Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como utilizar a literatura em sala de aula para trabalhar a leitura e a escrita? (UCA)

 

06/11/2011

Autor e Coautor(es)
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formular hipóteses sobre o conteúdo da história;
  • Compreender globalmente a história;
  • Inferir informações a partir da história lida pela professora;
  • Recontar oralmente a história;
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação;
  • Produzir textos.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 (quatro) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Professor, verifique se os alunos sabem usar o dicionário, caso contrário, reserve um tempo para orientá-los. É necessário também que saibam utilizar os programas de seu  netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint, WxCam  e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula

Grupo de Alunos

Roda de conversa

    Professor, organize os alunos em uma roda de conversa, apresente algumas imagens de animais e explore o que eles sabem a respeito. Este é um assunto instigante e faz parte do universo infantil. As crianças gostam de se relacionar com animais e têm curiosidades em conhecer como vivem e o que fazem. Comece falando sobre os animais mais próximos, “domésticos”, depois procure questionar quem conhece outros tipos, onde vivem o que comem, até chegar à formiga e a cigarra. O sítio seguinte retrata a história desta fábula http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Cigarra_e_a_Formiga (acesso em 24/10/11).

Deixe que levantem hipóteses, procure instigá-los com relação a estes dois animais, deixe a curiosidade e imaginação fluírem e utilize este momento para apresentar a história. Há 2 (duas) grandes versões sobre esta fábula: uma clássica, onde a formiga é um animal exemplar no campo do trabalho (disciplinado, esforçado) e a cigarra exemplo de um animal negligente. Na versão moderna nos é apresentada uma visão, que considera importante o que a cigarra faz, considerando como trabalho, a arte de cantar, de se felicitar.

Professor, diante o exposto sugerimos apresentar tais versões às crianças na tentativa de valorizar o papel de cada  um.

Apresentando a história:

Explique que vai ler a história. Discuta e defina com o grupo os combinados:

  • Como  se sentar;
  • Como participar da história;
  • O que podem e não podem fazer durante a atividade.

 

 Cigarra e a Formiga II  

Fonte: http://www.clickriomafra.com.br/canais/crianca/fab_cigarra.gif (acesso em 24/10/11)

  

A cigarra e a formiga (versão moderna)

Formiga

   Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra que eram muito amigas. 
  Durante todo o Outono,  a formiguinha trabalhou sem parar, a fim de armazenar comida para o período de Inverno. Não aproveitou nada do Sol, da brisa suave do fim da tarde, dos lindos pôr-do-sol do       Outono  nem da conversa com as amigas. Só vivia para o trabalho!
    Enquanto isso, a cigarra não desperdiçou um minuto sequer: cantou durante todo o Outono, dançou, aproveitou os tempos livres, sem se preocupar muito com o Inverno que estava a chegar.

  Então, passados alguns dias, começou a arrefecer. Era o Inverno que estava a bater à porta. 
    A formiguinha, exausta, entrou na sua singela e aconchegante toca, repleta de comida.  Entretanto,  alguém chamava pelo seu nome do lado de fora da toca e, quando abriu a porta, ficou surpresa: era a sua amiga cigarra, que  estava vestida com um maravilhoso casaco de lã e com uma mala e uma guitarra nas mãos.

  - Olá, amiga! - cumprimentou a cigarra. - Vou passar o Inverno em Paris. Será que você podia cuidar da minha toca?

- Claro! Mas o que aconteceu para você ir para Paris? 

A cigarra respondeu-lhe:

- Imagine você que, na semana passada, eu estava a cantar num restaurante e um produtor gostou tanto da minha voz que fechei um contrato de seis meses para fazer espetáculos em Paris. A propósito, amiga, deseja algo de lá? 

A formiguinha respondeu:

- Desejo, sim. Se você encontrar por lá um tal de La Fontaine, que escreveu a nossa história, mande-o tomar banho em urtigas...

 

  • Moral da história:
  • Aproveite a sua vida, saiba dosear trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício nas fábulas do La Fontaine.       

Fonte: http://web.educom.pt/pr1305/inverno_cigarra_formiga2.htm (acesso em 24/10/11)

 

Professor, outra forma de apresentar histórias é através de dramatização. As próprias crianças poderão interpretar ou você poderá combinar com uma colega e interpretar a história. Os alunos adoram ver seus professores em papéis diferentes. Veja a seguir o registro de uma dramatização feita por duas professoras do 3º ano da Escola de Educação Básica, para as turmas dos 1º anos. Se optar por esta forma de apresentação, peça aos alunos que registrem a atividade com fotos utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam.

 

Márcia e Rosânia_Cigarra e Formiga

Fonte: acervo da autora

Imagem: dramatização da história “A cigarra e a Formiga”- professoras Rosânia e Márcia- Escola de Educação Básica da UFU.

 

2ª Atividade –  aproximadamente 60 minutos.

Interpretando

       Professor, trabalhe oralmente as atividades abaixo, pois  lhe permitirá explorar a história com os alunos que ainda não estão alfabéticos na escrita.

a) Relacione na lousa as palavras que aparecem  na história e que os alunos não conhecem o significado. Tais como: exausta, aconchegante, provimento, saltitante.

b) Com a ajuda dos alunos, organize estas palavras em ordem alfabética e pesquise os significados no dicionário, lembrando-se de mostrar e explicar como o dicionário é organizado e qual sua função.     

 Para trabalhar a capacidade de Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação; sugiro que releia as frases abaixo e solicite que os alunos expliquem o que o autor quis dizer.

  1. “Deixe essa trabalheira de lado”.  
  2. “Não aproveitou nada do Sol”.

 

Peça para  os alunos acessarem a ferramenta do netbook KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de Textos) para digitarem a tarefa proposta ou imprima para eles colarem no caderno.

TAREFA DE CASA

 

Tarefa de Casa 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

NOME:

DATA: __/___/____

PESQUISA

Pesquise com sua família 3 (três) características dos 2 (dois) animais apresentados na Fábula “A Cigarra e a Formiga”.

CIGARRA:___________________________________________

 

FORMIGA: __________________________________________

  3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.   

Trabalhando com texto informativo.

Resgate a tarefa de casa trazida pela turma. Peça para algumas crianças relatarem as características encontradas. Em seguida, oriente os alunos a acessarem através dos netbooks a ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) os seguintes sítios para trabalharmos com textos informativos e posteriormente produzirmos um texto coletivo.

Para explorar o texto informativo, você poderá solicitar que leiam silenciosamente. Depois, divida o texto em parágrafos e solicite que alguns alunos leiam em voz alta, assim será possível verificar a fluência da leitura dos alunos que leram. Observe se respeitam a pontuação e se compreenderam o que leram, para isso questione-os sobre o que entenderam.

 

A IMPORTÂNCIA DAS FORMIGAS

  

   Formiga II

No mundo todo, 168.000 formigas para cada ser humano. Na verdade, as formigas são responsáveis por 15% dos organismos terrestres no planeta, além de ter um grande número de subespécies: 12.567 espécies de formigas vagar pela Terra, mais que o dobro das espécies de mamíferos.

De acordo com Xavier Espadaler, Universidade Autônoma de Barcelona, apenas por causa do desaparecimento das formigas na face da Terra poderia causar uma rápida degradação do ecossistema, uma vez que prestam serviços que tornam esses pequenos animais. A primeira coisa que veríamos seria um grande acúmulo de animais mortos no chão, e perder grande parte da biodiversidade do planeta. "O mais provável é que as plantas que fornecem alimento e abrigo para recompensar as formigas desaparecem e o efeito seria ampliado a partir daí."

As plantas precisam de formigas para se espalhar ou crescer. Além disso, as formigas podem polinizar, mas não voam como as abelhas, podem levar o pólen de plantas próximas quando não há insetos voadores que podem lidar com este trabalho. De fato, há formigas, que podem  acomodar  mais grãos de pólen de abelhas si.

Fonte: http://pt.wikinoticia.com/cultura%20cient%C3%ADfica/ecologia%20e%20ambiente/4433-a-importancia-das-formigas  (acesso em 24/10/11)

 

A IMPORTÂNCIA DAS CIGARRAS

Cigarra

 Fonte da Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarra (acesso em 24/10/11)

 O termo cigarra é a designação comum aos insetos homópteros da família dos cicadídeos, que reúne os maiores representantes da ordem. Existem mais de 1.500 espécies conhecidas deste inseto (sendo que a Carineta fasciculata pode ser considerada como a espécie-tipo brasileira). São notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano. Os machos destes insetos possuem aparelho estridulatório, situado nos lados do primeiro segmento abdominal, emitindo cada espécie som característico.

As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento e atingindo até 10 cm de envergadura. Possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem.

A importância da cigarra no ecossistema é positiva, por um lado, por servir de alimento para os predadores e, negativa, por outro, porque constitui-se em pragas de algumas culturas. As suas ninfas vivem alimentando-se da seiva das raízes das plantas, causando sensíveis prejuízos pela quantidade de líquidos vitais que retiram e pelos ferimentos causados às raízes, facilitando a penetração de fungos e bactérias.

Muitas espécies de cigarra têm períodos diferentes de amadurecimento,

Fonte: http://vivendoesabendo.webnode.com.br/sobre-a-cigarra/ (acesso em 24/10/11)

 

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.   

 Produzindo um texto.

    Professor, peça que os alunos recontem a história e a partir da fala deles elabore um texto coletivo. Registre na lousa e deixe que expressem e organizem as ideias. Solicite que criem um final diferente.    Mostre durante a elaboração, os pontos, os parágrafos e o que é um texto narrativo.


Faça a revisão do texto com a turma e em seguida solicite que façam a cópia do texto produzido no caderno ou nos netbooks, utilizando a ferramenta KWord (caminho já citado).

Os alunos também poderão ilustrar o texto produzido utilizando a ferramenta TuxPaint ou KolourPaint nos seguintes caminhos TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação é um processo que permeia todo  trabalho e as atividades sugeridas a partir da história, lhe oferecerão informações quanto à capacidade dos alunos em compreenderem o que ouvem, incluindo as habilidades de inferência e de interpretação textual. A produção escrita demonstra a capacidade de elaboração e a oralidade dos alunos, bem como a interpretação quanto ao tema. Por isso, fique atento e registre o que perceber de mais significativo, pois estas informações lhe serão úteis quando for planejar novas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.