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Quais as vantagens e desvantagens das novelas filosóficas? – UCA

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

: Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender o que podemos aprender com as novelas filosóficas.

 

  • Conhecer um pouco do fundador deste método: Matthew Lipman;

 

  • Conhecer as vantagens e desvantagens do método “Filosofia para crianças”
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, o aluno deve saber diferenciar novelas televisivas de novelas filosóficas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Para a realização de algumas atividades, o professor vai contar com o auxílio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado à internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens disponíveis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula está dividida em três momentos e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento: Alfabetização, Ética (justiça, diálogo, respeito mútuo, solidariedade) Língua Portuguesa. Você poderá utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na construção de narrativas para desenvolver os textos.

1° Momentoaproximadamente 60 minutos.

O QUE SÃO NOVELAS FILOSÓFICAS?

Professor, para introduzir esta atividade, fale um pouco do filósofo norte americano Matthew Lipman, fundador do programa Filosofia para Crianças (maiores informações sobre este filósofo no item Recursos Complementares).

Matthew Lipman e sua equipe de colaboradores desenvolveram as Novelas Filosóficas para serem usadas pelos alunos e manuais para o uso do professor para auxiliar a mediação do professor na investigação filosófica em sala de aula. A Novela Filosófica é uma narrativa que apresenta temas e problemas filosóficos através das falas e tramas vividos pelos personagens numa Comunidade de Investigação.

Professor, é importante que todos saibam que a filosofia para crianças não ensina a criança o que pensar, impreterivelmente esta tarefa é dela. O que ela ensina são os instrumentos: intelectual, social e emocional necessários para o pensar bem, e para a comunidade investigativa desenvolver o cuidado, o compromisso e a coragem para pensar autonomamente.

Veja a seguir a resenha da novela “Pimpa”.

Pimpa

Novela - Pimpa

Novela escrita por Matthew Lipman, indicada para crianças de 9 a 11 anos, narra as aventuras de uma garota questionadora, preocupada em descobrir os significados das coisas e suas possíveis relações. O programa Pimpa apresenta às crianças possibilidades de investigação sobre diversos temas que têm sido objeto de preocupação da Filosofia: a verdade, o que é urgente, o que é justiça, direito, dever, necessidades, regras de conduta, etc. Pimpa se questiona se "espaço", "tempo", "família", "mamífero" e até mesmo o seu próprio nome são relações reais ou se só existem em nosso pensamento. Ou, dito de outra forma: qual a relação entre a linguagem e as coisas? Temas da metafísica, da fenomenologia e da teoria da linguagem estão presentes nesta novela e as múltiplas relações entre as coisas.

Imagem e texto disponíveis em: http://www.filosofiaparacriancas.com.br/material_pimpa.html

Aluna UCA - Atividades

Professor, solicite que seus alunos acessem http://www.filosofiaparacriancas.com.br/material_pimpa.html , leiam o pequeno trecho da novela Pimpa e em seguida respondam as nove perguntas sobre o texto. Para acessarem o sítio, utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

AS VANTAGENS DAS NOVELAS FILOSÓFICAS.

Professor, trabalhando com o Programa Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar, não podemos negligenciar a importância do jogo simbólico no universo da criança, o que não significa condicionar as aulas de filosofia às brincadeiras, mas possibilitar o faz de conta, favorecer a transição do pensamento concreto ao abstrato, da imaginação à vontade consciente de suas intenções e implicações. Os jogos, além de outras coisas possibilitam as comparações e reconhecimento de imagens.

Assim, torna-se fácil entender por que a literatura foi usada, desde suas origens, como instrumento de transmissão de valores, assim como é fácil compreender por que essa literatura foi adaptada para as crianças. Desde o início da história da humanidade essa capacidade de representação tem sido a mediadora entre a capacidade de percepção intelectual e o amadurecimento da inteligência reflexiva. Um fator que contribui para esse processo é a utilização de narrativas entre crianças nas novelas resolvendo problemas do cotidiano. Quando a história é dialogada entre as crianças ela se torna um instrumento pelo qual elas, mais do que os adultos, tem o domínio da situação. Diferente dos textos tradicionais, trata-se de uma história que é utilizada para definir o que será investigado e dialogado.

Vejamos a exposição oral do próprio fundador do programa.

Matthew Lipman - vídeo - o papel da narrativa

Vídeo completo em: http://youtu.be/LakVtFnjtZA

A filosofia para crianças a encoraja a ter clareza do que os outros disseram a respeito de um assunto; estar ciente sobre o que os parceiros pensam sobre um assunto; engajar-se reflexiva e conjuntamente em uma investigação focada em determinado assunto; a emissão de valores que é a manifestação do pensamento autônomo sobre o assunto em questão.

O texto filosófico é uma tentativa de apresentar a filosofia de uma maneira lógica e inteligível desprovida da experiência. A novela filosófica, enquanto texto é uma tentativa de motivar crianças a investigar conceitos e procedimentos filosóficos conectados com experiências infantis. Em outras palavras, a narrativa apresenta a filosofia juntamente com as experiências de personagens fictícios.
As crianças gostam das histórias e através delas podem ser incentivadas a pensar e indagar se a história está conectada as suas experiências diárias.

Aluna UCA - Atividades                                

Professor, desafie seus alunos para construírem um texto narrativo com pelo menos dois personagens em que eles façam relações entre escola, estudo e brincadeiras e depois ilustrem. Para facilitar dê exemplos.

  1. Você poderá sugerir que façam no caderno ou digitem em seus laptops, utilizando KWord(metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) e para ilustrarem poderão utilizar Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

 

3º Momento:aproximadamente 60 minutos.

AS DESVANTAGENS DAS NOVELAS FILOSÓFICAS.

Vimos acima que as novelas filosóficas trazem muitos benefícios para o aprendizado infantil. Contudo, nem tudo “são flores”, pois, existem alguns fatores que prejudicam a sua utilização. Destacaremos dois desses motivos neste último momento desta aula.

O primeiro desses problemas é que existem peculiaridades culturais inconsistentes com os valores éticos de certos países. As novelas não devem ser apenas traduzidas, mas adaptadas a cultura das crianças e nem sempre se faz isso com a devida competência. Isto significa que algumas questões nem devem ser mencionadas em certos países (exemplo: na descoberta de Ari dos Telles existe o problema com o juramento da bandeira), portanto, é uma tarefa para o tradutor e o adaptador encontrar questões similares que proporcionarão uma investigação análoga e aberta entre as crianças. É exatamente esta a razão para que particularidades sejam trocadas de acordo com a cultura: baisebol pode tornar-se futebol, sanduíche de pasta de amendoim pode transformar-se em tacos mexicanos, os nomes das crianças devem refletir a sociedade na qual o programa será ensinado. Mas, estes aspectos são problemas técnicos e sua superação depende da habilidade do adaptador, que repito, nem sempre existe.

Outro fator é que o professor fica “preso” nos manuais e por vezes não pode utilizar sua própria criatividade, o que seria uma contradição, uma vez que o programa defende que o que ela ensina são os instrumentos intelectual, social e emocional necessários para o pensar bem, e para a comunidade investigativa desenvolver o cuidado, o compromisso e a coragem para pensar autonomamente.

Apesar das dificuldades encontradas pelas especificidades culturais entre os diversos países que implantaram o programa, o projeto de levar as crianças a “mergulharem” no universo filosófico ainda é muito válido. Necessário é nos esforçar cada vez mais para que mais crianças possam ter acesso à Filosofia, mesmo que não seja por meio do programa, mas que lhes sejam dadas em suas salas de aulas e em suas escolas, a oportunidade de filosofarem, ou seja, de exercerem a capacidade de pensarem sobre o pensar de maneira autônoma e livre.

Aluna UCA - Atividades

Professor, as novelas filosóficas auxiliam a criança a vencer pequenos obstáculos de seu cotidiano, pois, dificuldades existem na vida de todas as pessoas e é necessário saber superá-las. A seguir, apresentar-se-á um trecho da novela filosófica “Ari dos Telles”. O desafio de seus alunos é concluírem a história de acordo com a necessidade e criatividade. Para isso, organize-os em uma rodinha. Instigue a curiosidade sobre a “novela Filosófica”  fazendo perguntas:

-Nós já conhecemos a “novela Pimpa”, agora vou ler para vocês um trecho da novela “Ari dos Telles”. Alguém já ouviu falar desta novela filosófica?

-O que vocês acham que será o enredo?

_ Será que será sobre animais ou crianças?

-Vamos ouvir e descobrir!

(...)

"- Quando você fala em pensamento, o que você quer dizer? Os pensamentos que temos na nossa cabeça, como ideias, lembranças, sonhos e coisas assim, ou o modo como pensamos?

- O que você quer dizer com o modo como pensamos? Perguntou Júlia.

- Era sobre isso que o Ari e eu estávamos conversando. É o que chamamos de pensar nas coisas até entendê-las. Quando você já conhece uma coisa e quer saber mais sobre o que você já conhece, você tem que pensar. Você tem que decifrar as coisas, disse rapidamente Luísa.

- Mas ter pensamentos é diferente de realmente pensar. Minha cabeça está sempre cheia de pensamentos. Eu não sei de onde eles vêm. Acho que são como as bolinhas do meu refrigerante. Elas simplesmente vêm do nada, disse Fabiana.

- Eu não penso assim. Para mim, os pensamentos são como morcegos, dormindo pendurados de ponta-cabeça numa caverna escura. Eles acordam de noite e ficam se debatendo dentro da caverna, fazendo um barulhão danado e eu não consigo dormir por causa dos pensamentos que passam pela minha cabeça. Mas, às vezes, um deles sai da caverna e se transforma num pássaro, que voa livre e solto e, sem ter nada que o prenda, vai embora, e pode seguir seu caminho até onde quiser, disse Julia tranquilamente.

- Minha cabeça é como um mundo particular. É como o meu quarto. No meu quarto tenho meus brinquedos e, às vezes, pego um ou outro para brincar. Faço a mesma coisa com os meus pensamentos. Tenho os meus pensamentos prediletos e tenho outros que nem gosto de lembrar, disse Luísa.

- Mas os pensamentos não são reais, quer dizer, não são reais como as coisas do seu quarto. O meu pensamento do Pingo não é o Pingo. O Pingo real é cheio de pêlos, e o meu pensamento do Pingo não é peludo, comentou Júlia.

- Mas é um pensamento real, retrucou Fabiana.

- Você quer dizer que, se seu pensamento é parecido com alguma coisa que existe, então ele é apenas uma cópia ou imitação e não é real? Assim, se existe um cachorro chamado Pingo, então meu pensamento do cachorro não é real porque é só uma cópia do cachorro? Mas eu tenho uma porção de pensamentos que não são cópias de nada! Argumentou Luísa.

- O que, por exemplo? Perguntou Júlia.

Novela Pimpa - quadro de atividades

Recursos Complementares
  • Sugestão de sítios sobre Filosofia para crianças:

 - Entrevista com Ann Sharp: http://www.filosofiaparacriancas.com.br/coluna_educacao.html

- Planeta educação: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1018

  • Imagem de Matthew Lipman – professor fundador do programa Filosofia para Crianças.

Matthew Lipman - foto

Imagem disponível em: http://carbonilla.net/2010/12/30/recordando-a-matthew-lipman/

  • Imagem de Ann Sharp: filósofa e educadora que compõe a equipe de Matthew Lipman.

Ann Sharp - foto

Imagem disponível em: http://fatea.br/fatea/blog/morre-ann-margaret-sharp/

Avaliação

Professor, a avaliação desta aula deve ser processual, fundamentada na realização das atividades distribuídas ao longo da aula, assim será possível verificar se os alunos compreenderam o que são novelas filosóficas; se compreenderam o método norte americano chamado filosofia para crianças; se conheceram um pouco do fundador deste método: Matthew Lipman e se conseguiram verificar que esse método possui vantagens e desvantagens, mas que apesar das dificuldades, o intento de se levar o conhecimento filosófico deve ser perpetuado.

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