16/09/2008
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Desenvolvimento da atividade
Motivação / Introdução: (10 minutos)
Imaginem a seguinte situação: estamos em um monomotor com velocidade constante, carregado com bombas de água para serem utilizadas para apagar um incêndio em uma floresta. Precisamos calcular o momento preciso de soltar as bombas, para termos um ótimo aproveitamento do suprimento de água que temos. Como realizar este cálculo?
Trabalhando a teoria no quadro: (20 minutos)
Este problema pode ser solucionado utilizando as seguintes expressões:
(1)
(2)
O lançamento destas bombas de água é composto por dois momentos: um primeiro momento, onde o avião sai da origem com velocidade constante e chega até a posição de lançamento das bombas; e um segundo momento, em que as bombas são lançadas e intercepta o foco de incêndio. No primeiro trajeto, utilizamos apenas a equação (1) para descrever a trajetória da bomba, que ocorre apenas na direção horizontal. No segundo momento, as bombas são lançadas e passa a atuar a aceleração da gravidade, agora temos a atuação da gravidade e devemos utilizar as duas equações acima para descrever a trajetória da bomba.
Na posição de lançamento da bomba, sua velocidade vertical é nula e sua posição vertical final também é nula, com isso podemos calcular o tempo de queda que será,
(3)
Considerando que a bomba dentro do avião inicia seu movimento a partir da origem, podemos calcular o tempo total que a bomba gastaria para chegar até a posição do alvo, se não tivesse sido lançada no fogo. Este tempo é dado por,
(4)
Se subtrairmos o tempo de queda da bomba menos o tempo total de movimento sem ser lançada, teremos exatamente o tempo a partir da origem que devemos lançar a bomba, para que ela caia sobre o alvo e apague o fogo. O tempo exato do lançamento será
(5)
A posição será encontrada multiplicando este tempo pela velocidade constante do avião,
(6)
Proposta de atividade: (20 minutos)
Podemos trabalhar a teoria desenvolvida anteriormente, utilizando a seguinte simulação,
Nesta simulação, os estudantes poderão verificar que a teoria desenvolvida na aula do professor de Física, realmente pode ser utilizada para ajudar a salvar as florestas ameaçadas por incêndios. Para cada situação colocada, temos uma nova posição do foco de incêndio e um novo valor para o tempo, ou a posição horizontal de lançamento das bombas de água, que devem ser calculadas pelos estudantes, utilizando as expressões (5) e (6).
Quatro estrelas 3 classificações
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13/02/2013
Três estrelaslegal,
24/09/2010
Cinco estrelasmuito bom!!!!!! top 10!!!!!! mó legal mano!!!!
22/04/2010
Quatro estrelasmuito bem elaborada, é uma aula que proporciona o estímulo e atende as expectativas dos alunos.