06/11/2011
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, verifique se os alunos sabem usar o dicionário, caso contrário, reserve um tempo para orientá-los. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam e Mozilla Firefox.
Roda de conversa
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa, apresente algumas imagens de animais e explore o que eles sabem a respeito. Este é um assunto instigante e faz parte do universo infantil. As crianças gostam de se relacionar com animais e têm curiosidades em conhecer como vivem e o que fazem. Comece falando sobre os animais mais próximos, “domésticos”, depois procure questionar quem conhece outros tipos, onde vivem o que comem, até chegar à formiga e a cigarra. O sítio seguinte retrata a história desta fábula http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cigarra_e_a_Formiga (acesso em 24/10/11).
Deixe que levantem hipóteses, procure instigá-los com relação a estes dois animais, deixe a curiosidade e imaginação fluírem e utilize este momento para apresentar a história. Há 2 (duas) grandes versões sobre esta fábula: uma clássica, onde a formiga é um animal exemplar no campo do trabalho (disciplinado, esforçado) e a cigarra exemplo de um animal negligente. Na versão moderna nos é apresentada uma visão, que considera importante o que a cigarra faz, considerando como trabalho, a arte de cantar, de se felicitar.
Professor, diante o exposto sugerimos apresentar tais versões às crianças na tentativa de valorizar o papel de cada um.
Apresentando a história:
Explique que vai ler a história. Discuta e defina com o grupo os combinados:
Fonte: http://www.clickriomafra.com.br/canais/crianca/fab_cigarra.gif (acesso em 24/10/11)
A cigarra e a formiga (versão moderna) |
|
Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra que eram muito amigas.
Durante todo o Outono, a formiguinha trabalhou sem parar, a fim de armazenar comida para o período de Inverno. Não aproveitou nada do Sol, da brisa suave do fim da tarde, dos lindos pôr-do-sol do Outono nem da conversa com as amigas. Só vivia para o trabalho!
Enquanto isso, a cigarra não desperdiçou um minuto sequer: cantou durante todo o Outono, dançou, aproveitou os tempos livres, sem se preocupar muito com o Inverno que estava a chegar.
Então, passados alguns dias, começou a arrefecer. Era o Inverno que estava a bater à porta.
A formiguinha, exausta, entrou na sua singela e aconchegante toca, repleta de comida. Entretanto, alguém chamava pelo seu nome do lado de fora da toca e, quando abriu a porta, ficou surpresa: era a sua amiga cigarra, que estava vestida com um maravilhoso casaco de lã e com uma mala e uma guitarra nas mãos.
- Olá, amiga! - cumprimentou a cigarra. - Vou passar o Inverno em Paris. Será que você podia cuidar da minha toca?
- Claro! Mas o que aconteceu para você ir para Paris?
A cigarra respondeu-lhe:
- Imagine você que, na semana passada, eu estava a cantar num restaurante e um produtor gostou tanto da minha voz que fechei um contrato de seis meses para fazer espetáculos em Paris. A propósito, amiga, deseja algo de lá?
A formiguinha respondeu:
- Desejo, sim. Se você encontrar por lá um tal de La Fontaine, que escreveu a nossa história, mande-o tomar banho em urtigas...
Fonte: http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga2.htm (acesso em 24/10/11)
Professor, outra forma de apresentar histórias é através de dramatização. As próprias crianças poderão interpretar ou você poderá combinar com uma colega e interpretar a história. Os alunos adoram ver seus professores em papéis diferentes. Veja a seguir o registro de uma dramatização feita por duas professoras do 3º ano da Escola de Educação Básica, para as turmas dos 1º anos. Se optar por esta forma de apresentação, peça aos alunos que registrem a atividade com fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.
Fonte: acervo da autora
Imagem: dramatização da história “A cigarra e a Formiga”- professoras Rosânia e Márcia- Escola de Educação Básica da UFU.
2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Interpretando
Professor, trabalhe oralmente as atividades abaixo, pois lhe permitirá explorar a história com os alunos que ainda não estão alfabéticos na escrita.
a) Relacione na lousa as palavras que aparecem na história e que os alunos não conhecem o significado. Tais como: exausta, aconchegante, provimento, saltitante.
b) Com a ajuda dos alunos, organize estas palavras em ordem alfabética e pesquise os significados no dicionário, lembrando-se de mostrar e explicar como o dicionário é organizado e qual sua função.
Para trabalhar a capacidade de Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação; sugiro que releia as frases abaixo e solicite que os alunos expliquem o que o autor quis dizer.
Peça para os alunos acessarem a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta ou imprima para eles colarem no caderno.
TAREFA DE CASA
|
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOME: DATA: __/___/____ PESQUISA Pesquise com sua família 3 (três) características dos 2 (dois) animais apresentados na Fábula “A Cigarra e a Formiga”. CIGARRA:___________________________________________
FORMIGA: __________________________________________ |
3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com texto informativo.
Resgate a tarefa de casa trazida pela turma. Peça para algumas crianças relatarem as características encontradas. Em seguida, oriente os alunos a acessarem através dos netbooks a ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) os seguintes sítios para trabalharmos com textos informativos e posteriormente produzirmos um texto coletivo.
Para explorar o texto informativo, você poderá solicitar que leiam silenciosamente. Depois, divida o texto em parágrafos e solicite que alguns alunos leiam em voz alta, assim será possível verificar a fluência da leitura dos alunos que leram. Observe se respeitam a pontuação e se compreenderam o que leram, para isso questione-os sobre o que entenderam.
A IMPORTÂNCIA DAS FORMIGAS
No mundo todo, 168.000 formigas para cada ser humano. Na verdade, as formigas são responsáveis por 15% dos organismos terrestres no planeta, além de ter um grande número de subespécies: 12.567 espécies de formigas vagar pela Terra, mais que o dobro das espécies de mamíferos.
De acordo com Xavier Espadaler, Universidade Autônoma de Barcelona, apenas por causa do desaparecimento das formigas na face da Terra poderia causar uma rápida degradação do ecossistema, uma vez que prestam serviços que tornam esses pequenos animais. A primeira coisa que veríamos seria um grande acúmulo de animais mortos no chão, e perder grande parte da biodiversidade do planeta. "O mais provável é que as plantas que fornecem alimento e abrigo para recompensar as formigas desaparecem e o efeito seria ampliado a partir daí."
As plantas precisam de formigas para se espalhar ou crescer. Além disso, as formigas podem polinizar, mas não voam como as abelhas, podem levar o pólen de plantas próximas quando não há insetos voadores que podem lidar com este trabalho. De fato, há formigas, que podem acomodar mais grãos de pólen de abelhas si.
Fonte: http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ecologia%20e%20ambiente/4433-a-importancia-das-formigas (acesso em 24/10/11)
A IMPORTÂNCIA DAS CIGARRAS
Fonte da Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarra (acesso em 24/10/11)
O termo cigarra é a designação comum aos insetos homópteros da família dos cicadídeos, que reúne os maiores representantes da ordem. Existem mais de 1.500 espécies conhecidas deste inseto (sendo que a Carineta fasciculata pode ser considerada como a espécie-tipo brasileira). São notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano. Os machos destes insetos possuem aparelho estridulatório, situado nos lados do primeiro segmento abdominal, emitindo cada espécie som característico.
As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura. Possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem.
A importância da cigarra no ecossistema é positiva, por um lado, por servir de alimento para os predadores e, negativa, por outro, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias.
Muitas espécies de cigarra têm períodos diferentes de amadurecimento,
Fonte: http://vivendoesabendo.webnode.com.br/sobre-a-cigarra/ (acesso em 24/10/11)
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Produzindo um texto.
Professor, peça que os alunos recontem a história e a partir da fala deles elabore um texto coletivo. Registre na lousa e deixe que expressem e organizem as ideias. Solicite que criem um final diferente. Mostre durante a elaboração, os pontos, os parágrafos e o que é um texto narrativo.
Faça a revisão do texto com a turma e em seguida solicite que façam a cópia do texto produzido no caderno ou nos netbooks, utilizando a ferramenta KWord (caminho já citado).
Os alunos também poderão ilustrar o texto produzido utilizando a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura).
http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY (acesso em 24/10/11)
http://www.youtube.com/watch?v=hyZXhAk_fuo&feature=related (acesso em 24/10/11)
Professor, a avaliação é um processo que permeia todo trabalho e as atividades sugeridas a partir da história, lhe oferecerão informações quanto à capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem, incluindo as habilidades de inferência e de interpretação textual. A produção escrita demonstra a capacidade de elaboração e a oralidade dos alunos, bem como a interpretação quanto ao tema. Por isso, fique atento e registre o que perceber de mais significativo, pois estas informações lhe serão úteis quando for planejar novas atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2015
Quatro estrelasotimos exemplos
29/10/2013
Quatro estrelasGostei muito da maneira que é ministrada a aula, vou colocar em prática. Obrigada
07/11/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante!!! Não podemos só trabalhar nem ficar só se divertir. As crianças tem que aprender isso desde pequenos.