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Quem está na caixa? Vamos brincar com grandes caixas de papelão? Você já ouviu falar da artista brasileira, Lygia Pape?

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

• Confeccionar diferentes caixas utilizando colagem, pintura e desenho;
• Criar brincadeiras a partir do material oferecido;
• Conhecer e explorar possibilidades de uso do material;
• Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças;
• Brincar de esconde-esconde;
• Experimentar a sensação de estar oculto;
• Encobrir o outro se valendo das caixas, tecidos e papéis;
• Explorar diferentes alternativas do jogo de faz de conta;
• Experimentar jogos de cooperação;
• Dividir com o outro o espaço apertado da caixa;
• Criar um espaço (casa, carapaça) para estar só;
• Criar espaços para estar com os outros;
• Trocar experiências, sensações e sentimentos.
Duração das atividades
6 aulas de aproximadamente 20 min cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Esta aula não exige conhecimento prévio. 
Estratégias e recursos da aula

           Esta aula faz parte de um projeto vivenciado por um grupo de crianças com idade compreendida entre 2 e 3 anos de idade. O projeto foi desenvolvido neste ano de 2011 e intitulava-se “De Corpo e Arte”. O trabalho pautou-se numa perspectiva das artes visuais e das expressões corporais, vários artistas contemporâneos foram abordados como referência e algumas de suas obras subsidiaram as propostas pedagógicas com o grupo de crianças. Algumas obras funcionaram como fonte inspiradora para o desenvolvimento das atividades. Os artistas previamente selecionados utilizaram o corpo e suas expressões como forma de arte, fator que foi preponderante para escolha dos mesmos. 

           A aula aqui apresentada faz alusão ao trabalho da artista brasileira Lygia Pape e a obra de apoio foi, O Ovo, de 1968.
 
 
Foto1
Imagem 1
Fonte: http://entretenimento.uol.com.br/album/lygia_pape_madri_album.jhtm
Acesso em 13/12/2011.
 
 
 
     Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária.
 

1º Momento: Caixas com papel celofane

       Professor, organize várias caixas de papelão de diferentes tamanhos (preferencialmente caixas onde as crianças possam entrar). Mantenha as laterais das caixas e exclua a tampa e o fundo, no local da tampa adapte uma folha de papel celofane para fechar. Deixe o fundo da caixa livre. O papel poderá ser fixado na caixa utilizando fita crepe ou cola.
Organização do espaço: 
     Professor, qualquer local poderá ser organizado para o incremento das caixas. Poderá ser na sala do grupo, sala de artes ou no pátio. Disponibilize o material necessário e oriente as crianças para execução do trabalho.
 
Material necessário: 
• Caixas de papelão de diferentes tamanhos;
• Tesouras;
• Fita crepe;
• Cola;
• Folhas coloridas de papel celofane (em média uma folha para cada caixa).
 
 

2º Momento: Brincando com as caixas!

       Professor este é um momento de brincadeira. Organize as caixas espalhadas num local amplo, onde as crianças possam correr, rolar e explorar o material de diversas maneiras.  Apenas disponibilize as caixas construídas com o celofane e deixe que as crianças inventem seus jogos.
 
Organização do espaço: 
       Professor, escolha um espaço de tamanho médio com uma área livre de mobiliários. O espaço deverá acolher as crianças com aconchego e segurança, proporcionando possibilidades de movimentos amplos e expressivos do grupo. Distribua as caixas por todo o espaço. Quanto maior o número de caixas, melhor a dinâmica da atividade. 
 
Material necessário: 
Caixas com tampas de celofane colorido (pelo menos uma caixa para cada criança).
 
       A dinâmica do trabalho acontece quando as caixas são oferecidas para as crianças num determinado local. A partir do contato com o material as crianças vão criando suas brincadeiras. A idéia inicial da artista Lygia Pape está presente, mas não é a única possibilidade, além das crianças entrarem na caixa, romperem o celofane e "nascerem", muitas outras alternativas poderão ser exploradas. 
 
       As caixas são redutos das mais inusitadas experiências, no meio da brincadeira transformam-se em casas, abrigos, camas, carapaças, roupas, castelos, carros, berços. 
A transparência do celofane também contribui para estabelecer formas de interação, uma vez que posso ver o outro através de minha caixa, ou de minha janela.
 
       Professor, as caixas são ricas em possibilidades, cada grupo de criança fará uso delas a sua maneira, esteja atendo e invente junto com as crianças. 
 
       Observe por meio das imagens algumas invenções das crianças: 
 
 
Transformação das Caixas!
 
Foto2
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto3
Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 
Foto4
Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 
Foto5
Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 201
 
 
Brincando com as Caixas!
 
Foto6
Foto 5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
                       

 

3º Momento: Vamos pintar as caixas?

          Nesta fase do trabalho vamos pintar caixas com tinta guache. Cada dupla de crianças recebe uma caixa para colorir.
 
Organização do espaço: 
 
          Selecione algumas caixas, desmonte-as, vire-as de modo que o lado externo fique para dentro e arme-as novamente com objetivo de deixá-las lisas, sem impressões de escrita ou imagem. Disponibilize uma caixa para cada duas crianças e distribua pincéis e tintas de diferentes cores.
 
           A atividade poderá ser desenvolvida na própria sala das crianças e os materiais dispostos sobre as mesas. A tinta poderá ser colocada em tampinhas, potinhos ou bandejas. Cada criança deverá receber um pincel.
 
Processo de Virar a Caixa!
    
Foto7
Foto 6: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto8
Foto 7: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 
Foto9             Foto10
          
               Foto 8: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Material necessário: 
Tinta guache de varias cores;
Caixas de papelão;
Pincéis (um para cada criança).
 
Ao término desta etapa, separe as caixas para um novo episódio de brincadeira.
 
 

4º Momento: Caixa revestida com papel de revista!

     Nesta fase do trabalho vamos revestir as caixas com tiras de papel de revista. Cada dupla de crianças recebe uma caixa para colar.
 
Organização do espaço: 
     Selecione algumas caixas, desmonte-as, vire-as de lado de forma que a parte externa fique para dentro e arme-as novamente com objetivo de deixá-las lisas, sem impressões de escrita ou imagem. Disponibilize uma caixa para cada duas crianças. 
A atividade poderá ser desenvolvida na própria sala das crianças e os materiais dispostos sobre as mesas. 
 
Material necessário:
Papel de revista cortado em tiras;
Cola caseira;
Varias caixas de papelão.
 
Receita da cola caseira: 
Um litro de água fria;
6 ou 7 colheres de sopa de farinha de trigo; 
Leve ao fogo mexendo sempre, depois de cozida acrescentar gotas de vinagre para maior durabilidade da cola.
 
As crianças irão cortar folhas de revistas em pequenas tiras e colar sobre a superfície das caixas desmontadas. Ao final do revestimento as caixas deverão ser remontadas.
 
Com crianças pequenas as etapas de cortar o papel e depois colar sobre a caixa, deverão ser realizadas em dias diferentes para que as mesmas não ultrapassem o tempo de sua capacidade de envolvimento e concentração.
 
Depois de terminado o revestimento com o papel de revista, separe as caixas para um próximo episódio de brincadeira.
 
 
Caixas revestidas com papel de revista!
 
Foto11
Foto 09: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
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Foto 10: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
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Foto 11: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
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Foto 12: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto15
Foto 13: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
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Foto 14: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

 

5º Momento: Papel desenhado pelas crianças!

       Nesta etapa as crianças irão desenhar com giz de cera sobre papéis coloridos. Depois de realizado os desenhos, os papéis serão colados nas caixas assim como fizemos com o papel celofane numa das fases anteriores. No local da tampa adaptamos o papel desenhado pelas crianças, para fechar. O fundo da caixa fica livre. O papel poderá ser fixado utilizando fita crepe ou cola.
 
Com crianças pequenas as etapas de desenhar e depois colar o papel desenhado nas caixas, deverão ser executados em dias diferentes.
 
Material necessário:
 
Folhas de papel colorido (tons claros);
Giz de cera;
Caixas de papelão;
Fita crepe ou cola.
 
Papel com o desenho das crianças!
Foto17
Foto 15: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto18
Foto 16: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 
As Caixas prontas!
 
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Foto 17: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto20
Foto 18: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 
 

6º Momento: Brincando com as caixas, mais uma vez!

      Este momento será de muita brincadeira. Desta vez teremos caixas incrementadas de diferentes modos. Professor, estas foram algumas idéias sobre como compor as caixas, invente outras formas com o seu grupo.
 
Algumas sugestões:
Revestir as caixas com retalhos de tecidos colados;
Encapar com papel colorido;
Revestir com jornal picado.
 
    Como no 2º momento, outra vez vamos disponibilizar as caixas para brincadeira. Organize num espaço amplo e livre de mobiliários, todas as caixas confeccionadas até então. Neste momento algumas caixas poderão ser encobertas por pedaços de tecidos coloridos.
 
Material necessário:
Caixas de papelão (todas as que foram confeccionadas com as crianças);
Pedaços de tecidos coloridos de diferentes tamanhos.
 
Neste momento as crianças exploram as inúmeras possibilidades de brincadeiras. O jogo de faz de conta aparece induzido pela imagem que as caixas suscitam. 
 
Brincando com as Caixas!
 
Foto21
Foto 19: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011

Foto22

Foto 20: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto23
Foto 21: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
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Foto 22: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto25
Foto 23: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto26
        
                 Foto 24: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
             
Recursos Complementares

 Sobre Lygia Pape consulte:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_depoimentos&cd_verbete=915&cd_item=16&cd_idioma=28555 
http://entretenimento.uol.com.br/album/lygia_pape_madri_album.jhtm 
 
Professor, para conhecer um pouco mais sobre a obra de Lygia Pape assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=SU6Vu4101H0 
Avaliação

 

       A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras. 
 
      Observar as manifestações das crianças neste novo espaço de atividade. Acompanhar suas possibilidades de ação, pensamento e imaginação. 
    
      Analisar as formas de comunicação que o material (caixas e tecidos) suscita entre o grupo.
    
      Observar quais os tipos de jogos as crianças realizam e como se expressam por meio deles.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Luciana Pereira dos Santos, CMEI VILA MAUA , Goiás - disse:
    lucianaxica@yahoo.com.br

    22/03/2012

    Quatro estrelas

    Vou fazer uma adaptação para o berçário (1 ano de idade) criando o projeto "Uma turminha que amava caixas" baseado no livro Um homem que amava caixas. Depois posto as novidades.


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