19/12/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Noções de medidas e proporções.
Como fazer:
1º momento: Sensibilização
TABELA DE DADOS
Astro | Diâmetro |
Terra | 12.756 km |
Lua | 3.476 km |
Sol | 1.390.000 km |
2º momento: Pesquisando sobre o tema
Comparação entre o Sol e os planetas. Fonte: Apollo11.com
3º momento: Mão na massa
Aqui, vamos conhecer a proporção de tamanho entre a Lua e a Terra. Para isto, deve-se utilizar um compasso, uma folha de papel ofício e um lápis marcador.
Passo 1:
O professor informa que a Lua possui cerca de 1/4 do tamanho da Terra. A seguir, pede para os alunos, em equipes de dois, desenharem na folha de papel, com o compasso, duas circunferências, cada uma com diâmetro de:
Comparação Lua-Terra. Fonte: CDA ORION
Passo 2:
As observações e conclusões dos alunos devem ser anotadas para debates posteriores. Deverão surgir questões como:
1. Quem é maior, a Lua ou a Terra?
2. Como a Lua se formou?
3. Quais influências a Lua tem sobre a Terra?
4. E se a Lua não existisse?
Para esclarecimento das questões acima, sugerimos pesquisa disponível em http://www.feiradeciencias.com.br/sala24/24_faq32.htm, http://cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html, http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?t=496&start=0, http://pt.wikipedia.org/wiki/Lua, http://educacaoespacial.wordpress.com/saiba-mais/
Com a turma dividida em equipes, cartazes podem ser confeccionados e pintados, mostrando as relações de tamanho entre o nosso satélite natural e a Terra. A critério do professor, outras comparações poderão ser realizadas com outros astros, em aulas posteriores.
OBS.: Para maiores detalhes sobre as proporções e outras informações sobre os astros do Sistema Solar, sugerimos a Coleção Explorando o Ensino, vol. 11 Astronomia, lançamento do MEC/MCT.
Coleção Explorando o Ensino - MEC
O processo avaliativo deve ocorrer durante todas as etapas da atividade proposta, observando o envolvimento e participação dos alunos na execução dos trabalhos realizados, sob a supervisão do professor. Os critérios da avaliação devem ser adequados à proposta pedagógica da escola.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!