Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gata borralheira x Super homem: dá para conciliar?

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão, Andréa Marques Leão Doescher; Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão compreender as distintas visões que se tem na sociedade em relação a ser mulher e homem, e que os papéis socialmente ocupados pelos gêneros são flexíveis e mudam ao longo da história.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática e/ou Sala de Vídeo, sendo que para execução das músicas é preciso aparelho CD.

Motivação

Estando os alunos em sala de aula, o professor deverá iniciar estas aulas apresentando duas músicas aos alunos, intituladas: “Cor de rosa choque” (Fig. 1) e “Super-Homem.” (Fig. 2)
Vídeo da música: Cor de Rosa Choque

http://www.youtube.com/watch?v=OnMVR-8Dko4&feature=related. Acesso em 7 Jul. 2009.

Cor de Rosa Choque
Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho.


Nas duas faces de Eva
A bela e a fera
Um certo sorriso
De quem nada quer...

Sexo frágil
Não foge à luta
E nem só de cama
Vive a mulher...

Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque
Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque...

Mulher é bicho esquisito
Todo o mês sangra
Um sexto sentido
Maior que a razão
Gata borralheira
Você é princesa
Dondoca é uma espécie
Em extinção...

Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque
Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque
Não provoque!
É Cor de Rosa Choque
Por isso não provoque
É Cor de Rosa Choque...

Figura 1- Flor cor de rosa choque

Após esta escuta, o professor deverá apresentar a eles a música “Super-Homem”.

Vídeo da música: Super-Homem

http://www.youtube.com/watch?v=jFBJ3U2uvN8. Acesso em 7 Jul. 2009.

Figura 2 - Imagem do Vídeo Super-Homem


Super-Homem
Composição: Gilberto Gil

Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter

Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver

Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher

Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher

Em seguida, o professor deverá perguntar se os alunos conheciam estas músicas e os aspectos que elas tratam. O objetivo desta atividade é instigar a participação dos alunos, levando-os a refletir sobre os aspectos tratados nas músicas: Mulher: sexo frágil, sangra, bicho esquisito, já, homem: sexo forte, mas dependente.

Atividade 1

Nesta ocasião o professor deverá trabalhar com os alunos o conteúdo das músicas. Como sugestão, o professor deverá apresentar aos alunos algumas figuras (Figs. 3, e 4, 5 e 6), e pedirá que eles as relacionem com a música.

Figura 3- Gata borralheira

http://2.bp.blogspot.com/_sIKZSs1bBl8/SYYqEgV7vVI/AAAAAAAAAGY/9d9_pTWwIdI/s320/gata+borralheira.bmp. Acesso em 7 Jul. 2009

Figura 4- Mulher frágil

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_aKF0rsoVSfg/SbQj3iuSa_I/AAAAAAAACcc/h6WUkmZ91SE/s400/MulherFlor.jpg&imgrefurl=http://modacademeuestilo.blogspot.com/&usg=__8r6aQFbyLD-PHFYyQszB6QmXxGc=&h=340&w=333&sz=25&hl=pt-BR&start=9&tbnid=g5wzEW0meYOlKM:&tbnh=119&tbnw=117&prev=/images%3Fq%3DMULHER%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG. Acesso em 7 Jul. 2009.

Figura 5- Homem macho

Disponível em: http://veja.abril.com.br/280606/imagens/sociedade1.jpg. Acesso em 7 Jul. 2009.

Figura 6- Super-Homem

Disponível em: http://grupoaudienciadatv.wordpress.com/2009/05/26/os-10-principais-super-herois/. Acesso em 7 Jul. 2009.

Atividade 2

Para fixar os conteúdos trabalhados na atividade 1, sugerimos que o professor apresente a tira retirada de um episódio da revista “turma da Mônica” aos alunos, solicitando que expliquem a razão do cebolinha estar zangado.

Figura 7-Tira turma da Mônica

Disponível em: www.turmadamonica.com.br/index.htm


Em seguida, o professor poderá solicitar que os alunos elaborem, em grupo de quatro integrantes, um outro final para a tirinha, de modo que tanto a Mônica quanto o cebolinha fiquem felizes.

Atividade 3

Finalizando as aulas, sugerimos que o professor solicite que os alunos se dividam em grupo (no mínimo quatro grupos por turma) e desenvolvam a seguinte atividade: compor uma música (cada grupo), tendo como cerne buscar desmistificar os preconceitos em relação a mulher e ao homem. O ensejo desta tarefa é reforçar os aspectos trabalhados em aula.

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, de forma coletiva. Sugerimos ainda, que o professor solicite que os alunos se dividam em grupo (no mínimo quatro grupos por turma), para escreverem (comporem) uma música, tendo como cerne buscar desmistificar os preconceitos em relação a mulher e ao homem. O ensejo desta tarefa é reforçar os aspectos trabalhados em aula e avaliar o aprendizado dos alunos, bem como propiciar um momento para trabalhar a escrita e a criatividade dos alunos. Além disso, os alunos poderão apresentar estas músicas no estilo musical que lhes agradam (Rap, Funk, Rock, Sertaneja, etc.), de forma que a oralidade possa ser trabalhada neste momento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.