01/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças de quatro a seis anos poderão aprender:
Os bebês até dezoito meses poderão aprender:
Com as crianças de quatro a seis anos:
Pintura;
Desenho; e
Sons.
Conhecimentos prévios trabalhados com os bebês até dezoito meses:
Manipulação de objetos.
Aula 1- Latas da audição
Esta proposta deve ser realizada com um grupo de crianças de quatro a seis anos em parceria com uma professora de berçário. As crianças confeccionarão o material e entregarão para um grupo de bebês de até dezoito meses. O objetivo desta aula é a de fazer uma integração entre as crianças mais velhas da Educação Infantil e um grupo de bebês, oportunizando o contato, a brincadeira e o cuidado com os bem pequenos.
1º momento da aula- Roda de conversa e explicação da proposta
Na sala das crianças de quatro a seis anos, o professor deste grupo chama, para uma roda de conversa, o professor do grupo dos bebês que, por sua vez, fará a proposta para as crianças, convidando-as para construírem as latas da audição, que ao serem chacoalhas produzirão sons distintos. Este material, depois de pronto, será entregue pelas próprias crianças aos bebês em um momento de integração previamente planejado pelos dois professores.
2º momento da aula- Confecção das latas dos sons
Materiais necessários:
Ainda na sala das crianças de quatro a seis anos, o professor disponibilizará, além dos materiais descritos acima, mesas e cadeiras para as crianças confeccionarem as latas da audição. Depois de acomodadas em seus lugares, as crianças destacarão os rótulos das latas e colocarão dentro destas, materiais como feijão, arroz, tampinhas plásticas, areia, chaves, entre outros, que sejam interessantes para reproduzir sons diferentes. Cada lata receberá um tipo de material, em pequena quantidade, de modo a não ficarem muito pesadas para a manipulação, portanto, é interessante deixar uma delas vazia para que, no uso com as outras, os bebês possam perceber a distinção nos sons.
Após terem colocado os materiais nas latas, as crianças, juntamente com o professor, irão tampá-las e lacrá-las com fita adesiva, de modo que os materiais depositados no seu interior não possam ser retirados pelos bebês, garantindo assim a segurança durante a manipulação deste instrumento.
Fonte: arquivo pessoal da autora.
3º momento da aula- Acabamento das latas da audição
Neste terceiro momento, o professor convida as crianças de quatro a seis anos para realizarem o acabamento do entorno da lata. Nesta parte, as crianças podem: colar com fita adesiva fotos dos bebês que receberão as latas; ou fazer desenhos, recortá-los e colá-los no entorno das latas; ou ainda, como uma terceira sugestão, fazer uma mistura de cola branca com tinta guache e produzir com isso uma pintura bem colorida em volta de todas as latas, atenção o guache com cola será utilizado apenas pelas crianças de quatro a seis, pois esta após secar sobre a superfície da lata não oferece riscos para o grupo de bebês que irá manipular as latas. Caso o professor e as crianças decidam realizar esta última opção, é preciso colocar as latas em um local arejado para secar.
Aula 2- Visita aos bebês e entrega do material
Nesta segunda aula, depois de prontas todas as latas, as crianças de quatro a seis anos irão visitar a sala dos bebês para entregar as latas da audição. Este momento deve ser previamente planejado pelos professores envolvidos garantindo mediações que enriqueçam o encontro com os pequeninos. Nesta aula, as crianças maiores podem apresentar cada uma das latas para os bebês, chacoalhando e ajudando-os a manipular este novo objeto inserido na sala. Os professores devem pedir às crianças que usem uma lata de cada vez, pois os bebês precisam perceber a distinção dos sons e, se tiver muito barulho, eles poderão se assustar.
Aula 3- Os bebês experimentam sozinhos que sons as latas da audição podem fazer.
Como este material confeccionado pelas crianças será de uso dos bebês, em um terceiro dia, o professor deverá utilizá-lo individualmente com cada bebê a fim de perceber as reações de cada um ao ouvirem os sons. As latas da audição, além de chacoalhadas, devem ser roladas pelo chão da sala.
Para estas aulas, é interessante usar o recurso do vídeo para gravar as reações das crianças diante das propostas.
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