Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos desenhar o corpo? Você sabe quem foi a artista Ana Mendieta?

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

• Conhecer algumas obras da artista Ana Mendieta por meio de imagens; 
• Brincar com o desenho do contorno do corpo;
• Preencher o contorno do corpo com diferentes materiais previamente pesquisados e recolhidos; 
• Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 30 min cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

        Esta aula faz parte de um projeto vivenciado por um grupo de crianças com idade compreendida entre 2 e 3 anos de idade. O projeto foi desenvolvido neste ano de 2011 e intitulava-se “De Corpo e Arte”. O trabalho pautou-se numa perspectiva das artes visuais e das expressões corporais, vários artistas contemporâneos foram abordados como referência e algumas de suas obras subsidiaram as propostas pedagógicas com o grupo de crianças. Algumas obras funcionaram como fonte inspiradora para o desenvolvimento das atividades. Os artistas previamente selecionados utilizaram o corpo e suas expressões como forma de arte, fator que foi preponderante para escolha dos mesmos. 
 
A aula aqui apresentada utilizou como fundamento o trabalho da artista contemporânea Ana Mendieta e baseou-se em várias de suas obras sobre impressões do corpo. 
 
Foto1
              
Fonte: http://suecosta.wordpress.com/2010/03/17/elas-fazem-arte-ana-mendieta/
Acesso em 15/12/2011
 
 
Professor esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades desde que sejam consideradas as especificidades de cada faixa etária.
 

1º Momento: Pesquisa de materiais!

 
     Professor neste momento será realizado com o grupo de crianças uma saída investigativa pelos arredores da escola na procura de materiais que sirvam para a experiência.
    
     Em nosso caso recolhemos galhos, sementes, folhas secas de diferentes qualidades, cores e tamanhos. Encontramos folhas de diferentes tonalidades, amarelas, marrons, verdes, vermelhas e rosadas. 
    
    A escolha destes elementos foi pautada no trabalho de Ana Mendieta que empregava em sua obra objetos encontrados na natureza.
    
    Todo o material recolhido foi selecionado, organizado e armazenado.
 
 
Foto2
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto3
Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 
 

2º Momento: Desenho do corpo impresso na caixa de areia!

        Professor, nesta etapa será realizado o desenho do corpo das crianças na areia. Algumas crianças do grupo deitam na areia e o professor ou outro companheiro com um graveto desenham o contorno do corpo da criança. As crianças poderão deitar em diferentes posturas criando movimento para as figuras que ficarão impressas no chão. 
 
       Terminado o desenho, vem a segunda etapa que é o preenchimento do contorno do corpo com o material previamente pesquisado. As crianças elegem materiais para compor o corpo como quem realiza uma pintura. Depois de pronto fotografamos e guardamos as fotos para um momento posterior do trabalho.
 
Organização do espaço: 
Professor, caso sua escola não tenha uma caixa de areia que possibilite o trabalho, encontre outras superfícies possíveis para esta proposta. 
A caixa de areia deverá ser previamente limpa para que as crianças possam deitar no chão para realização do desenho. 
 
Material necessário
Graveto para desenhar sobre areia;
Caixa com os materiais pesquisados (sementes, folhas e galhos).
 
Foto4
Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto5
Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto6
Foto 5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto7
Foto 6: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 

3º Momento: Contorno do corpo sobre o gramado!

    
     Professor, nesta etapa as crianças irão deitar sobre o gramado e os contornos de seus corpos serão feitos com barbantes ou cordas.
    
     Depois do contorno do corpo terminado será a vez do preenchimento da figura. Todas as crianças do grupo colaboram e um desenho sobre o gramado vai se configurando. O corpo vai sendo preenchido com o material pesquisado. Outros materiais poderão ser agregados aos que já haviam sido armazenados.
 
Organização do espaço: 
Selecione um local no gramado onde as crianças possam deitar para realizar a atividade.
 
Material necessário:
Barbante ou corda;
Sementes;
Galhos de diferentes tamanhos;
Folhas secas;
Flores secas;
Areia.
 

 

Foto8
Foto 7: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
Foto9
Foto 8: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
 

4º Momento: Contorno do corpo desenhado sobre papel!

       Professor, neste momento selecione um pedaço grande de papel Kraft para desenhar com um canetão ou giz de cera o contorno do corpo das crianças sobre o papel. Para preencher o desenho utilize folhas secas coladas. 
 
Organização do espaço: 
       Esta fase poderá ser realizada na sala. Estenda o papel kraft sobre o chão da sala para que as crianças possam deitar para a execução do desenho.
Depois do desenho pronto, organize vários potinhos de cola e disponibilize as folhas secas para o processo da colagem.
 
Material necessário:
Pedaços de papel Kraft, um para cada criança;
Cola;
Folhas secas.
 
Professor, estas são algumas possibilidades, crie outras utilizando diferentes superfícies para o desenho do corpo e outros materiais para o seu preenchimento.

 

5º Momento: Trabalhando com imagens!

       Professor, todas as etapas anteriores deste trabalho deverão ser fotografadas. Neste momento as crianças deverão pesquisar com suas famílias imagens sobre a obra da artista Ana Mendieta que façam referência a diferentes formas de impressão do corpo. Com o conjunto de imagens poderá ser construído um mural coletivo ou uma caixa para o armazenamento das fotos.
 
       Compare as fotos do trabalho das crianças com as imagens da obra de Ana. Faça aproximações e marque diferenças.      
      
       Componha com a participação das crianças uma maneira de expor seus trabalhos na escola. Organize uma exposição para compartilhar os resultados desta experiência com outros grupos.


  Foto10
 Fonte: http://www.barbaragross.de/artist_detail.php?artist=51Acesso em 12/12/2011
 

Foto11
Foto 9: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
 
.
 
 .
 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

          A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras.

          Observar as manifestações das crianças na exploração do material, acompanhar suas possibilidades de pesquisa, expressão e imaginação.

          Analisar como as crianças vão construindo a imagem do próprio corpo representado nos desenhos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.