Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO A UTILIZAÇÃO DO JORNAL FALADO CONTRIBUI COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NA CRITICIDADE DOS ALUNOS? (UCA)

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
ALINE RODRIGUES CANTALOGO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a estrutura de um texto jornalístico;

  •  Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico;

  •  Diferenciar o texto jornalístico de outros gêneros textuais;

  •  Enriquecer o vocabulário por meio da linguagem oral e escrita;

  •  Adquirir fluência na leitura;

  •  Ler e ouvir de forma crítica;

  •  Ter interesse por jornais;

  •  Estabelecer relações no trabalho cooperativo;

  •  Utilizar a matemática de forma contextualizada;

  • Produzir textos com criticidade.

Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – Seis (6) momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Observe, primeiramente, se assistem aos jornais falados pela televisão e o que observam neste tipo de jornal. Depois, converse com seus alunos sobre suas vivências de leitura, ou seja, investigue se eles têm acesso a jornais em casa. Questione-os sobre o formato de um jornal. Como ele é escrito e que tipo de notícias são publicadas. É necessário ainda, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o Mozilla Firefox, o WxCam e o KWord.

Estratégias e recursos da aula

uca- todos

1° MOMENTO: UMA (1) AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MIN

INTRODUZINDO O TEMA

Para introduzir o tema e evidenciar junto aos alunos o que é um texto jornalístico, bem como suas principais características, a sugestão é iniciar este momento apresentando jornais escritos.

Assim, em rodinha, você e alguns alunos (que tiverem interesse ou facilidade de leitura) podem ler com entonação de repórter, algumas notícias.

Depois, solicite que os alunos emitam suas opiniões relacionadas à leitura, como por exemplo:

1)      Analisem a notícia

2)      Ela é interessante ou não?

3)      Que tipos de notícias estes jornais trazem? (moda, política, violência, atualidades...)

4)      Qual o tema encontrado com mais freqüência?

5)      Por que vocês acreditam que a violência esteja tão presente nos textos jornalísticos?

6)      Vocês perceberam alguma coisa diferente na forma de ler ou escrever uma reportagem?

7)      O que seria?

Esta atividade, além de chamar a atenção dos alunos sobre a realidade que vivenciamos nos dias de hoje, oferece recursos para que eles possam pensar sobre o porquê disto e formas para mudar. Além disso, ressalta algumas peculiaridades do texto jornalístico, em relação a sua redação e a entonação necessária para sua leitura.

Por fim, converse sobre a diferença entre um texto jornalístico e outras modalidades de textos tais como: contos de fada, poesias, textos instrucionais (receitas, manuais de instruções).
 Para isso, leve para sala um livro de literatura, uma receita culinária, uma bula de remédio, uma poesia. Deixe que manipulem o material e discuta com eles se percebem a diferença entre a forma de escrever o texto na folha (estrutura do texto), a linguagem, dentre outros.

Atividades de casa

Para complementar este momento, questione-os se existe somente aquele tipo de jornal ou se eles e suas famílias têm acesso a outras fontes de notícias. Certamente, o jornal falado será uma fonte que aparecerá muito.

Por isso, como tarefa de casa, solicite que assistam a um jornal falado em suas casas e observem as suas características.

Para auxiliá-los a sugestão é a montagem de um roteiro de observações, somado a uma atividade de interpretação.

VEJA UM EXEMPLO:

Atividades de casa

VAMOS ASSISTIR UM TELEJORNAL?

EM SUA CASA, ASSISTA UM JORNAL FALADO (TELEJORNAL)  E OBSERVE NAS REPORTAGENS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS COMO:

- ELE MUDA O JEITO DE FALAR CONFORME O TIPO DE REPORTAGEM?

- COMO ELE INICIA E TERMINA O JORNAL?

- QUAL FOI O ASSUNTO QUE MAIS APARECEU NO JORNAL?

- PARA APRESENTAR UMA REPORTAGEM, O APRESENTADOR PRECISA LEMBRAR-SE DE TODAS ELAS OU ELE POSSUI ALGO QUE O AJUDE?

AGORA, PENSE EM UMA DAS REPORTAGENS QUE VOCÊ ASSISTIU, REFLITA A RESPEITO DELA E DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ABORDADO:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

 

 

 

2° MOMENTO: UMA (1) AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MIN

SOCIALIZANDO CRÍTICAS

Professor, a  atividade de para casa, poderá trazer para sala um leque de reportagens, como também propiciará a socialização de opiniões e críticas sobre o que viram.

Por isso, é importante que haja a oportunidade desta troca de conhecimentos.

Além disso, é importante que você observe o interesse de cada aluno, aquilo que mais chamou a atenção dele, e anote. Tais informações serão necessárias para a formação de grupos num próximo momento.

Por fim, organize seus alunos em grupos, preferencialmente heterogêneos, ou seja, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, pois isto possibilita trocas e enriquece o trabalho.

Organize-os em grupos com 4 ou 5 alunos. Distribua os jornais e solicite que cada grupo escolha uma notícia para ler.  Outra possibilidade é solicitar que utilizem seus laptops e acessem um sítio de um jornal por meio do Mozilla Firefox   [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet] . Distribua uma ficha para que registrem as informações ou solicite que anotem no caderno:

FICHA DO JORNAL:

FONTE: (nome do jornal) ________________________________________


TÍTULO DA NOTÍCIA: _______________________________________________


PÁGINA: __________________________________________________


IDEIA CENTRAL: (a parte mais importante)__________________________________

_____________________________________________________________________


O QUE ACONTECEU? (fato)________________________________________________

_____________________________________________________________________

 

POR QUE ACONTECEU? (motivo) ____________________________________________

______________________________________________________________________

 

ONDE ACONTECEU? (lugar) _______________________________________________

_____________________________________________________________________

 

COMO ACONTECEU? (detalhes)____________________________________________

_____________________________________________________________________

 

QUANDO ACONTECEU? (data) _____________________________________________

_____________________________________________________________________

 

Após, solicite que apresentem a notícia para os demais e que emitam as suas opiniões, falando sobre a importância da notícia, seus aspectos positivos e/ou negativos, dentre outros.

 

3° MOMENTO: UMA (1) AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MIN

REPÓRTERES MIRINS EM AÇÃO

Professor, incentive os alunos a montarem uma reportagem fictícia, pois o lúdico neste momento será um fator essencial no desenvolvimento da crítica e da criatividade.

Para isso, agora que já conhecem as características de uma reportagem, terão que se transformar em repórteres e criarem uma reportagem.

Assim, organize os alunos novamente em seus grupos, para isso, retome as anotações feitas sobre as áreas de interesse de cada aluno e organize-os de forma que os interesses se aproximem. Depois, com os grupos já criados, divida as funções:

-Apresentador(es)

- Câmera(s)

- Repórter(es)

-Entrevistado(s)

Diga aos alunos que serão partes de uma reportagem que eles inventarão. Esta poderá ser: um evento de moda, uma situação engraçada, um momento político, um acontecimento com uma celebridade, dentre outros. Deixe que os grupos reflitam e façam suas escolhas.

Para isso, solicite que retomem a ficha trabalhada no 2° momento, para que não se esqueçam de nenhum detalhe.

É interessante que, para esta atividade os alunos possam ir para diferentes lugares da escola, para que a apresentação seja uma surpresa.

Lembre-se ainda, de solicitar que os alunos levem seus netbooks, pois alguns de seus recursos serão essenciais na criação desta reportagem. Como por exemplo, o WxCam:  [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam] .


4° MOMENTO: UMA (1) AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MIN

O JORNAL DA SALA APRESENTA...

Após a confecção das reportagens, solicite que releiam e escrevam uma chamada para que o apresentador possa falar. Depois, é preciso utilizar novamente o WxCam para gravar a chamada. O WxCam, a webcam, localizada na área de trabalho ou acessada pelo caminho [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. Solicite que gravem em arquivo diferente daquele da reportagem e que coloquem ambos em um pen-drive, para a exibição.

Para as exibições, lembre-se de levar para a sala de aula computador, projetor de imagens e caixas de som.

 

5° MOMENTO: UMA (1) AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MIN

SINTETIZANDO

Para este momento, como um dos objetivos da aula é desenvolver a criticidade, solicite que os alunos criem uma avaliação crítica sobre as reportagens dos colegas.

Para isso, deixe claro que não é uma avaliação sobre os colegas e sim sobre a reportagem, para não remeter a situações de Bullying. Diga a eles que relatem se faltou alguma informação importante (como data, local ou motivo), se eles conseguiram apresentar os fatos de forma compreensível, se conseguiram utilizar a linguagem de textos jornalísticos, se leram com a entonação de voz adequada, dentre outros fatores relevantes.

Solicite que façam isto utilizando novamente seus netbooks, para que digitem no KWord a avaliação.

=>  KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]

Por fim, diga a eles que troquem seus computadores com um colega, para que um aluno corrija o trabalho do outro  e imprima. Este registro poderá ser colado no caderno de Língua Portuguesa.

Exiba primeiro a chamada, feita pelo apresentador, e depois a reportagem, feita pelos demais.

 

6° MOMENTO: UMA (1) AULA DE APROXIMADAMENTE 60 MIN

OS JORNAIS E A MATEMÁTICA

Unindo alguns conhecimentos já adquiridos pelos alunos, é possível trabalhar alguns aspectos da Matemática.

Para isso, a sugestão é trabalhar com a “PROBLEMATOTECA”.

VEJA UM EXEMPLO:

uca- atividades

O JORNAL LOCAL, DA EMISSORA “COLMÉIA”, COMEÇA AO MEIO DIA E TERMINA MEIO DIA E MEIA. JÁ O JORNAL NACIONAL, DESTA MESMA EMISSORA, COMEÇA ÀS OITO HORAS E ACABA ÀS NOVE E MEIA, DA NOITE.

ASSIM, A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES, DIGA:

1) QUAL JORNAL TEM MAIOR DURAÇÃO?__________________________

2) QUANTO TEMPO A MENOS O JORNAL LOCAL TEM EM RELAÇÃO AO NACIONAL? __________________________

3) REPRESENTE COM NUMERAIS OS HORÁRIOS DE INÍCIO E FIM DESTES JORNAIS:

INÍCIO DO JORNAL LOCAL: ______:______

FIM DO JORNAL LOCAL: ______:______

INÍCIO DO JORNAL NACIONAL: ______:______

FIM DO JORNAL NACIONAL: ______:______

4) MARQUE NOS RELÓGIOS O HORÁRIO DE ENCERRAMENTO DO JORNAL LOCAL E O HORÁRIO DE INÍCIO DO JORNAL NACIONAL.

RELÓGIO RELÓGIO

Recursos Complementares
Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se tiveram entusiasmo na realização destas e se compreenderam a diferença entre os gêneros textuais e as características dos textos jornalísticos. Além disso, se o trabalho com os jornais serviu como motivação para a leitura e a escrita, bem como para a resolução de problemas. Por fim, é preciso verificar se conseguiram ter um olhar crítico sobre as notícias.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MAURO DA SILVA MIRANDA, EMEI JARDIM BENTO GONCALVES , Rio Grande do Sul - disse:
    mauro.miranda@ulbra.edu.br

    12/10/2012

    Cinco estrelas

    Trabalhei os conteúdo em séries finais do ensino fundamental e foi ótimo a maneira como os alunos envolveram-se com o tema passando a conhecerem um pouco mais como é feito a classificação das notícias em um, o público que é direcionado cada coluna e eu consegui distinguir os assuntos que mais o envolviam num jornal.


  • Rosangela Aparecida Dos Santos Morais, Instituto de Educação Superior de Brasília - Iesb , Distrito Federal - disse:
    rosangelamorais123@hotmail.com

    11/12/2011

    Três estrelas

    Gostei muito,pude entender e auxiliar em meu processo pedagogico.obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.