• Conhecer algumas obras da artista Ana Mendieta por meio de imagens;
• Brincar com o desenho do contorno do corpo;
• Preencher o contorno do corpo com diferentes materiais previamente pesquisados e recolhidos;
• Compartilhar um espaço de brincadeira com adultos e crianças.
Esta aula faz parte de um projeto vivenciado por um grupo de crianças com idade compreendida entre 2 e 3 anos de idade. O projeto foi desenvolvido neste ano de 2011 e intitulava-se “De Corpo e Arte”. O trabalho pautou-se numa perspectiva das artes visuais e das expressões corporais, vários artistas contemporâneos foram abordados como referência e algumas de suas obras subsidiaram as propostas pedagógicas com o grupo de crianças. Algumas obras funcionaram como fonte inspiradora para o desenvolvimento das atividades. Os artistas previamente selecionados utilizaram o corpo e suas expressões como forma de arte, fator que foi preponderante para escolha dos mesmos.
A aula aqui apresentada utilizou como fundamento o trabalho da artista contemporânea Ana Mendieta e baseou-se em várias de suas obras sobre impressões do corpo.
Fonte: http://suecosta.wordpress.com/2010/03/17/elas-fazem-arte-ana-mendieta/
Acesso em 15/12/2011
Professor esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades desde que sejam consideradas as especificidades de cada faixa etária.
1º Momento: Pesquisa de materiais!
Professor neste momento será realizado com o grupo de crianças uma saída investigativa pelos arredores da escola na procura de materiais que sirvam para a experiência.
Em nosso caso recolhemos galhos, sementes, folhas secas de diferentes qualidades, cores e tamanhos. Encontramos folhas de diferentes tonalidades, amarelas, marrons, verdes, vermelhas e rosadas.
A escolha destes elementos foi pautada no trabalho de Ana Mendieta que empregava em sua obra objetos encontrados na natureza.
Todo o material recolhido foi selecionado, organizado e armazenado.
Foto 1: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 2: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
2º Momento: Desenho do corpo impresso na caixa de areia!
Professor, nesta etapa será realizado o desenho do corpo das crianças na areia. Algumas crianças do grupo deitam na areia e o professor ou outro companheiro com um graveto desenham o contorno do corpo da criança. As crianças poderão deitar em diferentes posturas criando movimento para as figuras que ficarão impressas no chão.
Terminado o desenho, vem a segunda etapa que é o preenchimento do contorno do corpo com o material previamente pesquisado. As crianças elegem materiais para compor o corpo como quem realiza uma pintura. Depois de pronto fotografamos e guardamos as fotos para um momento posterior do trabalho.
Organização do espaço:
Professor, caso sua escola não tenha uma caixa de areia que possibilite o trabalho, encontre outras superfícies possíveis para esta proposta.
A caixa de areia deverá ser previamente limpa para que as crianças possam deitar no chão para realização do desenho.
Material necessário:
•
Graveto para desenhar sobre areia;
•
Caixa com os materiais pesquisados (sementes, folhas e galhos).
Foto 3: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 4: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 5: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 6: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
3º Momento: Contorno do corpo sobre o gramado!
Professor, nesta etapa as crianças irão deitar sobre o gramado e os contornos de seus corpos serão feitos com barbantes ou cordas.
Depois do contorno do corpo terminado será a vez do preenchimento da figura. Todas as crianças do grupo colaboram e um desenho sobre o gramado vai se configurando. O corpo vai sendo preenchido com o material pesquisado. Outros materiais poderão ser agregados aos que já haviam sido armazenados.
Organização do espaço:
Selecione um local no gramado onde as crianças possam deitar para realizar a atividade.
Material necessário:
•
Barbante ou corda;
•
Sementes;
•
Galhos de diferentes tamanhos;
•
Folhas secas;
•
Flores secas;
•
Areia.
Foto 7: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
Foto 8: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
4º Momento: Contorno do corpo desenhado sobre papel!
Professor, neste momento selecione um pedaço grande de papel
Kraft para desenhar com um canetão ou giz de cera o contorno do corpo das crianças sobre o papel. Para preencher o desenho utilize folhas secas coladas.
Organização do espaço:
Esta fase poderá ser realizada na sala. Estenda o papel kraft sobre o chão da sala para que as crianças possam deitar para a execução do desenho.
Depois do desenho pronto, organize vários potinhos de cola e disponibilize as folhas secas para o processo da colagem.
Material necessário:
•
Pedaços de papel
Kraft, um para cada criança;
•
Cola;
•
Folhas secas.
Professor, estas são algumas possibilidades, crie outras utilizando diferentes superfícies para o desenho do corpo e outros materiais para o seu preenchimento.
5º Momento: Trabalhando com imagens!
Professor, todas as etapas anteriores deste trabalho deverão ser fotografadas. Neste momento as crianças deverão pesquisar com suas famílias imagens sobre a obra da artista Ana Mendieta que façam referência a diferentes formas de impressão do corpo. Com o conjunto de imagens poderá ser construído um mural coletivo ou uma caixa para o armazenamento das fotos.
Compare as fotos do trabalho das crianças com as imagens da obra de Ana. Faça aproximações e marque diferenças.
Componha com a participação das crianças uma maneira de expor seus trabalhos na escola. Organize uma exposição para compartilhar os resultados desta experiência com outros grupos.
Fonte: http://www.barbaragross.de/artist_detail.php?artist=51Acesso em 12/12/2011
Foto 9: Fonte, arquivo da autora - Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) – 2011
.
.
A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Deverão ser considerados os movimentos individuais das crianças e do grupo, bem como, a relação entre elas e delas com as professoras.
Observar as manifestações das crianças na exploração do material, acompanhar suas possibilidades de pesquisa, expressão e imaginação.
Analisar como as crianças vão construindo a imagem do próprio corpo representado nos desenhos.