Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que tamanho é a Lua?

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
NILSON SILVA SANTOS
imagem do usuário

NOSSA SENHORA DAS DORES - SE COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Representar a Lua e a Terra em escala reduzida;
  • Conhecer as proporções de tamanho entre os planetas do Sistema Solar, o Sol e outras estrelas do Universo.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de medidas e proporções.

Estratégias e recursos da aula

Como fazer:

1º momento: Sensibilização

  • Introduzir a aula solicitando aos alunos para que observem e comparem o tamanho de objetos presentes na sala de aula.
  • Pedir que os alunos formulem questões do tipo: Quem é maior? Quem é menor? Quantas vezes é maior/menor?
  • Relacionar as perguntas e respostas referentes aos objetos com a Lua, a Terra e o Sol.
  • Apresentar uma tabela com dados dos diâmetros da Terra, Lua e o Sol, como a seguir:

TABELA DE DADOS

IAG - USP, São Paulo, 1994.
Astro Diâmetro
Terra 12.756 km
Lua 3.476 km
Sol 1.390.000 km
  • Esclarecer que a noção de tamanho dos objetos pode variar de acordo com a distância em que se encontram o observador e o objeto observado.  Essa noção pode induzir a conclusões equivocadas. Para a percepção desse fato, o professor pode solicitar que os alunos se distribuam pelo pátio da escola em distâncias diferentes, para observarem os efeitos das distâncias na impressão do tamanho dos colegas e de objetos visíveis.

2º momento: Pesquisando sobre o tema

O Sol e os planetas em escala

Comparação entre o Sol e os planetas. Fonte: Apollo11.com 

3º momento: Mão na massa

Aqui, vamos conhecer a proporção de tamanho entre a Lua e a Terra. Para isto, deve-se utilizar um compasso, uma folha de papel ofício e um lápis marcador.

Passo 1:

O professor informa que a Lua possui cerca de 1/4 do tamanho da Terra. A seguir, pede para os alunos, em equipes de dois, desenharem na folha de papel, com o compasso, duas circunferências, cada uma com diâmetro de:

  • 200 mm (Terra);
  • 50 mm (Lua).

 Comparação Terra-Lua

Comparação Lua-Terra. Fonte: CDA ORION

 

Passo 2:

As observações e conclusões dos alunos devem ser anotadas para debates posteriores. Deverão surgir questões como:

1. Quem é maior, a Lua ou a Terra?

2. Como a Lua se formou?

3. Quais influências a Lua tem sobre a Terra?

4. E se a Lua não existisse?

Para esclarecimento das questões acima, sugerimos pesquisa disponível em http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_faq32.htm, http://cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html, http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?t=496&start=0, http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua,  http://educacaoespacial.wordpress.com/saiba-mais/

Com a turma dividida em equipes, cartazes podem ser confeccionados e pintados, mostrando as relações de tamanho entre o nosso satélite natural e a Terra. A critério do professor, outras comparações poderão ser realizadas com outros astros, em aulas posteriores.

OBS.: Para maiores detalhes sobre as proporções e outras informações sobre os astros do Sistema Solar, sugerimos a Coleção Explorando o Ensino, vol. 11 Astronomia, lançamento do MEC/MCT

Coleção Explorando e Ensino

Coleção Explorando o Ensino - MEC 

                

                

Recursos Complementares
  • Portal do Professor, onde você encontra diversas sugestões de aluas para enriquecer sua prática pedagógica. Acesse: http://portaldoprofessor.mec.gov.br
  • Site Astronomia, Astronáutica e Ciências Espaciais na Escola, com várias sessões de conhecimentos dedicados a informar e enriquecer suas aulas nos mais variados temas sobre o espaço. Acesse: http://educacaoespacial.wordpress.com/
Avaliação

O processo avaliativo deve ocorrer durante todas as etapas da atividade proposta, observando o envolvimento e participação dos alunos na execução dos trabalhos realizados, sob a supervisão do professor. Os critérios da avaliação devem ser adequados à proposta pedagógica da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.