01/12/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
• Imaginar e construir um conceito inicial de cidade;
• Descobrir e propor trajetos;
• Construir uma cidade para brincar;
• Desfrutar de momentos de expressão e descontração;
• Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.
Esta aula não exige conhecimentos prévios.
A proposta desta aula teve início com o feriado de comemoração de aniversário de nossa cidade, Florianópolis. A partir deste episódio surgiram algumas perguntas:
• Qual é a nossa cidade?
• O que é uma cidade?
• Qual o nome da cidade em que vivemos?
As perguntas geraram conversas e as inquietações das crianças foram delineando quais eram suas alusões sobre lugar, cidade, trajeto.
Utilizamos como inspiração para este trabalho algumas obras do artista argentino, Jorge Macchi, sobre a poética das cidades. Eis aqui algumas indicações:
• Fonte, 2006;
• Paisagem marinha, 2006;
• Cidade adormecida, 2004;
• Trama 1, 2004;
• Planeta azul, 2003;
• A cidade perfeita, 2003;
• Guia da imobilidade, 2003.
Sobre a Obra de Macchi consulte os recursos complementares.
Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças a partir de 2 anos de idade, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.
1º Momento: O chão da cidade.
Professor, comece o trabalho fazendo uma investigação de possibilidades.
• O que as crianças pequenas entendem sobre cidade?
• O que é uma cidade para cada criança do grupo?
• Quais são suas idéias e conceitos?
• Quais suas impressões e percepções?
Depois de investigado os conceitos das crianças, proponha a construção de uma cidade.
Organização do espaço:
Escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego. Estenda uma lona grande sobre o chão e disponibilize um giz de quadro para cada criança. Comece desenhando com elas um esboço da futura cidade.
Em nossa experiência, a ideia surgiu a partir das pistas de carrinho, que logo ficaram pequenas para as brincadeiras das crianças. O grupo necessitava de uma pista onde todos pudessem entrar e sentar sobre ela.
Adaptamos as pistas para nossa cidade, imprimindo vários trajetos sobre a lona.
A referência inicial de cidade, para o grupo, era a escola e os lugares que fazem parte dela, então consideramos nossa cidade como sendo a nossa escola, e começamos a desenhá-la. .
Depois de terminado o desenho inicial, trouxemos muitos brinquedos para a cidade e começamos a brincar. Nossa cidade é dobrável, quando a brincadeira termina dobramos a lona e guardamos para um novo dia.
Material necessário:
• Um pedaço de lona 04 m (quatro metros);
• Alguns pedaços de giz de quadro, um para cada criança.
Primeiras brincadeiras sobre o esboço da cidade!
Foto1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
2º Momento: Construção das casas e da escola.
Professor, neste momento explore as experiências das crianças e acompanhe as referências que o grupo tem sobre cidade. Em nosso caso, trabalhamos com a construção das casas e da escola.Cada criança fez sua casa e a professora construiu a escola.
Utilizamos diferentes caixinhas de papelão e cobrimos as caixas colando retalhos coloridos de tecidos.
Organização do espaço:
Prepare um espaço com mesas e cadeiras e disponibilize o material para o grupo de crianças. A atividade também poderá ser realizada com as crianças sentadas no chão.
Material necessário:
• 01 (uma) caixa para cada criança;
• Potinhos de cola;
• Retalhos de tecido.
Antes do revestimento das caixas (casas) com tecidos, ajude as crianças a recortarem portas, janelas ou outras representações que desejarem.
Foto3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
3º Momento: Expedição exploratória pelos arredores da escola.
Professor, realize com seu grupo uma expedição exploratória, buscando, na escola e em seus arredores, todo tipo de material que possa servir de implemento para a construção da cidade.
Em nosso caso, encontramos e recolhemos galhos, folhas secas e sementes. Separamos todo o material numa grande caixa para posteriormente investigar as possibilidades de uso no projeto de nossa cidade.
Adaptamos um suporte de barro para as folhas e galhos e transformamos o material em árvores. As árvores foram depositadas sobre a lona (chão da cidade).
Material:
• Folhas e galhos secos;
• Pequenas bolinhas de barro.
Inventando Árvores!
Foto4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
4º Momento: Incorporação de outros projetos para construção da cidade.
Professor, o projeto da construção da cidade poderá durar todo um ano letivo, outros projetos poderão ser incorporados tornando a cidade um chão que acolhe uma diversidade de experiências.
Casas, pistas, árvores, parques, caixas de histórias, animais poderão formar um cenário que será tecido e tramado com a vivência de cada grupo.
As fotos mostram um pouco das possibilidades do nosso chão!!!
Foto 6: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Bichos Brasileiros!
Foto7: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
A maleabilidade da cidade encanta as crianças, um dia é pista para carros, outro é suporte das mais variadas aventuras.
5º Momento: Montagem da cidade.
Professor, neste momento, junte todos os ensaios vividos e deposite sobre a cidade, o lugar ficará grande e habitado por todas as experiências do grupo.
Para nossa cidade trouxemos o mar, a mata, os animais, as casas, as histórias, as árvores e, lá no alto, sobre nossas cabeças, o céu.
(Professor consulte a aula: Que bicho é esse? Vamos conhecer alguns bichos brasileiros com risco de extinção?).
Construção do Céu!
Foto8: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Nossa Cidade!
Foto9: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Inspiração no trabalho do artista argentino Jorge Macchi.
Sobre a Obra de Jorge Machi, consulte:
http://jorgemacchi.com/cast/CV01.htm - acesso em 15/11/2011.
BARREIRO, Gabriel Pérez. Jorge Macchi: exposição monográfica. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2007.
Sobre cidades, consulte:
A inspiradora obra de Ítalo Calvino;
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
O Poema “O Mapa”, de Mário Quintana.
A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras.
Observar as manifestações das crianças neste novo espaço de atividade. Acompanhar os movimentos imaginativos e inventivos na construção do conceito de cidade, na descoberta e proposição de trajetos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!