Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Homossexualidade: afrouxando os preconceitos.

 

20/09/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Que há formas diversas de desejo sexual, sendo necessário respeitá-las.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Imagens de vários objetos relacionados a atividades cotidianas do dia-a-dia;
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo.

Motivação

Como início de atividade o professor deverá apresentar um vídeo (Fig. 1),  com duração de 7 minutos e 37 segundos, denominado “Ana Maria-Homossexualidade- Parte 1", o qual está postado abaixo.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mZWB5WaxjSY

Figura 1- Vídeo Homossexual

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá indagar os alunos do que acharam deste, fazendo algumas perguntas:

• Que termos vocês conhecem que são empregados para fazer menção aos homossexuais?
• O que vocês acham disso?
• Vocês conhecem algum homossexual?
• Vocês acham que os homossexuais deveriam ter os mesmos direitos que os heterossexuais?
• As pessoas que vocês conhecem apresentam preconceito aos homossexuais?

ATIVIDADE 1

Dando continuidade, o professor deverá dividir os alunos em grupo de quatro integrantes, e em seguida dar a cada grupo uma cópia de parte da letra da música Rubens (composição de Mário Manga), e pedir para que eles leiam e façam cinco (5) perguntas para que os outros grupos respondam. O professor deverá intermediar um debate, no qual cada grupo poderá escolher um outro para responder duas de suas questões, e assim sucessivamente. É importante que ele favoreça a participação de todos os grupos e intervenha sempre que perceber que pensamentos preconceituosos estão sendo incentivados

Letra da Música: Rubens, de Mário Manga 


Rubens
Eu nunca quis te dizer
Sempre te achei bacaninha
O tempo todo sonhando
A tua vida na minha

O teu rostinho bonito
O jeito diferentão
De olhar no olho da gente
E de criar confusão

O teu andar malandrinho
O meu cabelo em pé
O teu cheirinho gostoso
A minha vida de ré-é

Você me dando uma bola
E eu perdido na escola
Essa fissura no ar
Parece que eu vô correndo
Sem vontade de andar

Quero te apertar
Quero te morder, me dá
Quero mas não posso,não,porque:
Rubens!!Não dá!
Agente é homem
O povo vai estranhar
Rubens!!Para de rir menino
Se a tua família descobre
Eles vão querer nos engolir

A sociedade não gosta
O pessoal acha estranho
Nós dois bricando de médico
Nós dois com esse tamanho

E com essa nova doença
O mundo todo na crença
Que tudo isso vai parar
E a gente continuando
Deixando o mundo pensar

undefined

Figura 2- Homossexuais

Disponível em: http://www.juventudesocialista.org/image_destaque/casamento%20homossexuais.bmp

ATIVIDADE 2

Como uma segunda atividade, cada grupo deverá discutir a homofobia, articulando estratégias que poderiam ser implementadas na escola a fim de atenuar a agressividade aos homossexuais.  Posto isto, estes grupos, com o auxílio do professor, deverão se organizar para criar um cartaz falando acerca da homofobia, a ser fixado no mural principal na escola, de maneira que os conteúdos trabalhados em sala de aula possam ser socializados na Instituição escolar. Durante esta atividade o professor poderá trabalhar a escrita e a criatividade dos alunos.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos, principalmente antes da efetuação das atividades (apresentação do recurso e pesquisas sobre o tema) e depois destas. Isto é importante para que o professor possa perceber se houve mudança de postura, isto é, se com a participação nas aulas os alunos puderam construir maiores conhecimentos acerca do tema proposto e, em especial, se quebraram alguns preconceitos acerca dos homossexuais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.