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Vamos construir um jogo de percurso gigante?

 

13/11/2011

Autor e Coautor(es)
LIZYANE FRANCISCA SILVA DOS SANTOS
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FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Giandrea Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças a partir de quatro anos poderão aprender:

  • Contagem numérica;
  • Trabalhar em equipe;
  • Forma geométrica do dado;
  • Controle do seu próprio corpo;
  • Pintura com tinta; e
  • A jogar jogos com regras.
Duração das atividades
Quatro dias, tendo duração de aproximadamente de uma hora e meia por aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Linguagem oral;
  • Números; e
  • Coordenação motora.
Estratégias e recursos da aula

            As quatro aulas sugeridas aqui são propostas para os professores que trabalham com crianças a partir dos quatro anos de idade, pois necessita que as crianças possuam uma maior mobilidade motora, raciocínio lógico matemático, trabalho em grupo, construção e entendimento de regras, além de saberem utilizar o dado.

            A proposta para estas aulas é a construção de um jogo de percurso gigante pelas crianças. Após a confecção, utilizá-lo para brincar, convidando crianças de outros grupos para jogar também.

            Os jogos de percurso geralmente são jogos de tabuleiro, que formam um caminho, dividido em unidades chamadas de casinhas, as quais contêm um número e devem ser trilhadas por peões movimentados pelos participantes a cada rodada, de acordo com o número estabelecido pelo dado arremessado por eles.

            Este tipo de jogo é interessante, pois precisa que os jogadores tenham noção de quantidade, saibam realizar algumas operações aritméticas, como adição e subtração, além de terem coordenação motora e equilíbrio. Durante o caminho, caso algum participante caia em uma casinha que tenha algum obstáculo, ele será desafiado a cumprir o pedido do jogo, por exemplo, voltar algumas casas ou ao início do percurso, avançar ou ficar uma rodada sem jogar.

 Ver explicação no site postado abaixo:

 http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/jogo-percurso-613037.shtml?page=all

 

Aula 1- Brincadeira com jogos de percursos menores

        

         Na sala, o professor prepara duas mesas com jogos de percurso (em tamanho normal, ou seja, como comumente comercializado) e propõe para as crianças a divisão delas em pequenos grupos para jogarem. As crianças que ainda não sabem jogar devem ser incentivadas a aprender.

         Durante a proposta, deve ficar um adulto em cada mesa para realizar a leitura dos obstáculos, auxiliar na contagem dos números que caírem no dado, mediar possíveis conflitos e ajudar nas resoluções de problemas pertinentes ao jogo.

 

Aula 2- Roda de conversa e preparação do percurso

1º momento da aula

           Na sala, o professor organiza uma roda de conversa e pergunta a respeito da aula anterior, na qual eles jogaram jogos de percurso. Após a conversa, o professor traz, para o centro da roda, um jogo de percurso gigante, previamente desenhado por ele em um papel do tipo Kraft, conforme a foto abaixo, e compara com um dos percursos menores jogados na aula anterior.

           É importante salientar que o tamanho do percurso dependerá do número de crianças que irão jogar, assim, quanto maior o número de crianças, maior deve ser a largura do percurso.

           Mostrando o percurso gigante, o professor deve perguntar às crianças o que está faltando. Na medida em que o grupo for falando, o professor vai anotando e instigando-o a ter ideias e a criar as regras deste jogo. Dessa maneira, serão necessárias outras perguntas, como: que frases deverão ser colocadas em algumas das casinhas para significarem os obstáculos do percurso? Quais casas do percurso indicarão à criança que estiver jogando que ela terá que voltar, pular casas ou perder tudo etc.

 

2º momento da aula

Materiais necessários:

  • Pincéis; e
  • Tinta guache.

 

        Após a conversa, o professor convida as crianças para numerarem e pintarem as casinhas do percurso. Para este momento, é preciso levar as crianças e os materiais para um espaço amplo, preferencialmente ao ar livre, onde tanto as crianças possam ficar à vontade para pintarem o jogo, quanto este possa ser deixado para secar após a pintura.

        Para a inscrição dos números do percurso, o professor pode utilizar tinta e escrever conforme as crianças vão indicando a posição que cada algarismo irá ocupar, ou chamar as crianças que já conseguem representar as quantidades numericamente para escreverem os numerais. É interessante que, neste momento, o professor mostre a importância de seguir a sequência numérica (1,2,3,...), para que, ao jogarem, as crianças não fiquem confusas com relação à casinha do jogo que irão ocupar.

Pintura do jogo de percurso      Pintura do percurso

Fonte: arquivo pessoal da autora

 

Aula 3- Construção dos dados e papietagem

1º momento da aula: Preparação do grude

Materiais necessários:

  • Seis caixas de leite, tipo tetra pak.;
  • Fita adesiva;
  • Jornais, revistas e papéis usados;
  • Farinha de trigo (quatro colheres de sopa);
  • Água (um litro);
  • Vinagre (uma colher de sopa); e
  • Panela.

 

          Nesta terceira aula, o professor  irá convidar as crianças a construírem o dado para utilizar no jogo de percurso. Para isso, ele deve utilizar os materiais descritos acima para montar e papietar o dado.

         Neste primeiro momento, o professor deve avaliar se irá preparar o grude com o auxílio das crianças ou sozinho. Caso ele decida fazer com as crianças, ele pode medir e misturar os ingredientes com as crianças e,  no momento que for necessário levar a panela ao fogo, pedir a ajuda de outro adulto para não levar as crianças até o fogão, evitando possíveis acidentes. A receita e o modo de preparo se encontram no link postado abaixo, no item Recursos Complementares.

 

2º momento da aula- montagem e papietagem do dado

 

          Para montagem dos dados e, em seguida, a papietagem, é necessário que o professor organize, na sua sala, algumas mesas do tamanho das crianças, cobertas com papel reutilizado como rascunho, ou uma toalha velha, para evitar que o grude fique todo grudado nas mesas. É importante que o professor peça às crianças para encherem as caixas de leite com os jornais, revistas e/ou papéis usados. Depois de cheias as caixas, é preciso fechá-las com fita adesiva. Em seguida, unem-se as seis caixas, também com fita adesiva, formando um cubo.  Após a montagem do dado, as crianças passam o grude entorno do cubo e vão colando diversos pedaços pequenos dos papéis usados, até ele ficar com uma consistência firme, para, em seguida, secar em um ambiente arejado e ensolarado, de preferência.

 

Aula 4 -  Brincando com o percurso gigante

Materiais necessários:

  • Caneta hidrocor;
  • Fita adesiva; e
  • Frases que serão coladas no percurso, identificando os obstáculos do percurso.

 

1º momento da aula - finalizar o dado

            Com o dado montado e papietado, é necessário colocar a numeração nas suas faces (1 a 6), contudo, o professor deve decidir, juntamente com as crianças, se irá colocar algarismos ou a quantidade que corresponde a cada numeral, conforme a foto abaixo:

dado de numeros

Fonte: arquivo pessoal da autora

 dado de numeros dado de numeros  

2º momento da aula - colagem dos obstáculos no percurso

            Fixando o percurso ao chão no local que ocorrerá a brincadeira, o professor, juntamente com as crianças, escolhe as casinhas que receberão algum obstáculo, colando os comandos, previamente escolhidos na roda de conversa, realizada na aula 2 (roda de conversa e preparação do percurso), postada acima. Verifique a foto abaixo:

jogo do percurso

Fonte: arquivo pessoal da autora.

 

3º momento da aula- chegou a hora de brincar

           

           Neste jogo de percurso, as crianças terão que se locomover pelo percurso como se fossem os peões (pinos) do jogo. Desse modo, o professor deverá separar as crianças em equipes com igual número de componentes cada, sendo que apenas uma criança da equipe ficará andando pelo percurso (“criança peão”), enquanto as demais jogarão os dados e auxiliarão na contagem das casinhas e no deslocamento da “criança peão”. Esta última poderá ser substituída por outra da mesma equipe a cada rodada, possibilitando a participação de todos.

          O objetivo do jogo é ver qual equipe chega primeiro ao final do percurso, respeitando todas as regras estipuladas anteriormente, assim, as casinhas que tiverem obstáculos, devem ter seus comandos respeitados. Durante todo o jogo, o professor deve ficar presente, auxiliando os jogadores.

         Durante o jogo, o professor pode trabalhar alguns conhecimentos matemáticos com as crianças, mostrando-lhes que para alcançar o fim do percurso é necessário somar os números tirados nos dados e andar a quantidade de casas a cada rodada. É interessante informar as crianças que em suas jogadas elas poderão cair nas casas com os obstáculos e, nesses casos, é preciso retornar casas realizando a operação aritmética subtração. Assim como, é possível contar a quantidade de rodadas que foram necessárias para que a equipe vencedora alcance o objetivo e quais os números tirados no dado a cada rodada. Para isso, é importante que o professor realize anotações durante o jogo, convidando, se necessário, outro adulto para auxiliá-lo nesta tarefa ou, no caso de a proposta ser realizada com crianças das séries iniciais, elas próprias poderão anotar os dados.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças deverão ser avaliadas pela participação a cada proposta, pelo trabalho em equipe, pela capacidade de resolver os problemas matemáticos pertinentes ao jogo e a seguir as regras estipuladas pelo grupo.

É importante durante o jogo fazer o registro escrito e fotográfico das atividades, reutilizando os dados para trabalhar matemática em outras aulas.

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