Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Que bicho é esse? Vamos conhecer alguns bichos brasileiros com risco de extinção?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 • Realizar pesquisa sobre os bichos brasileiros em colaboração com os familiares;
 • Identificar alguns bichos da fauna brasileira;
 • Conhecer algumas características de animais brasileiros em risco de extinção;
 • Ouvir e contar histórias;
 • Conhecer poemas sobre os bichos brasileiros;
 • Cantar e dançar músicas dos bichos do Brasil;
 • Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.

Duração das atividades
1º Momento: 15 min. 2º Momento: 30 min. 3º Momento: 15 min. 4º Momento: 20 min para cada livro. 5º Momento: 30 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios.
 

Estratégias e recursos da aula

        Esta aula partiu da experiência de viagem de uma aluna com sua família para Bonito, no Mato Grosso do Sul. A aluna trouxe imagens, fotos e postais sobre diferentes bichos brasileiros que habitam a região. Observando e conversando sobre os animais, surgiu a necessidade de uma pesquisa mais detalhada para dar vazão à curiosidade das crianças.
        Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.
       Em nossa experiência, desenvolvemos um trabalho sobre os bichos brasileiros, utilizando o CD de Paulo Bira, “Brasileirinhos, música para os bichos do Brasil”, e os livros com os poemas de Lalau, que foram feitos para os animais da fauna brasileira. A partir deste projeto de música e poesia, foi confeccionado, na sala de artes, o mar, a mata e o céu, com as imagens dos respectivos animais. 


1º Momento: Música

                                   Brasileirinhos, música para os bichos do Brasil.

                         Música 
              
        Imagem 1 -  Fonte: http://brasileirinhoscd.blogspot.com/ - acesso em 14/11/2011


Organização do espaço:
         Professor, qualquer local poderá ser organizado para ouvir, cantar e dançar ao som das músicas dos bichos do Brasil. Poderá ser na sala, no pátio ou no parque.
         Ouça a música com as crianças e repita muitas vezes as canções preferidas. Aprenda as letras e cante com as crianças. Desfrute e explore a riqueza dos diferentes ritmos. Ofereça instrumentos de percussão e proponha que as crianças toquem junto, acompanhando o ritmo.
         Será divertido explorar gestos e movimentos inventados pelas crianças no momento de suas expressões.
         Aliado a música e a dança, será importante apresentar a imagem de cada animal. Professor, procure oferecer às crianças fotos que demonstrem as características dos animais, e não apenas desenhos esteriotipados.
Material necessário:
 • CD “Brasileirinhos, música para os bichos do Brasil”;
 • Aparelho de som;
 • Instrumentos musicais de percussão.

2º Momento: Pesquisa de Imagens. Animais brasileiros em risco de extinção.

         Professor, entre em contato com as famílias e solicite-lhes que pesquisem com as crianças imagens sobre os animais que as crianças aprenderam nas músicas.
 • Lobo-guará;
 • Mico-de-cheiro;
 • Peixe-boi;
 • Onça-pintada;
 • Tamanduá-bandeira;
 • Urubu-rei;
 • Macuco;
 • Gato-palheiro;
 • Peixe-serra;
 • Tubarão-martelo;
 • Mico-leão-dourado;
 • Jacaré-de-papo-amarelo;
 • Preguiça-de-coleira;
 • Anta;
 • Ararinha-azul.
         Ao receber o material, organize as crianças num grande grupo para apresentar-lhes a imagem dos diferentes animais. Crie um ambiente no qual, após a apreciação das fotos, as crianças também tenham a oportunidade de expressarem sua opinião sobre o que mais lhes chamou  atenção. Em seguida, explore as imagens pesquisadas, instigando as crianças a pensarem sobre elas:
 • Qual é o animal preferido?
 • Qual o animal mais feroz?
 • Qual o mais bonito?
 • Como são?
 • Como e onde vivem?
 • Quais suas principais características?
 • Como se alimentam?
 • Como cuidam de seus filhotes?

                                                Conhecendo os animais!

                    Animais 1 
           
   Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
          

3º Momento: Montagem do Mural.

         Professor, nesta etapa, construa um mural coletivo, elaborado a partir das imagens pesquisadas pelas crianças e suas famílias. O mural será utilizado posteriormente para construção da cidade.  Consulte a aula “Como construir nossa cidade?”.
        Organize com as crianças as imagens e separe os animais por categorias:
 • Os animais que voam;
 • Os animais que vivem na terra;
 • Os animais que vivem na água.

         Professor, dependendo da idade das crianças, estas categorias poderão ser exploradas e aprofundadas.
         Construa sobre uma lona a representação da terra e cole os animais que vivem neste ambiente. Selecione uma lona para representar o mar e faça o mesmo com os animais que vivem na água. Para os animais que voam, prepare um pedaço de tecido, representando o céu.
             

                      Bichos 2

     Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

Material necessário:
 • Um pedaço de lona azul para representar o mar;
 • Um pedaço de lona verde para representar a terra;
 • Um pedaço de tule azul para representar o céu;
 • Imagens de bichos brasileiros;
 • Cola;
 • Tesouras.

4º Momento: As histórias.

         Professor, além das belas músicas para os bichos brasileiros, você poderá contar com uma coleção de livros que foram escritos por Lalau e ilustrados por Laurabeatriz. Os livros trazem poesias, lindas imagens e curiosas informações sobre os bichos brasileiros em risco de extinção.

         Livro bichos 1                Livro bichos 2 
                               
                                    Fonte:http://spzinho.blogspot.com/2010/10/o-cd-brasileirinhos-musica-para-os.html – acesso em 14/11/2011.

         Professor, os livros poderão ser fonte de inúmeras possibilidades, descubra e desfrute com as crianças, cada uma delas.
 • Leia as poesias;
 • Explore as curiosidades sobre cada animal;
 • Observe com as crianças as cores dos bichos;
 • Conheça os hábitos alimentares;
 • Aprecie as principais características.

5º Momento: Montagem da Cidade.

         Professor, consulte a aula “Como construir nossa cidade?”.
         Neste momento, dois projetos se entrelaçam, os murais confeccionados sobre os animais farão parte do projeto da construção da cidade. O mar, a terra e o céu irão compor a “Nossa Cidade”.
         Em nossa experiência, fechamos o projeto com a apresentação de um vídeo sobre a viagem de uma aluna à Bonito. A mãe da criança veio até a escola e compartilhou com o grupo as imagens e a experiência da viagem.              
         Professor, fique atento e não perca a oportunidade de buscar outras opções de  participação dos familiares nos projetos realizados com as crianças. São momentos especiais que deverão ser contemplados.

Recursos Complementares

Coleção Brasileirinhos:
LALAU. Brasileirinhos: Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna. São Paulo: Cosacnaify, 2001.
____. Novos Brasileirinhos. São Paulo: Cosacnaify,2002.
____. Mais Brasileirinhos. São Paulo: Cosacnaify, 2003.
____. Bem Brasileirinhos. São Paulo: Cosacnaify, 2004.


Música:
Brasileirinhos. Música para os bichos do Brasil. Paulo Bira.

Avaliação

         A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras.
        Além disso, o professor deverá observar as manifestações das crianças neste novo espaço de atividade e acompanhar suas possibilidades de pesquisa, expressão e imaginação. Deverá considerar o interesse e curiosidade das crianças no conhecimento dos animais brasileiros em risco de extinção.

 

 

 

 


 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.