24/11/2011
Dalânea Cristina Flor
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Com esta aula, o aluno poderá aprender a produzir materiais que possibilitem experimentações com jogos de regras e faz de conta; a verbalizar e escrever numerais; a vivenciar situações de faz de conta relacionadas à compra, venda e troca; e a trabalhar a imaginação, a linguagem oral, bem como, a ser estimulado ao aprendizado da escrita.
As crianças deverão ter alguma noções da linguagem escrita, reconhecer e saber contar minimamente os números, e interagir umas com as outras.
Recursos- Moedas, em real, de diversos valores,argila, palitos de madeira, caixas de papelão, tesoura, fita adesiva, guache, pincéis, papel kraft ou jornal, grude, sucatas variadas.
1ª Aula- O uso de moedas em nosso dia-a-dia.
1º momento-
Sentados em roda, num tapete na sala, a professora pergunta às crianças se elas já viram uma moeda, quais são as características dela e se há diferentes tipos de moedas. . Depois desse incentivo inicial acerca do conhecimento das crianças a respeito das moedas, a professora mostra algumas delas, que foram selecionadas previamente, para os alunos, deixando-os tocarem-nas e observarem-nas, estimulando-os a dizer o que mais perceberam, além do que já haviam falado, ajudando-os a observar que as moedas têm tamanhos variados, que há gravado nelas números, relevos, letras e imagens, e explicando-lhes que elas são diferentes, porque possuem valores diferenciados.
2º momento- Fazendo as moedas com argila.
Sentados ao redor de uma mesa, a professora oferece às crianças porções de argila e propõe que as manuseiem, dando-lhes a forma de uma bola. Em seguida, pede que a achatem com as mãos, formando uma bolacha grande. A professora oferece às crianças um objeto redondo, sem o fundo (como um pedaço de cano PVC), para moldar as moedas, e um palito, para gravar os números e imagens na superfície da moeda moldada. Feito isso, estimula cada criança a fazer uma coleção de moedas, identificá-la e deixá-la secar. Caso a escola possua forno cerâmico, as moedas poderão ser queimadas.
Passo a passo da confecção das moedas de argila.
Fonte: arquivo da autora
2ª Aula- Estrutura da caixa registradora.
1º momento-
Para esta atividade, será necessário selecionar previamente uma caixa de papelão. A professora propõe aos alunos a construção de uma caixa registradora com porta moedas, a partir da transformação da caixa de papelão e, com uma tesoura e fita adesiva, estrutura a caixa registradora, junto com os alunos.
Construção da caixa registradora
Fonte: arquivo pessoal da autora
2ºmomento- Papietagem da caixa registradora.
Em seguida, a professora pede ajuda às crianças para forrar a caixa, utilizando, para isso, a técnica da papietagem, que se caracteriza pela sobreposição de camadas de papel kraft ou jornal com grude sobre uma superfície pré-estruturada, no caso, a caixa registradora. Ao acabarem a papietagem, os alunos devem deixar a caixa secar em local bem arejado.
O grude poderá ser feito com as crianças ou preparado anteriormente por um adulto. Deixe-o esfriar e coloque-o em pratinhos ou tampinhas, para oferecer às crianças.
Receita do grude- 01 (um) litro de água, 06 (seis) a 07 (sete) colheres de sopa de farinha de trigo.
Modo de fazer- Coloque um litro de água fria em uma panela, acrescente a farinha de trigo, misture-os bem e leve-os ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar. Ao final, deverá ficar com aparência de mingau. Esta receita também pode ser preparada no forno micro-ondas, devendo-se colocar os produtos em uma bacia e cozinhá-los. Neste caso, é necessário abrir o micro-ondas a cada minuto, para mexer, até cozinhar e ficar com aparência de mingau.
3ª Aula- Pintura da caixa registradora.
A professora convida as crianças para fazerem a pintura da caixa registradora utilizando tinta guache, aproveitando esta situação para falar sobre cores (nomeá-las, diferenciá-las etc.). As moedas também poderão ser pintadas, mas é importante que a professora explique às crianças que as moedas precisarão ser pintadas com uma fina camada de tinta guache, pois o uso de muita tinta poderá cobrir e fazer desaparecer o que foi gravado nas moedas. Em seguida, a professora coloca os materiais para secar.
Pintura da caixa registradora
Fonte:arquivo pessoal da autora
4ª Aula- Usando a caixa registradora e as moedinhas.
Para esta brincadeira, a professora precisará ter providenciado diferentes sucatas, (podendo ter solicitado que as crianças as trouxessem de casa, a fim de envolver as famílias neste projeto).
Na sala, a professora propõe para o grupo de crianças uma brincadeira de supermercado. Para isso, os alunos terão que organizar um espaço com as sucatas trazidas de casa, ou providenciadas pela professora, e um espaço para a caixa registradora (durante a organização, a professora poderá trabalhar com as crianças a classificação dos diferentes produtos incentivando a leitura e observação dos rótulos).
É fundamental que a professora esteja atenta para que todas as crianças interessadas possam assumir o papel de caixa em algum momento e, de comprador, em outro. A participação da professora, durante a brincadeira, ajudará na mediação entre a criança e o conhecimento.
Posteriormente as moedas poderão fazer parte de diferentes brincadeiras entre as crianças.
Caixa registradora pronta para brincar
fonte: arquivo da autora
O professor poderá observar se os alunos participaram das atividades de construção das moedas e da caixa registradora; se os materiais construídos foram recursos importantes para as crianças utilizarem nas brincadeiras de papéis sociais e aprendizagens significativas; observar o quanto as crianças já conhecem sobre numerais; se elas identificam diferentes rótulos; e, por fim, observar se, a partir da brincadeira proposta, as crianças inventaram outras brincadeiras.
É fundamental que o professor tenha também um olhar avaliativo de seu próprio trabalho, buscando identificar onde poderá melhorar de forma a ampliar ainda mais os conhecimentos das crianças, assim como, proporcionar aprendizagem e desenvolvimento.
Quatro estrelas 5 classificações
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12/08/2013
Cinco estrelasOtimo gostei muito dessa caixa resgistradora
31/05/2013
Três estrelasmuito bom
16/10/2012
Quatro estrelasEducativo, criativo, divertido.
31/07/2012
Cinco estrelasNão entendi muito bem mas parece ser legal.
28/11/2011
Quatro estrelasProfª Vania, gostei muito deste recurso. que vai ser de grande valia, vou aprimorar para as minhas aulas de calculos. Pois os alunos não sabem conferir troco.