01/12/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
• Organizar um espaço de brincadeira;
• Identificar características do material utilizado: cor, textura, maleabilidade;
• Experimentar amarrações com o material;
• Desfrutar de momentos de expressão e descontração;
• Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças;
• Experimentar movimentos de correr, saltar, rolar, abaixar, puxar, prender, escapar e outros.
Esta aula não exige conhecimentos prévios.
A proposta desta aula foi inspirada numa obra da artista brasileira Lygia Clarck; Rede de Elástico de 1973. Consulte indicação nos recursos complementares.
Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.
1º Momento: Montagem da trama de elásticos com as crianças.
O tempo de montagem da atividade dependerá da idade das crianças, do tamanho do espaço físico que será utilizado e a quantidade de material. Em nossa experiência, utilizamos 08 rolos de elásticos coloridos, de 10m cada um, distribuídos num espaço de tamanho médio.
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Organização do espaço:
Professor, escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego e segurança, proporcionando possibilidades de movimentos amplos e expressivos do grupo.
Abra, com as crianças, os rolos de elástico e proponha a construção de uma grande teia. Oriente as crianças na disposição do material, indicando possíveis locais onde o material poderá ser amarrado ou enlaçado para formar a teia. Ajude a amarrar as pontas, caso haja necessidade.
Para segurança das crianças, os elásticos não deverão ser muito tencionados na hora de amarrar, para evitar que se machuquem durante a brincadeira. Nem muito tensos, nem frouxos.
Material necessário:
• Vários rolos de elásticos coloridos.
2º Momento: Brincadeira na teia.
Puro movimento e muita expressão!
Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Professor, o objetivo desta atividade é promover uma experiência para as crianças de descontração e movimento.
Supervisione este momento com atenção para que as crianças possam desfrutar, com autonomia e segurança, do emaranhado de fios da teia.
As crianças poderão brincar espontaneamente, descobrindo diferentes possibilidades de experimentação do espaço: correr, enrolar, abaixar, prender, escapar, puxar, deixar-se enrolar na teia, prender o outro, sentir a maleabilidade do material.
Muitas brincadeiras poderão surgir neste momento, siga o ritmo do grupo e explore:
• O jogo de faz-de-conta;
• Atividades e movimentos espontâneos;
• Atividade dirigida, na qual o professor faz provocações e indicações considerando a faixa-etária de cada grupo;
• Atividade de imitação de gestos e movimentos;
• Imitação de animais;
• Brincadeira de pega-pega dentro da teia;
• Desafios. Brincadeira com movimentos sem tocar os elásticos com o corpo. Passar por baixo, por cima, pular e rolar por baixo dos elásticos.
3º Momento: Desmontar e guardar para outro dia!
Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Ao final da brincadeira, convide o grupo de crianças para desfazer a teia.
Para desmontar, o critério poderá ser a cor. Cada grupo de crianças fica responsável para desamarrar e recolher uma cor dos elásticos.
Depois de retirados, será a vez de organizar os elásticos em rolos e guardá-los numa caixa para uma próxima vez.
Professor, você poderá organizar uma caixa para guardar os elásticos, que funcionará como uma casa para “Nossa Teia”, enquanto não é utilizada. Observe que este material proporciona uma variedade de possibilidades. Cada vez que a teia é montada, poderá assumir novas características. Seguem sugestões:
• Modificar o espaço físico, alternar entre espaços pequenos e maiores;
• Modificar o tamanho da teia;
• Inserir obstáculos entre o emaranhado de elásticos;
• Utilizar a teia como passagem para chegar a outro local, entre outras.
O material também poderá ser alterado para a construção da teia:
• Barbantes coloridos;
• Fios de lã;
• Diferentes tipos e espessuras de elástico;
• Pequenos elásticos amarrados, formando uma rede;
• Pequenos pedaços de tiras de tecidos amarrados.
Professor, utilize sua criatividade e construa com seu grupo as mais inusitadas maneiras de brincar com a teia!!!
Faça uma conversa para perceber os conhecimentos das
crianças sobre teias. Compare a teia construída com a teia de aranha. Explore as idéias do grupo sobre teias. Num momento posterior pesquise imagens e informações e amplie o conhecimento das crianças.
Inspiração no trabalho da artista Lygia Clarck.
Sobre a Obra de Lygia, consulte:
Fonte:
http://www.lygiaclark.org.br/associacaoPT.asp - acesso em 07/11/2011.
A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras. Acompanhar as manifestações das crianças neste novo espaço de atividade, a trama de elásticos. Observar os movimentos, a forma de organização no espaço e a exploração do material.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/08/2014
Cinco estrelasMuito boa a sua aula.Me ajudou muirto. Obrigada.