Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual é a cor? Vamos conhecer as cores através da obra do artista francês, Yves Klein?

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar nuanças da cor azul;
• Conhecer e identificar cores;
• Brincar com as cores em livros de literatura infantil;
• Trabalhar com mistura de cores;
• Brincar com as cores por meio do manuseio de tintas;
• Experimentar momentos de expressão e descontração;
• Utilizar tinta para impressão do corpo, em diferentes superfícies;
• Explorar as possibilidades dos materiais oferecidos para pintura.
 

Duração das atividades
5 aulas de aproximadamente 30 min cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

        A proposta desta aula foi inspirada na obra do artista francês Yves Klein. Consulte indicação nos recursos complementares.

Imagem 1 
 
     Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Yves_Klein - acesso em 15/12/2011

 

        Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária. Nossa experiência foi realizada com crianças de 2 e 3 anos.


1º Momento: Explorando o universo colorido de Yves Klein!


         Professor, nesta etapa o trabalho estará voltado para o conhecimento de algumas obras do artista. As crianças poderão realizar uma pesquisa com os familiares sobre a obra de Yves Klein. 
        Após a pesquisa realizada com as famílias prepare o material recebido e agregue outros de sua investigação. Organize as crianças num grande grupo para apresentar a elas um pouco sobre a obra do artista. Crie um ambiente no qual as crianças possam apreciar e emitir suas impressões sobre os diferentes elementos observados nas fotos, imagens e livros. Explore as imagens pesquisadas instigando que pensem sobre as cores, formas e texturas.

 Imagem 2 
             Fonte: http://coatedarms.blogspot.com/2011/08/ode-to-yves-klein-blue.html
Acesso em 12/12/2011

 

 imagem 3
Fonte: http://www.guggenheim.org/new-york/collections/collection-online/show-full/piece/?search=Blue%20Sponge&page=&f=Title&object=64.1752
Acesso em 12/12/2011

2º Momento: Explorando a cor azul!


         Após o conhecimento da imagem de algumas obras, selecione com as crianças aquelas em que o artista explora diferente nuances de azul.
         Professor, organize na própria sala ou na sala de artes um ambiente para pintura. Utilize as imagens selecionadas como subsídio desta etapa.


Organização do espaço:
        Selecione diferentes tonalidades de tinta azul e disponibilize para as crianças.  Cubra a mesa de trabalho com uma folha de papel kraft e ofereça um pincel para cada criança. Após a disposição do material explore com o grupo as diferentes tonalidades de azul. Ofereça também a cor branca para brincar com a descoberta de novos tons.


Material necessário:
• Tinta, varias tonalidades de azul;
• Tinta branca;
• Papel kraft;
• Pincéis, um para cada criança.

      Explorando a cor azul!

Foto 1  
 
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

 Foto 2
Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

3º Momento: Explorando as cores da história!


         Professor, eleja algumas histórias que apresentem as cores como elemento do seu enredo. Incremente este momento de estudo das cores com histórias curiosas e divertidas. Em nosso caso utilizamos o livro "Bom Dia, todas as Cores" de Ruth Rocha. Outros livros poderão ser explorados, este é apenas um exemplo.
        Dedique um tempo para narração da história, organize um espaço aconchegante para que este momento possa acontecer de maneira especial. Poderá ser uma roda, as crianças sentadas sobre um tapete ou sobre almofadas.
        Professor, lembre que antes de contar uma história é fundamental que se tenha feito algumas leituras prévias, no sentido de estabelecer uma familiaridade com o texto antes do trabalho com as crianças. Contar uma história, por mais simples que pareça, deve ser cuidadosamente preparado.
        Depois de as crianças ouvirem a história, será importante um tempo para que possam expressar suas emoções e impressões. Professor, observe o ritmo de cada grupo e o tempo de envolvimento das crianças na atividade.


4º Momento: Explorando outras cores!


         Neste momento outras cores serão exploradas além do azul. Recupere com o grupo as imagens das obras de Yves Klein e descubram novas cores em seu trabalho.


Organização do espaço:
         Professor, a atividade poderá ser desenvolvida em diferentes espaços, na própria sala do grupo ou em outros espaços alternativos.
        O material para o trabalho de pintura poderá ser oferecido sobre mesas ou sobre o chão. Disponibilize para o grupo de crianças bandejas de isopor com diferentes cores. As cores poderão ser escolhidas por sugestão do próprio grupo. Além das diferentes cores de tinta, disponibilize pincéis e folhas grandes de cartolina.


Material necessário:
• Tinta guache de varias cores;
• Pincéis (um para cada criança);
• Folhas de cartolina (uma para cada criança).

        Professor, outras superfícies poderão ser oferecidas para a realização deste trabalho. Eis aqui algumas sugestões:
• Madeira;
• Papelão;
• Outros tipos de papel.


Para pintar, também poderão ser utilizados outros instrumentos, além do pincel. Sugestões:
• Rolos,
• Esponjas;
• O próprio corpo.


            Explorando as cores!

Foto 3 
 
Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

 Foto 4
Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

5º Momento: Impressões do corpo com tinta!


         Neste momento, inspirados no trabalho de impressões corporais de Yves Klein, será a vez de brincar com a tinta utilizando o próprio corpo.
         Professor, ofereça para as crianças tinta de varias cores em bandejas ou pequenas bacias. Coloque camadas finas de tinta nos recipientes e proponha para o grupo a possibilidade de pintar algumas partes do corpo para a posterior impressão em diferentes superfícies.
         As crianças poderão imprimir mãos, pés, braços e outras partes do corpo. As impressões poderão ser realizadas sobre papel, tecido ou papelão.
         Vários gestos poderão ser explorados na brincadeira de produzir marcas com o próprio corpo.

Impressões Corporais!


 Foto 5
Foto 5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

 Foto 6 
 
Foto 6: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

 Foto 7
Foto 7: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

        Professor, utilize sua criatividade e construa com seu grupo as mais inusitadas maneiras de brincar com a tinta e o corpo.
 

Recursos Complementares

Inspiração no trabalho do artista Yves Klein.


Sobre a Obra de Yves Klein, consulte:
Fonte: http://dasartesplasticas.blogspot.com/2007/09/yves-klein-nice-frana-arte-conceptual.html - Acesso em 15/12/2011.
Fonte: http://obviousmag.org/archives/2011/06/yves_klein_-_o_vazio_em_cada_um.html - Acesso em 15/12/2011.
WEITEMEIER, Hannah. Klein.São Paulo: Paisagem, 2005.
ROCHA, Ruth. Bom dia, todas as cores. São Paulo: Quinteto Editorial, 1998.
____, Romeu e Julieta. São Paulo: Salamandra, 2009.
 

Avaliação

        A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras. Acompanhar as manifestações das crianças na relação com os materiais. Observar suas possibilidades de expressão e descontração. Analisar o movimento de construção dos conceitos sobre as cores.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.