01/12/2011
Daniel Rodrigues Ventura, Edson Luís Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
.Conceito, propagação e característica dos movimentos ondulatórios.
Sugerimos inicialmente que o professor projete numa tela na própria sala de aulas a Figura 01 que é a foto de uma paisagem cuja tomada fotográfica se deu sobre um lago de águas calmas. Peça aos alunos para observar na figura que devido à superfície da água, formam-se imagens das árvores, morros, neve e parte do céu, nas vizinhanças do lago detectadas pela lente da câmara. Pergunte aos alunos:
Qual a causa da formação de imagens sob a água?
http://3.bp.blogspot.com/_sd-1QTgC54s/TA0oNvEJzOI/AAAAAAAAACs/WvtFVDAi6w8/s400/lago.jpg
Após análise da Figura 01, o professor poderá apresentar a Figura 02. Essa figura destaca um pincel dentro de um copo com água. O pincel aparece com uma interrupção na superfície da água como se ele tivesse quebrado naquele ponto. Pergunte aos alunos se são capazes de explicar tal fato. Depois de ouvir algumas explicações ou tentativas de explicar, o professor poderá fazer um rápido comentário e salientar que é devido ao fenômeno de refração da luz. Qualquer movimento ondulatório, a luz, por exemplo, ao passar de um meio para outro mantém sua freqüência, mas tem sua velocidade alterada e consequentemente altera o comprimento de onda. Em geral, desde que o ângulo incidente seja não nulo, ou seja, sempre que incidir numa direção não ortogonal à superfície que limita os meios, a onda muda também de direção.
O professor poderá fazer uma breve explanação sobre reflexão e refração de ondas, auxiliado pelos esquemas da Figura 03, projetando essa figura na tela e explicando o básico desses dois fenômenos.
O quadro à esquerda na figura está representando uma onda plana sobre a superfície de um líquido que ao incidir num obstáculo sofre reflexão; nele está indicado que a onda tem mesma velocidade antes e após reflexão e mesmo comprimento de onda representado pela letra grega (lâmbida) no esquema. Pode-se aproveitar o momento para explicar que em geral, salvo certas situações especiais, a freqüência de onda não sofre alteração.
O quadro à direita na Figura 03 ilustra uma onda plana na superfície de um líquido, meio (1), passando para outro meio, meio (2). Usando o esquema poderá falar sobre a alteração do valor da velocidade da onda ao passar de um meio para outro e consequentemente variação do comprimento de onda, considerando a não alteração da freqüência da onda.
Em seguida, o professor poderá falar sobre reflexão, enfatizando os fenômenos luminosos, comentar que a reflexão da luz pode ser difusa ou especular, também denominada de reflexão regular. O esquema ilustrado da Figura 04 poderá facilitar explicações sobre as leis da reflexão, um raio luminoso incide e reflete em um espelho plano, destacando os elementos chaves relacionados às leis da reflexão.
Leis da reflexão:
Atividade I
Para verificação das leis da reflexão, o professor poderá montar um experimento bastante simples e de fácil assimilação. Após montar o experimento sobre uma mesa, chame grupos de 6 a 8 alunos por vez para que eles possam ver a montagem e conferir as medidas.
Material:
-Uma caneta de LED, tipo laser.
-Uma folha de papel branco.
-Um pedaço de espelho plano retangular pequeno, por exemplo, 5cmX15cm.
-Uma régua escolar.
-Um lápis.
-Fita crepe.
Procedimento:
Peça aos alunos que faça um desenho representando os raios incidente, refletido e o segmento de reta normal do experimento, depois pergunte para responderem por escrito, em duplas: Esses elementos, raios incidente, refletido e a normal estão no mesmo plano? Como você justifica a sua resposta? Qual a relação entre o ângulo incidente (âi) e o ângulo refletido (âR)? Como você chegou a essa conclusão?
Atividade II
Para verificação das leis da refração, o professor poderá montar um experimento, como anteriormente, ou seja, montar o experimento sobre a mesa e chamar um grupo por vez para que todos possam fazer as apreciações pertinentes. De preferência, se possível, prepare previamente cerca de 8 kits, cada kit relativo ao material de um experimento; divida a turma em grupos e distribua um kit a cada grupo para que todos os alunos possam participar do experimento, no laboratório de física ou na própria sala de aulas.
Material:
-Uma caneta laser.
-Uma folha de papel branco.
-Uma lâmina de vidro 5cmX10cm, quanto maior a espessura melhor.
-Um transferidor.
-Uma régua escolar.
-Um lápis.
-Fita crepe.
Depois o professor deverá explicar que o quociente entre os valores do seno do ângulo de incidência e do ângulo refratado, quando a onda passa de um meio para outro, é constante para cada par de meios. Esse princípio consiste da segunda lei da refração ou lei de Snell-Descartes.
Lei da refração pode ser assim expressa:
I. O raio incidente, raio refratado e a Normal à superfície de separação dos dois meios estão no mesmo plano.
II. A razão entre o seno do ângulo incidente e o seno do ângulo refratado é constante. No caso da luz, o valor desta constante depende dos meios e também da freqüência da onda, cor da luz.
Em seguida informe que os senos dos ângulos de incidência e de refração são diretamente proporcionais às velocidades da luz nos respectivos meios, sen(A1)/sen(A2) = v1/v2.
Com essa informação, peça aos alunos que resolvam individualmente e por escrito: considerando a velocidade da luz no ar igual a 300.000 km/s e com os dados obtidos no item 11 acima, determine a velocidade da luz no vidro. Compare o valor encontrado com o valor médio obtidos em tabelas que é aproximadamente 200.000 km/s.
Atividade III
Na seqüência o professor poderá fornecer a definição de índice de refração absoluto (n) de um meio. O índice de refração do meio é igual ao quociente entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio; n = c/v.
Peça então para calcular o índice de refração absoluto do vidro nv considerando que nele a velocidade da luz seja igual a 200000 km/s.
Peça aos alunos para resolver também:
Sendo sen(A1)/sen(A2) = v1/v2, em que A1 é o ângulo formado pelo raio luminoso e à normal no meio 1, A2 é o ângulo formado no meio 2 entre o raio luminoso e a normal, v1 a velocidade da luz no meio 1 e v2 a velocidade da luz no meio 2, mostre que: sen(A1)n1 = sen(A2)n2, sendo n1 o índice de refração do meio 1 e n2 o índice de refração do meio 2.
O professor poderá deixar esta demonstração para que tentem fazer individualmente ou em grupo fora do horário de aulas e discutir em outra oportunidade durante uma aula de física pedindo que memorizem esta relação como uma conseqüência da segunda lei de Snell.
Depois explique que quando a luz ao passar de um meio de menor índice de refração para outro meio de maior índice de refração, com ângulo de incidência não nulo, o feixe de luz refratado muda de direção aproximando-se da normal. Pela reversibilidade da luz, quando a luz passa de um meio de maior índice de refração para outro meio de menor índice de refração, o raio refratado sofre desvio afastando da normal.
No esquema da Figura 07 estão representados raios de luz saindo da água, nag = 1,3 para o ar, nar = 1,0. Esses raios sofrem desvios afastando-se da normal. Peça aos alunos para observarem a seqüência crescente dos raios incidentes. Quanto maior o ângulo de incidência, maior o ângulo refratado. Pela ordem crescente dos ângulos de incidência, raio ilustrado com cor vermelha, depois raio representado em azul e raio na cor violeta, por fim o raio de cor laranja.
Apresente o quadro à esquerda na Figura 07 e faça a seguinte pergunta aos alunos que deverão responder oralmente:
Como deverá ficar a seqüência do raio traçado de com cor laranja, na figura? Qual será sua direção após incidir na superfície de separação dos dois meios? Será que ele vai passar para o segundo meio?
Informe aos alunos que certo cristal tem índice de refração absoluto igual a 1,8. Qual o valor do ângulo limite desse cristal estando no ar. E se estiver dentro da água nag = 1,3?
Na água:
· Sen(L) = 1/1,3
· Sen(L) = 0,769
· L = 50o
Na sequência da aula, o professor poderá fazer uma revisão geral do conteúdo, acessando um dos links abaixo, ou ambos, que permitirá fazer simulações sobre as leis da reflexão, leis da refração e reflexão total.
Ondas mecânicas – Fenômenos ondulatório
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30378
Acesse:
Como funciona um cabo de fibra ótica:
http://informatica.hsw.uol.com.br/cabo-fibra-otica.htm
Reflexão e refração de ondas eletromagnéticas planas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26157
Além do exercício proposto em atividade III, o professor poderá pedir que façam uma pesquisa, consultando em livros, revistas, internet, etc, sobre:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/07/2012
Cinco estrelasexcelente, estava precisando muito de um plano com este, pois estava com dificuldade em fazer um plano de ação p/ apresentar ao professor. obrigada!!!!