16/09/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução: (10 minutos)
Como argumento motivador, o professor pode começar a aula colocando a seguinte questão para os seus estudantes: qual a quantidade de água quente a 80° graus Celsius, deve ser acrescentada a uma segunda quantidade, fria, a 20° graus Celsius, para termos água adequada para o banho a 30° graus Celsius?
Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)
De aulas anteriores, vimos que a quantidade de calor necessária para variar a temperatura de um corpo é dada pela relação:
(1)
Onde C é a capacidade térmica do corpo e é a variação de temperatura sofrida neste processo. Como sabemos, a capacidade térmica é dada por J/K. Da relação (1) vemos que esta grandeza vai depender da quantidade de massa de cada corpo. Para termos o mesmo aumento de temperatura de duas massas diferentes de água, que estão à mesma temperatura, notamos que teremos que gastar calorias a mais com a massa maior. Ou seja, esta massa tem uma capacidade térmica maior, ela ganha mais calorias. Assim, vemos que C depende tanto do tipo de elemento que compõem o corpo, quanto da massa deste corpo. Corpos de materiais diferentes, mas mesmas massas terão capacidades térmicas diferentes. E corpos de mesmo material e massas diferentes, terão também capacidades térmicas diferentes. Desta argumentação, notamos então que se esta propriedade independesse das massas dos corpos, ela poderia ser utilizada para caracterizar o tipo de material que constitui estes corpos. Se dividirmos então a capacidade térmica pela massa de cada corpo, poderemos trabalhar com uma grandeza constante para cada material. Tomando c como a razão entre a capacidade térmica pela massa teremos,
(2)
Esta propriedade rec ebe o nome de calor específico e mede a quantidade de calor necessária para variarmos a temperatura de um determinado corpo com massa de 1kg em 1K. Desta forma, a equação (1) pode ser dada por
(3)
Nesta equação, o calor específico é dado nas unidades de J/kgK.
Para que nossa revisão teórica fique completa, devemos recordar de alguns princípios da calorimetria:
1. Princípios das transformações inversas: Em um sistema fechado, a quantidade de calor que um corpo recebe é igual em módulo à quantidade de calor cedida por um outro corpo do sistema.
2. Princípio do Equilíbrio Térmico: Nas trocas de calor entre corpos com temperaturas diferentes, alguns corpos vão perder calor enquanto que outros vão ganhar, de tal forma que no decorrer de certo tempo eles estarão com a mesma temperatura. Esta temperatura é chamada de temperatura de equilíbrio.
3. Princípio da Igualdade das Trocas de Calor: Durante as trocas de calor entre corpos em um sistema fechado, a soma das quantidades de calor em um processo de variação de temperatura é sempre nula. Ou seja, alguns corpos ganham calor e elevam suas temperaturas enquanto que outros perdem e diminuem suas temperaturas, de tal forma que a energia térmica é sempre constante.
(4)
Proposta de atividade: (20 minutos)
Nesta atividade, na sala de informática, vamos propor que cada grupo entre na seguinte simulação:
Acessando a simulação acima, os estudantes vão utilizar a teoria aprendida na sala para solucionar o problema colocado para eles. Temos que descobrir qual a quantidade de água quente a 80° graus Celsius, deve ser acrescentada a uma segunda quantidade, fria, a 20° graus Celsius, para termos água adequada para o banho a 30° graus Celsius. Neste problema, vamos utilizar a equação (3), juntamente com o princípio das igualdades das trocas de calor, para solucionarmos este problema. Mãos a obra e boa sorte!!
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2012
Quatro estrelasexcelente pra quem quer aprender fisica
24/03/2010
Cinco estrelasOlá encontrei a aula sobre calorimetria que vc elaborou e achei excelente para os nossos alunos encontrar mais uma aplicação prática da física e gostar de estudar essa matéria ....
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa. O aluno pode praticar o que aprendeu de forma divertida.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito criativa. Desperta o interesse dos alunos, através de uma atividade prática e descontraida.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante a aula.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito oportuna a sua sugestão até pela dificuldade da percepção da aplicação da física em ações cotidianas dos nossos alunos.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor sua aula foi muito boa. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei, principalmente por abordar nosso cotidiano a luz da Fisica