26/11/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Realizar leituras de imagens;
Criar um texto para o jornal a partir de uma imagem;
Ampliar o vocabulário;
Ler e apresentar o texto produzido para seus colegas;
Selecionar textos jornalísticos, de seu interesse para montar o Jornal mural da sala;
Perceber alguns danos ambientais e suas consequências;
Criar o habito de leitura.
Professor, é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de pequenos textos. Faça uma sondagem para verificar o que eles conhecem sobre jornais. É necessário ainda, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o Tux Paint e o KWord.
Como o jornal é um suporte textual, ele apresenta várias seções, com textos que apresentam diferentes características, ou seja, têm finalidades diferentes.
Assim, o “suplemento” ou seção infantil possui um formato que atende ao seu público, da mesma forma outros suplementos são escritos levando-se em conta o seu público alvo, como a seção de esportes, cultura e outros.
Para mostrar para os alunos como as imagens podem nos dizer muitas coisas, a sugestão para este momento é trabalhar algumas expressões de rosto. Assim, em rodinha, mostre algumas destas expressões, solicitando que digam o que cada uma quer dizer. Sugerimos as expressões a seguir, mas você poderá utilizar outras que tiver disponíveis.
VEJA EXEMPLOS:
Fonte: http://proportoseguro.blogspot.com/2009/03/expressoes-faciais.html acesso em 25/10/2011.
Depois, imprima uma para cada aluno e solicite que colem no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que façam tentativas de escrita, relativas ao sentimento que cada uma destas expressões representa.
Logo após, solicite que utilizem seus netbooks e criem uma face que mostre: como você está se sentindo hoje?
Para isso utilize o Tux Paint [Metasys>Aplicativos>EduSyst>Arte e Música>Pintura digital].
Ainda utilizando as expressões faciais, utilize uma imagem que possa introduzir um pensamento referente às questões ambientais, como esta de um planeta Terra triste.
Fonte: http://www.funverde.org.br/blog/archives/tag/poluicao-pollution/page/3
A partir desta imagem, questione os alunos:
- Como este planeta está se sentindo?
- Por que vocês acreditam que ele está assim?
- O que poderia deixar este planeta feliz?
Mostre ainda imagens com algumas possíveis razões para este planeta estar triste ou feliz.
VEJA EXEMPLOS:
Fonte: http://www.funverde.org.br/blog/archives/tag/poluicao-pollution/page/3
Fonte: http://area3.updateordie.com/category/uncategorized/page/6/
Fonte: http://jornaldofalguera.blogspot.com/
Fonte: http://saladeimprensa.vale.com/pt/pauta_online/index.asp?mes=&pag=4
Solicite que criem um pequeno texto, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos], buscando responder as questões acima.
Professor, para este momento a sugestão é mostrar para os alunos alguns jornais impressos, nacionais e/ou locais, para que possam perceber as particularidades dos textos jornalísticos e como se compõe um jornal (quais as colunas, imagens, dentre outros).
Após deixar que manipulem o jornal, solicite que digam o que conseguiram perceber, montando assim um texto coletivo, ditado pelos alunos e escrito pelo professor, na lousa.
É importante, neste momento, que fique claro aos alunos a separação dos jornais por assuntos, as seções ou colunas. Pois, isto será necessário para o próximo momento.
Para isso, em um painel na sala, monte um quadro que evidencie as seções de um jornal como: moda, esportes, entretenimento, televisão, política, dentre outros. Questione-os sobre quais as notícias eles acham que têm em cada seção.
MODA |
ESPORTES |
ENTRETENIMENTO |
TELEVISÃO |
POLÍTICA
|
Depois, uma vez que os alunos já conhecem os jornais e algumas de suas características, apresente algumas imagens e solicite que colem no quadro criado na atividade anterior, classificando conforme o assunto que acreditam ser o tratado por aquela fotografia ou leve para a sala, diversos jornais usados para eles recortarem imagens e colarem no painel.
Para melhor exemplificar este momento, segue algumas imagens retiradas do sítio: http://www.uol.com.br/
Fonte: http://estilo.uol.com.br/moda/album/2011/01/03/moda-pelo-mundo.htm
Depois de explorar as características dos jornais e suas seções, começaremos a montar o jornal da sala.
Para isso, organize os alunos em grupos, dividindo-os conforme as seções listadas no momento anterior. Observe se os grupos são heterogêneos, ou seja, compostos por alunos de diferentes níveis de desenvolvimento, pois isso enriquecerá o trabalho.
Posteriormente, distribua diversos jornais para os grupos e solicite que escolham, na coluna que ficaram responsáveis, uma imagem.
Depois, para que ninguém saiba realmente o que havia escrito sobre aquela foto e tente criar sobre ela, solicite que os grupos troquem as imagens entre si.
Após, solicite que criem textos que mostrariam as ideias representadas por aquelas imagens, um texto por grupo. Para a realização desta atividade, os alunos poderão utilizar seus netbooks, a partir do programa KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
Depois que terminarem, solicite que apresentem para os colegas, como se tivessem apresentando um jornal, observando: entonação de voz, postura, pontuação.
A socialização também é uma etapa muito importante, pois além de trabalhar a leitura, permite ao aluno avaliar e valorizar sua produção, ou seja, perceber repetição de palavras, frases sem sentido, falta de pontuação e outros.
Ao final, retome o texto original do jornal e faça uma comparação entre o que realmente estava escrito e o que os amigos pensaram. Questione-os:
- O texto do jornal falava o mesmo que o texto do amigo?
- O que teve de diferente?
- E de semelhante?
- Qual das duas notícias você gostaria que tivesse acontecido?
- Dentre outras.
Com as reportagens criadas e apresentadas aos colegas, elas poderão ser impressas para a montagem do jornal da sala.
Mas, como chamará nosso jornal?
Esta escolha poderá ser feita a partir de sugestões de nomes pelos alunos.
Depois, distribua papéis em branco e solicite que escrevam seu voto. É interessante que o voto seja secreto para que um aluno não influencie o outro.
Faça ainda a apuração e veja quem ganhou.
Esta atividade é interessante para o exercício da cidadania e da democracia.
Por fim, trabalhe um gráfico com a relação nome X votos.
VEJA UM EXEMPLO:
O JORNAL DA SALA JÁ ESTAVA QUASE PRONTO QUANDO DECIDIMOS QUE ELE DEVERIA TER UM NOME. AS SUGESTÕES FORAM: JORNAL DA HORA SUPER JORNAL JORNAL LEGAL JORNAL DO 1º ANO “E” JORNALZÃO QUEM VENCEU FOI: ________________________________ AGORA, VAMOS REGISTRAR QUANTOS VOTOS CADA NOME OBTEVE? PARA CADA NOME ESCOLHA UMA COR E COLORA OS QUADRADINHOS QUE REPRESENTAM A QUANTIDADE DE VOTOS RECEBIDOS. |
|||||
QUANTIDADE DE VOTOS |
JORNAL DA HORA
|
SUPER JORNAL
|
JORNAL LEGAL
|
JORNAL DO 1º ANO “E”
|
JORNALZÃO
|
10 |
|
|
|
|
|
9 |
|
|
|
|
|
8 |
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
|
1 |
|
|
|
|
|
Posteriormente, você poderá trabalhar com a "Problematoteca", a partir dos dados do gráfico. Explore conceitos de adição, subtração ou multiplicação e divisão se forem turmas mais avançadas, como 3º anos.
VEJA UMA SUGESTÃO:
1- Quantos votos o nome vencedor obteve a mais que o nome com menos votos?
2- Se juntarmos a quantidade de votos do nome mais votado com o menos votado quantos votos teremos?
3- Se temos 25 alunos na sala e apenas 12 votaram no nome vencedor, quantos alunos não votaram nela?
Sítios para procura de imagens:
Professor, o entusiasmo e interesse dos alunos em realizar as atividades são os primeiros feedbacks dados pelos alunos para você avaliar a aula. Por isso, esteja sempre atento a estes aspectos.
Além disso, a avaliação, permea todas as etapas do trabalho e pressupõe um acompanhamento no desenvolvimento das atividades. Para isso, é importante que você tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho e o que cada um produziu individual e coletivamente, independentemente do conteúdo trabalhado.
Observe ainda se compreenderam a função das imagens, se conseguiram realizar produção de texto e tentativas de escrita e se perceberam a necessidade de pensar sobre as questões ambientais.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/12/2011
Cinco estrelasGostei muiiiiiito desta ideia. Temos realmente que elaborar estas aulas com temas globalizados!!!!
02/12/2011
Quatro estrelasBoa aula.