando, muito pelo contrário, deve se ressaltar a cooperatividade entre as equipes.

 

Segundo Momento: “Vamos jogar Vôlei-Petecão?”.

 

Após as experiências do Jogo com várias petecas, o professor combina com as crianças de que o próximo momento será realizado com apenas uma peteca (o Petecão que foi confeccionado pelo professor).

Em uma nova roda, o professor explica que, neste momento, o número de crianças deve ser reduzido, no máximo 05 (cinco) crianças de cada lado, instigando os demais a participar na torcida.

O Jogo consiste em jogar uma  única peteca (o Petecão) por cima da rede, para o lado do campo, da outra equipe. Da mesma forma, a equipe que recebe o Petecão, pelo ar, tenta lançá-lo para o lado adversário, sem deixá-lo cair no seu campo. Uma equipe faz um ponto quando a adversária deixa o Petecão cair dentro do seu campo. 

 

 

Campo de Voley

Figura 1: Ilustração de um campo de vôlei improvisado

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

No final, o professor convida as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com elas, esticando algumas partes do corpo (pernas, braços, costas). Em seguida, instigando uma conversa sobre a origem das petecas e as suas diferentes formas, se apoiando no que há na memória sobre esta aula, o professor questiona às crianças como foi construir um brinquedo de material reciclado e lhes fala acerca da importância disso para a natureza. Além disso, o professor deve promover uma reflexão com o grupo sobre a importância do trabalho em equipe, comentar os números e as diferentes quantidades que as crianças conheceram, podendo se valer ainda das petecas como meio de exemplificação e, por fim, perguntá-las o que foi fácil ou difícil, individualmente e para o grupo, no jogo de Vôlei e no jogar Petecas.

Em seus apontamentos, o professor avalia como as crianças reagiram às propostas, como foi a interação, a movimentação do grupo e se elas perceberam as diferentes quantidades de petecas no momento do jogo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.