Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os números no nosso dia a dia

 

06/04/2012

Autor e Coautor(es)
Alexandra Magalhães Frighetto
imagem do usuário

TERRA NOVA DO NORTE - MT EE NORBERTO SCHWANTES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar o antecessor e sucessor dos números naturais a fim de ampliar o conhecimento adquirido na vivência diária;

- Estabelecer relações de maior e menor entre os números;

- Desenvolver o raciocínio lógico com a noção de ordenação e quantificação;

- Localizar, escrever, comparar e ordenar números naturais de qualquer grandeza;

- Reconhecer e interpretar hora em relógio;

- Estabelecer relações de horário de início e término e/ou intervalo de duração de um evento ou acontecimento.

Duração das atividades
12 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Domínio das habilidades de leitura e de escrita;

- Conhecimento dos numerais;

- Conhecimento sobre: horas no relógio (digital e analógico) e do calendário (dias da semana e meses do ano);

- Noção de sucessor e antecessor de um número e/ou de alguma coisa.

Estratégias e recursos da aula

 

1º momento - 02 aulas de 60 minutos cada

O professor faz uma sondagem sobre o que os alunos conhecem sobre numerais: antecessor e sucessor; medidas de tempo (horas, meses do ano e dias da semana). Isso pode ocorrer de forma oral e/ou escrita, individual ou coletiva. Fazendo uso do quadro e pincel, atividades impressas ou através da ludicidade.

Trazer para a sala de aula: diversos calendários, relógio digital e analógico. Construir com alunos, um relógio fazendo uso de papel cartão, cola, tesoura, tinta, pincel, lápis de cor;

                                             

Fonte: http://www.fichasedesenhos.com/calendrio-de-maro.html   Fonte: http://malucineart.blogspot.com/2010/12/calendario_1560.html
 

                                                                         

Fonte:http://colorirdesenhos.com/desenhos/424-relogio            Fonte:http://www.rihappy.com.br/          
 

2º momento - 02 aulas de 60 minutos cada


Organizar com os alunos uma pesquisa no Laboratório de Informática da Escola propondo o seguinte:

- Pesquisar quando foi e quais foram os últimos seis presidentes do Brasil;

- Copiar as fotos e anotar os anos de mandato de cada um no editor de texto, imprimir as mesmas;

- Na sala de aula, organizar cartazes com as fotos e os períodos de mandato de cada presidente.

 

3º momento - 04 aulas de 60 minutos cada

Orientar os alunos a pesquisar em sua Escola, quais foram os quatro últimos diretores e seus respectivos anos de trabalho:

- Coletar fotos dos mesmos;

- Organizar cartazes com essas fotos e dados.

 

4º momento - 01 aula de 60 minutos

- Disponibilizar atividades impressas sobre os conceitos trabalhados, garantindo com isso maior compreensão.

  1. Observe a sequência de presidentes nos cartazes confeccionados e responda:

a) Quem foi o presidente antecessor de Lula?

_________________________________________________

b)Quem foram os sucessores de Fernando Henrique?

_________________________________________________

 

  1. Marque X nos que foram sucessores de Fernando Collor:

( ) José Sarney, Fernando Henrique, Lula e Dilma

( ) Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula e Dilma

 

  1. Dos presidentes pesquisados, quais ficaram mais tempo como presidentes?

( ) José Sarney e Itamar Franco

( ) Itamar Franco e Fernando Collor

( ) Fernando Henrique e Lula

( ) Lula e Dilma

 

  1. Quem ficou Menos tempo como presidente?

( ) José Sarney

( ) Fernando Collor

( ) Itamar Franco

( ) Fernando Henrique

 

  1. Se um ano tem 365 dias, um mandato de 04 anos tem quantos dias?

( ) 869 dias

( ) 960 dias

( ) 1.460 dias

( ) 1.640 dias

 

5º momento - 01 aula de 60 minutos

- No quinto momento, o professor deverá de acordo com os dados que os alunos pesquisaram (pesquisa esta realizada no 3º momento) sobre os diretores da Escola e trazer atividades impressas a respeito do assunto para melhor compreensão dos conceitos trabalhados (como foi feito no 4º momento).

 

6º momento - 02 aulas de 60 minutos cada

Atividades complementares envolvendo o conteúdo planejado

  1. Três remédios A, B e C são ingeridos a cada 2 horas. O remédio A às 6 horas, que horas se tomará o remédio C?

 

A= 6 h B =    h C =   h

 

A) ( ) 7 horas

B) ( ) 8 horas

C) ( ) 9 horas

D) ( ) 10 horas

 

2)  Paulo toma um remédio a cada 6 horas. A última vez que ele tomou foi às 13:00 horas. Em que horário foi que ele tomou a dose antecessora?

A) ( ) 6 horas

B) ( ) 7 horas

C) ( ) 8 horas

D) ( ) 9 horas

 

  1. E, a que horas tomará a dose sucessora deste remédio?

A) ( ) 16:00 horas

B) ( ) 17:00 horas

C) ( ) 18:00 horas

D) ( ) 19:00 horas

 

  1. Simone trabalha em média 08 horas por dia. Se ela trabalha de segunda a sexta-feira, quantas horas por semana ela trabalha?

A) ( ) 20 horas

B) ( ) 30 horas

C) ( ) 40 horas

D) ( ) 60 horas

 

  1. Lúcio começa a trabalhar as 7:30 horas. De sua casa para chegar até o seu trabalho ele gasta em média 2 horas e 30 minutos para chegar. A que horas Lúcio tem que sair de casa para chegar ao seu trabalho sem se atrasar?

A) ( ) 4:30 horas

B) ( ) 5 horas

C) ( ) 5:30 horas

D) ( ) 6 horas

 

  1. Observe as sequências numéricas e complete:

06     08                     14              

      

22     28      

 

 

03 06         15                
27     36        

 

05 10        25      

  

45     60      

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

- A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral, escrita, individual e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo;

- Identificar avanços e dificuldades de cada educando para possível retomada de conteúdo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adilson Frighetto, Escola Estadual Chapeuzinho Vermelho , Mato Grosso - disse:
    adilsonfrig@yahoo.com.br

    01/07/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula, parabéns!!!


  • Carolina de Jesus Rodrigues, Escola municipal Castro Alves , Paraná - disse:
    carolinajrodrigues@gmail.com

    25/01/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa aula possa utilizar em diversas areas com diferentes turmas como com alunos do fundamental um e alunos do fundamental dois e medio fazendo adaptações necessárias. Parabens.


  • ELENIR FÁTIMA FANIN, EE 12 ABRIL , Mato Grosso - disse:
    fanin36@yahoo.com.br

    09/04/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns Profe!!! Espero que esta seja a sua primeira aula a ser publicada! E que todas sejam tão boas quanto esta. Bj.


  • Hilda Dacorreio, Colégio Estadual Paulo Freire , Paraná - disse:
    hildadacorreio2009@hotmail.com

    07/04/2012

    Cinco estrelas

    Nossa! Que delícia de aula! Posso trabalhar em qualquer turma , tomando o cuidado de fazer apenas as adaptações necessárias de acordo com as séries/anos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.