Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O uso da imaginação por meio das animações de massinha

 

13/11/2011

Autor e Coautor(es)

Pedro Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O principal objetivo desta aula é produzir animações e estimular a imaginação da criança por meio de um computador e massa modelar, onde os alunos poderão produzir um vídeo e ser exibido ao ser finalizado.

Duração das atividades
4 aulas, aproximadamente 4 horas de cada aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem estar no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1:

 

  1. Apresentar aos alunos o objetivo desse trabalho de massinha juntamente com a animação, e em seguida mostrar as seguintes imagens:

DISPONÍVEL NO LINK: http://artebydine.blogspot.com/2008/09/massinha-de-modelar

    

DISPONÍVEL NO LINK:http://transnet.ning.com/video/video/listForContributor?screenName=3eqqz9ipwa90z

 

 E os vídeos disponíveis no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=OgWINgV5D_M&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=sZb1K-sfB28&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=GbpFRGi1aSY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=6WSxi5ZmF70

2=  Depois de apresentar as imagens e os vídeos e,  principalmente, o objetivo do trabalho, que é fazer uma animação com a massinha, a professora deverá separar os alunos em grupo.

3= Após separar os alunos, cada grupo deverá fazer um roteiro que dará origem na animação, onde deverá estar  inserido os personagens, a introdução, desenvolvimento e o final da história. 

4= A professora poderá mostrar como modelo para o roteiro a história da Brande de Neve, disponível no link:

http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm

 

AULA 2:

 

1= Depois de ter produzido o roteiro, a professora deverá entregar as massinhas de modelar, de preferência colorida, para cada grupo.

2= Cada grupo deverá modelar os personagens que estão inseridos dentro do seu roteiro

DISPONÍVEL NO LINK: http://mast-tics.blogspot.com/2011/07/dicionario-cibernetico-capitulo-2.html

 

 3= Terminado de ter feito os personagens, a professora auxiliará  na câmara para tirar foto de cada movimento do personagem, ou seja, o grupo ajudará em cada traço de movimento seguido do roteiro, e a professora irá tirar cada foto relacionado diretamente com os movimentos.

4= Após a professora ter terminado de tirar as fotos, ela mesma poderá transferir as fotos para o programa Movie Maker, ou seja, a professora irá juntar as fotos no programa que vai gerar um vídeo com os conjuntos das fotos do determinado grupo.

 

AULA 3

1= A professora irá exibir os vídeos produzidos para a turma

2= Ao longo da demonstração dos vídeos, cada grupo terá o direito de explicar o porquê escolheu o tema, se acharam difícil produzir uma animação de massinha, e os outros grupos, caso queiram, poderão perguntar ou até mesmo elogiar o trabalho do outro grupo.

3= Depois de ter terminado as exibições, cada aluno deverá descrever  como foi a experiência de relacionar a arte com o vídeo.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Observar se os alunos tem alguma dificuldade na elaboração dos roteiros.
  • Verificar a participação de cada aluno inserido no grupo.
  • Tentar identificar os interesses de cada um para a produção da animação, onde estará incluído a cooperação e o diálogo.
  • Perceber, por meio do texto efetuado pelo aluno no final da exibição do filme, a concepção dele entre a arte coligado com a mídia.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Victor Dias, UFMG , Minas Gerais - disse:
    astronaveoasis@yahoo.com

    19/09/2014

    Cinco estrelas

    Excelente. São idéias deste tipo que elevam o aprendizado e aumentam o nivel dos estudantes. Boa iniciativa.


  • Pedro Ferreira de Andrade, Faculdade Santa Terezinha , Distrito Federal - disse:
    f.pedro.a@gmail.com

    17/11/2011

    Cinco estrelas

    Sua aula atendeu os requisitos solicitados, exemplarmente. Apreciei muito ter lançado mão dos recursos utilizados na disciplina PME. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.