21/12/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Esta aula não exige conhecimentos prévios
A proposta desta aula foi inspirada em diferentes obras de artistas brasileiros representantes da arte contemporânea, Lygia Clarck, Hélio Oiticica e Lygia Pape. Consulte indicação nos recursos complementares.
Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.
Professor, esta atividade consiste em preparar um espaço adequado para brincadeira e oferecer os tecidos como material lúdico.
As crianças poderão brincar espontaneamente, descobrindo diferentes possibilidades de experimentação com o material:
Organização do espaço:
Professor, escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego e segurança, proporcionando possibilidades de movimentos amplos e expressivos do grupo.
Depois de escolhido o espaço disponibilize tecidos de diferentes cores, texturas e tamanhos.
Explore as cores oferecendo tecidos,
Explore diferentes texturas,
Explore tamanhos diversos,
Material necessário:
Professor, quanto maior a quantidade de tecidos, melhor para dinâmica da brincadeira.
Nesta etapa as crianças irão construir capas com os tecidos. As capas poderão ser utilizadas em diferentes espaços da instituição, na sala, no parque, em espaços amplos e externos.
As crianças criam e inventam suas capas para posteriormente serem subsídio das mais inusitadas brincadeiras. Princesas, reis, rainhas e super-heróis são alguns dos personagens que poderão ser incorporados.
As capas serão produzidas por meio de amarrações com o próprio tecido.
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Professor, nesta etapa serão construídas cabanas. Utilize os tecidos, barbantes e grampos de roupa e arquitete junto com as crianças possibilidades de construção.
As tendas poderão ser erguidas no pátio ou na própria sala das crianças.
Depois de terminada a construção será momento de brincar criando enredos e inventando personagens.
Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Professor, utilizando como referência a obra de Lygia Clarck, construa com as crianças túneis de tecidos, nos quais as crianças poderão experimentar as mais curiosas passagens.Os túneis poderão apresentar diferentes comprimentos e as crianças poderão experimentar diversas sensações.
Depois de confeccionados os túneis, os mesmos poderão ser levados para qualquer ambiente de brincadeira.
Fonte: http://greenandredapples.blogspot.com/2008/05/lygia-clark-2.html
Acesso em 12/12/2011
Professor, baseado na obra Divisor, construa com o grupo de crianças uma superfície de tecido de 3X3 m com fendas onde as crianças possam enfiar suas cabeças.
Depois de terminada a estrutura brinque com as crianças nesta superfície de uso coletivo. Explore com o grupo as mais variadas possibilidades de movimento sintonizado.
A estrutura poderá ser utilizada em diferentes espaços da instituição.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2011/10/obra-divisor-lygia-pape.jpg
Acesso em 12/12/2011.
Professor, utilize sua criatividade e construa com seu grupo as mais divertidas maneiras de brincar com os tecidos!!!
Sobre a Obra de Lygia, consulte:
Fonte: http://www.lygiaclark.org.br/associacaoPT.asp - acesso em 07/11/2011
Sobre a obra de Hélio Oiticica, consulte:
A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras.
Acompanhar as manifestações das crianças com este novo material, os tecidos. Observar os movimentos, a forma de organização no espaço e a exploração do material.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!