19/03/2015
Daniel Rodrigues Ventura, Edson Luís Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
.Mudança de fases, temperatura, pressão atmosférica.
Sugerimos que o professor inicie a aula explicando o ciclo da água através da apresentação de uma animação e figura com esquemas ilustrando o ciclo da água, disponíveis nas relações abaixo.
O professor ainda poderá utilizar o esquema ilustrado na Figura 01.
· O ciclo da água ou ciclo hidrológico refere-se à troca contínua de água entre a atmosfera, solo, águas superficiais e das plantas. A água dos lagos, rios, oceanos, plantas e animais, transformam-se para o estado gasoso passando para a atmosfera. Podendo em situações especiais precipitar em forma de chuva ou de neve.
· Os vapores vãos se acumulando na atmosfera aumentando a concentração, ou seja, aumentando a umidade do ar. Quando a umidade atinge 100 % se a temperatura abaixar um pouco, o vapor começa a condensar e formam-se nuvens. Nem toda nuvem provoca chuva, no início da formação da nuvem, o diâmetro de uma gotícula de água é menor que o diâmetro de um fio de cabelo. Essas gotículas ficam suspensas na nuvem, mas como elas estão em incessante movimento, colidem entre si e formam gotículas maiores que se precipitam em forma de chuva.
· Ao precipitar, no solo, a água da chuva segue por três alternativas. Uma parte escorre em forma de enxurrada, outra infiltra no solo e outra parte evapora retornando à atmosfera novamente. De qualquer forma, em partes, toda essa água que precipitou, um dia retornará a atmosfera continuando o ciclo.
Pode-se concluir que completando o ciclo a água sofre as seguintes transformações:
Evaporação, evapotranspiração, precipitação, escoamento e infiltração; veja esquema ilustrado na Figura 01.
http://4.bp.blogspot.com/_a1CcteN_0vQ/TIkzet8e7fI/AAAAAAAAAgA/AGpcSGohhP4/s1600/agua_ciclo.jpg
Atividade I
O professor deve explicar que a medição da quantidade de chuva de um determinado local é dada através do índice pluviométrico, medida correspondente à altura da lâmina de água se a chuva fosse distribuída uniformemente em toda superfície coberta por ela. O aparelho que mede a precipitação da chuva é denominado de pluviômetro. Para evitar interferência do meio, o pluviômetro deve ser fixado em um local sem obstáculo à chuva, sem árvores, muros, paredes, etc, nas proximidades; deve ficar disposto de modo que a boca do funil fique na horizontal, e aproximadamente 1,5 m acima do solo.
Embora dispositivos sofisticados sejam usados para medir pequenas quantidades de chuva com precisão, por exemplo, reduzindo as perdas por evaporação no aparelho, um pluviômetro, aparelho que mede a precipitação da chuva local, pode ser construído de maneira bem simples.
Divida a turma em grupos com 4 integrantes cada, sendo cada grupo responsável pela construção de um pluviômetro rudimentar. A construção do equipamento é simples e muito rápida.
-Material: para cada grupo:
-Uma garrafa de plástico.
-Uma tesoura ou estilete.
-Uma proveta ou outro recipiente graduado em mililitros.
Procedimento:
Para testar o uso do pluviômetro coloque nele aleatoriamente um pouco de água através do funil, simulando a chuva. Depois retire o funil e despeje a água numa proveta. Meça o volume da água.
Peça então aos alunos que determine a altura de água que teria precipitado, caso o pluviômetro estivesse instalado para coletar a água da chuva.
Deverão considerar: A água que cai sobre a boca do funil corresponde ao volume de um cilindro cuja área da base é equivalente à área da boca do funil. Essa área é (3,14)R2, em que R é a metade do diâmetro. Se V for o volume medido, temos:
Peça para os grupos resolverem:
Durante uma chuva um funil de 20 cm de diâmetro foi colocado sobre uma proveta. Após a ocorrência da chuva, verificou-se que na proveta havia um volume de 400 ml de água. Qual foi o valor da precipitação durante o período da chuva?
Atividade II
Em seguida o professor deverá informar aos alunos que:
Os elementos do clima são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.
A umidade absoluta (Ua) do ar é a massa de vapor de água existente em um determinado volume de ar seco.
A umidade absoluta saturante (Us) é a máxima quantidade de massa de vapor de água que o ar pode reter sem que esse vapor se condense, ou seja, qualquer quantidade acima dessa concentração o vapor irá se condensar, a temperatura correspondente é denominada de ponto de orvalho.
A umidade relativa (Ur) é a razão entre a massa de vapor presente em certo volume de ar e o máximo que seria possível de vapor presente neste volume, sem se condensar, sob a temperatura em que ele se encontra, isto é: Ur = Us/Ua.
Depois dessas informações o professor poderá fazer uma prática demonstrativa para determinar a umidade relativa do ar. Para isso deverá levar para a sala de aulas o material para realização da prática. Execute o procedimento de modo que todos observem. Peça que cada aluno anote as temperaturas.
Material:
-Um termômetro
-Um recipiente transparente (o ideal é que seja de vidro e tenha a parede bem fina).
Procedimento:
Temperatura do AR = .................
Temperatura do ponto de orvalho = .....................
Peça então que, individualmente, calculem o valor da umidade relativa do ar na sala de aulas naquele instante, usando a tabela abaixo.
Para efeito de resolução, vamos supor que as temperaturas encontradas na demonstração tenha sido 25oC para a temperatura ambiente e 20oC para o ponto de orvalho, temperatura do vapor saturante.
Fonte: http://www.fap.if.usp.br/~akerr/experiencia.pdf
Atividade III
A evaporação e a transpiração são componentes do ciclo hidrológico pelas quais a água, precipitada pelas chuvas e pela neve, retorna à atmosfera. A evaporação é o processo pelo qual a água passa ao estado gasoso a uma temperatura inferior à da ebulição. A evaporação é medida através de evaporímetros e de atmômetros. Os primeiros são tanques contendo água diretamente exposta à evaporação, atmômetros faz uso de uma superfície porosa através da qual ocorre a evaporação.
A evapotranspiração é o processo conjugado de transpiração e evaporação. A transpiração ocorre através dos estômatos e da cutícula, envolvendo a água absorvida pela planta.
A evaporação é a perda da água depositada na superfície vegetal e no solo.
O evaporímetro mais comum consiste num tanque circular de aço inoxidável ou galvanizado, Figura 03, com 121 cm de diâmetro interno e 25,5 cm de profundidade. Deve ser instalado sobre um estrado de madeira, de 15 cm de altura. Coloca-se água no tanque até que sua superfície fique a 5 cm da borda superior. O nível da água não deve abaixar mais que 7,5 cm da borda superior, isto é, não deve ser permitida variação maior que 2,5 cm. A evaporação é medida com uma régua ou, de preferência, com o micrômetro de gancho assentado sobre o poço tranqüilizador. O poço é um vaso cilíndrico no interior do tanque cujo fundo se comunica com o tanque e mantém o nível da água em repouso, mesmo se o nível da água no tanque for ligeiramente perturbado. A Evaporação corresponde à espessura da lâmina de água do tanque que foi evaporada em um determinado intervalo e tempo.
http://www.sondaterra.com/conjunto_e.jpg
Peça aos alunos para resolverem em duplas o exercício.
Se às 9;00 horas do dia anterior o nível de água se encontrava a 2,50 cm da borda do tanque e às 9;00 horas do dia considerado a leitura indica 3,05 cm qual foi a evaporação local diária nesse período?
Nome | Tipo |
---|---|
O ciclo da água | Imagem |
Ciclo da água | Animação/simulação |
Acesse:
O que é o ciclo da água?
http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html
Ciclo da água
http://ciclodaaguadombosco.blogspot.com/
Curiosidades sobre o clima
http://www.sitedecuriosidades.com/pesquisar/clima.html
Dinâmica climática
http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral15.html
Clima
http://educacao.uol.com.br/geografia/clima-o-que-e-fatores-e-elementos.jhtm
Divida a turma em grupos de 4 componentes e peça que façam uma pesquisa para ser apresentada em horário de aulas. Esta pesquisa deverá estar relacionada com os seguintes temas:
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/04/2016
Cinco estrelassua aula é perfeita principalmente pela experiência que os alunos terão ao construir pluviômetro. o trabalho sobre o ciclo da água através de aulas expositivas está impecável. gostei muito do seu trabalho e adorarei ver outras de suas ideias. parabéns!
06/01/2016
Quatro estrelasAula muito boa interagindo com os alunos. Nota 10
03/01/2016
Quatro estrelasgostei muito da aula muito bom o conteudo
16/11/2015
Cinco estrelasAula completa, com boa base teórica, informação objetiva, atividades simples e dinâmica, contribui para a interação da classe, material acessível e reutilizável, muito bom.
04/05/2015
Cinco estrelasAula bastante criativa e motivadora. Auxilia na preparação de materiais para ensino fundamental.
26/04/2015
Três estrelasuma aula muito bem elaborada, principalmente por haver uma atividade em que as crianças podem participar, muito boa mesmo.
09/04/2015
Quatro estrelasproposta sequenciada e criativa. Ajudou-me a repensar como abordar o assunto e adaptar para alunos do primeiro ano, fundamental I
07/04/2015
Quatro estrelasÓtima aula!
06/04/2015
Quatro estrelasMuito interessante. Nos mostra um exemplo de aula interdisciplinar possível de ser aplicada entre Física e Geografia ou Ciências e Geografia.
06/04/2015
Quatro estrelasMuito interessante. Nos mostra um exemplo de aula interdisciplinar possível de ser aplicada entre Física e Geografia ou Ciências e Geografia.
03/04/2015
Cinco estrelasMuito interessante e motivadora. Matérias integradas e de excelente metodologia, haja vista, a prática utilizada absorver de forma plena a teoria, fomentando a pesquisa integrada, visando a realidade em que vivemos e esclarecendo destarte, fenômenos climáticos entre outros aspectos que são de interesse da sociedade..
27/06/2014
Cinco estrelasÓtimo!