Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos brincar com tecidos? Enrolar, puxar, deslizar, cobrir, esconder,vestir e balançar?

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Organizar e desfrutar de um espaço de brincadeira;
  • Identificar características do material utilizado: cor, textura, maleabilidade;
  • Experimentar diferentes possibilidades lúdicas com o material;
  • Desfrutar de momentos de expressão e descontração;
  • Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças;
  • Explorar possibilidades do jogo de faz de conta;
  • Experimentar a passagem apertada por meio de um túnel de tecido.
Duração das atividades
5 aulas de aproximadamente 30 min cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

 

A proposta desta aula foi inspirada em diferentes obras de artistas brasileiros representantes da arte contemporânea, Lygia Clarck, Hélio Oiticica e Lygia Pape. Consulte indicação nos recursos complementares.

Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.

 

1º Momento: Brincando com tecidos!

            Professor, esta atividade consiste em preparar um espaço adequado para brincadeira e oferecer os tecidos como material lúdico.

As crianças poderão brincar espontaneamente, descobrindo diferentes possibilidades de experimentação com o material:

  • Arrastar/deslizar;
  • Construir casas;
  • Brincar de esconde-esconde;
  • Inventar indumentárias;
  • Construir ninhos e outros.

 

Organização do espaço:

         Professor, escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego e segurança, proporcionando possibilidades de movimentos amplos e expressivos do grupo.

            Depois de escolhido o espaço disponibilize tecidos de diferentes cores, texturas e tamanhos.

 

Explore as cores oferecendo tecidos,

  • Vermelho;
  • Azul;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Branco;
  • Laranja;
  • Marrom;
  • Preto;
  • Roxo;
  • Lilás;
  • Rosa.

 

Explore diferentes texturas,

  • Liso;
  • Rugoso;
  • Com relevos;
  • Peludo;
  • Áspero;
  • Macio;
  • Vazado.

 

Explore tamanhos diversos,

  • Grandes (deverão medir a partir de 5m de comprimento)
  • Médios (deverão medir entre 2m e 3m de comprimento)
  • Pequenos (lenços)

 

Material necessário:

  • Vários pedaços de tecidos.

Professor, quanto maior a quantidade de tecidos, melhor para dinâmica da brincadeira.

 

2º Momento: Inventando Capas. Inspiração nas capas do artista Hélio Oiticica.

         Nesta etapa as crianças irão construir capas com os tecidos. As capas poderão ser utilizadas em diferentes espaços da instituição, na sala, no parque, em espaços amplos e externos. 

         As crianças criam e inventam suas capas para posteriormente serem subsídio das mais inusitadas brincadeiras. Princesas, reis, rainhas e super-heróis são alguns dos personagens que poderão ser incorporados.

As capas serão produzidas por meio de amarrações com o próprio tecido.      

Foto1

Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

Foto2

Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

3º Momento: Tecidos transformam-se em cabanas!

         Professor, nesta etapa serão construídas cabanas. Utilize os tecidos, barbantes e grampos de roupa e arquitete junto com as crianças possibilidades de construção.

As tendas poderão ser erguidas no pátio ou na própria sala das crianças.

Depois de terminada a construção será momento de brincar criando enredos e inventando personagens.

Foto3

Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

Foto4

Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

Foto5

Foto5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

4º Momento: Tecidos transformam-se em túneis. Inspiração na obra de Lygia Clarck, Túnel de 1973. 

         Professor, utilizando como referência a obra de Lygia Clarck, construa com as crianças túneis de tecidos, nos quais as crianças poderão experimentar as mais curiosas passagens.Os túneis poderão apresentar diferentes comprimentos e as crianças poderão experimentar diversas sensações.

         Depois de confeccionados os túneis, os mesmos poderão ser levados para qualquer ambiente de brincadeira.

Imagem 1

 Fonte: http://greenandredapples.blogspot.com/2008/05/lygia-clark-2.html

Acesso em 12/12/2011

 

5º Momento: Atividade inspirada na Obra de Lygia Pape, Divisor, performance realizada pela primeira vez em 1968.

         Professor, baseado na obra Divisor, construa com o grupo de crianças uma superfície de tecido de 3X3 m com fendas onde as crianças possam enfiar suas cabeças.

         Depois de terminada a estrutura brinque com as crianças nesta superfície de uso coletivo. Explore com o grupo as mais variadas possibilidades de movimento sintonizado.

            A estrutura poderá ser utilizada em diferentes espaços da instituição.

Foto6

Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2011/10/obra-divisor-lygia-pape.jpg

Acesso em 12/12/2011.

 

 

Professor, utilize sua criatividade e construa com seu grupo as mais divertidas  maneiras de brincar com os tecidos!!!

Recursos Complementares
Avaliação

          A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras.

          Acompanhar as manifestações das crianças com este novo material, os tecidos. Observar os movimentos, a forma de organização no espaço e a exploração do material.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.