20/09/2009
Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Relações de gênero |
O aluno poderá aprender que há diferenças físicas entre homens e mulheres, e que estas são normais. Além disso, eles poderão refletir sobre as atividades cotidianas, como cozinhar, lavar louça, entre outras, as quais podem ser realizadas tanto por homens quanto por mulheres.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática: uso do aparelho de DVD
Motivação
Para dar início a discussão e instigar a curiosidade dos alunos sobre o tema da aula, o professor deverá mostrar inicialmente um vídeo de 8 minutos e 42 segundos denominado “Sexo oposto: as diferenças entre homens e mulheres” (Fig. 1), como postado abaixo.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xXshIF7drKo).Acesso em 20 jul. 2009
Figura 1 – Sexo oposto
Em seguida, o professor deverá indagar a opinião dos alunos sobre os aspectos tratados no vídeo, trazendo-os à discussão.
ATIVIDADE 1:
Após as discussões, sugerimos que o professor apresente as figuras (2 e 3) para os alunos, indagando-os dos aspectos que podem ser apontados de cada uma (o que lhes vem a mente quando olham para as figuras). O intuito desta atividade é que os alunos possam perceber e mencionar as diferenças físicas existentes entre homens e mulheres. É importante que o professor anote na lousa os aspectos que os alunos apontam como sendo diferentes em ambas figuras.
Figura 2 – Figura de um Homem
Disponível em: http://www.pertoesta.com.br/wp-content/uploads/2009/02/sumario_homem_01.jpg
Figura 3- Figura de uma mulher
Disponível em: http://www.plantaodacidade.com.br/especial/gfxiv.jpg
O professor pode também, durante esta atividade, interrogar os alunos:
* Vocês acham que os homens e as mulheres são diferentes?
* Os homens são tratados de forma diferente das mulheres na sociedade? Por quê?
Em seguida, o professor deverá apresentar as figuras de mulheres (Figs. 4 e 6) e de homens (Figs. 5 e 7) realizando atividades domésticas, a fim de desconstruir a idéia de que compete somente às mulheres as atividades domésticas.
Figura 4 - Mulher cozinhando
Disponível em: http://ricardomgomes.blogspot.com/2009_01_01_archive.html
Figura 5- Homem lavando louças
Disponível em: http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda092003m.htm
Figura 6- Mulher passando roupa
Disponível em: http://www.redetec.org.br/inventabrasil/passrou2.jpg
Figura 7- Homem passando roupa
Disponível em: http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda092003m.htmR
Neste momento, sugerimos que o professor promova uma discussão com os alunos sobre as atividades cotidianas domésticas. Neste sentido, abaixo apresentamos algumas questões norteadoras da discussão:
• O que vo cês acham destas figur as?
• O que lhes vêem a mente ao vê-las?
• É comum um homem lavando a louça? E cozinhando? Passando roupa?
• O que vocês acham disso?
Em seguida, sugerimos que o professor apresente um vídeo, postado abaixo, de 2 minutos e 56 segundo em aula intitulado: “O homem de avental” (Fig. 8).
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0rYsp6LFTaY
Figura 8 – Homem de avental
ATIVIDADE 2
Após as discussões feitas anteriormente, neste momento, o professor deverá ler para os alunos os aspectos apontados por eles, indagando-os do por quê destes aspectos, a fim de que tenham um espaço aberto e acolhedor de maneira a poderem manifestar suas dúvidas sem ser criticados pelos seus comentários ou opiniões. O intuito é que esta atividade possa desconstruir os papéis socialmente definidos para homens e mulheres desempenharem.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. Além disso, a fim de dar os fechamentos as atividades realizadas nestas aulas, o professor deverá solicitar que os alunos (em grupos) elaborem em grupos um texto jornalístico sobre a temática trabalhado em aula, de maneira que eles consigam traduzir o que puderam refletir sobre a mesma, e trabalhem a escrita. Este texto será apresentado oralmente (em formato de um telejornal, por exemplo) pelos alunos em sala de aula, de forma a ser trabalhado a oralidade e também a socialização da informação com todos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasCaro, professor. Essa temática sobre a diversidade de gênero é muito importante, não só para falarmos na igualdade entre homens e mulheres, mas também para explicitarmos os preconceitos etnicos e raciais que existem em nossa sociedade.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a atividade. Valeu. A atividade proposta ajudou-me abordar a quetão da sexualidade na adolescência.