24/11/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Reconhecer o gênero carta.
Identificar a estrutura textual do gênero carta.
Desenvolver o senso crítico e a responsabilidade com o outro.
Elaborar uma carta pessoal/ coletiva.
Desenvolver a oralidade e a capacidade de discussão em grupo para deliberação de decisões.
Repensar alguns dos valores humanos como a solidariedade.
É importante que os alunos já façam a leitura e a escrita de pequenos textos, de forma autônoma, mas se tiver em sua turma alunos que ainda estão na fase alfabética ou silábica da escrita, utilize esta atividade para desafiá-los em suas hipóteses. Faça uma sondagem sobre as hipóteses que eles têm sobre “cartas” e e-mails e se percebem a sua função social.
É necessário ainda, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o Mozilla Firefox, o WxCam e o KWord.
Inicie as atividades aguçando a curiosidade dos alunos sobre o que é uma carta, qual a diferença entre carta e e-mail, dentre outras questões relacionadas ao tema.
Para isso, em rodinha, questione:
- Quem já viu uma carta?
-Do que ela falava?
- Quem enviou e quem recebeu esta carta?
-Quem entregou a carta para a pessoa que iria recebê-la?
- Por que a pessoa escreveu uma carta e não falou pessoalmente?
- Quando usamos a carta?
- Qual a diferença de carta e e-mail?
- Por que esta pessoa não mandou um e-mail?
Quando o assunto é cartas, logo nos lembramos dos “Correios”, por isso optamos por trabalhar o conceito de carta e os tipos existentes a partir do sítio desta instituição.
Segundo os Correios “Carta é o mais tradicional serviço postal dos Correios. É o meio de comunicação que você dispõe para a troca de mensagens escritas.”
Fonte: http://www.correios.com.br/voce/enviar/cartas.cfm
Ainda segundo o sítio da instituição, existem muitos tipos de cartas, explicitadas neste quadro síntese, que facilitará a visualização dos alunos e ampliará o interesse sobre o tema.
TIPOS DE CARTA |
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NACIONAL |
INTERNACIONAL |
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VIA INTERNET |
VIA AGÊNCIA |
VIA INTERNET |
VIA AGÊNCIA |
CARTA NACIONAL VIA INTERNET SISTEMA DE POSTAGEM ELETRÔNICA |
CORRESPONDÊNCIA TRADICIONAL |
CARTA MUNDIAL VIA INTERNET SISTEMA DE POSTAGEM ELETRÔNICA |
CORRESPONDÊNCIA TRADICIONAL |
Cada carta tem uma função, regras e um público diferente. Para que os alunos possam entender cada um deles, a sugestão é que, após a leitura, os alunos acessem o sítio do órgão e façam uma pesquisa sobre esses tipos de carta.
Para isso, divida-os em 6 grupos e defina o grupo que ficará responsável por qual tipo de carta. Solicite ainda que utilizem para isso os seus netbooks e acessem o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Por fim, oportunize que socializem com os colegas as características de cada tipo de carta, para que percebam semelhanças e diferenças entre elas.
Professor, como toda polêmica gera opiniões, conflitos e dúvidas, a sugestão é utilizar um fato polêmico para que os alunos se sintam motivados a argumentarem e defenderem seus pontos de vista. Além disso, como uma das estratégias usadas para esta defesa é o uso da escrita, seja em cartas ou e-mails, a ideia é motivar os alunos a realizarem tentativas de escrita, desenvolvendo-se assim em seu processo de alfabetização.
A reportagem escolhida trata de uma briga judicial pela permanência ou não de um cão sem dono em uma área coletiva, um condomínio residencial. Para isso, solicite que utilizem seus laptops do UCA, acessem por meio do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet], o sítio a seguir e leiam a reportagem:
Nessa reportagem, fica evidente que algumas pessoas eram contra e outras a favor da permanência do animal no condomínio. Assim, após a leitura com os alunos, questione-os:
- O que vocês acharam da reportagem?
- Quem é a favor e quem é contra?
- Vocês podem dar outras sugestões para a solução deste problema?
- Se você fosse o juiz, qual seria sua decisão.
- E se você fosse um morador e tivesse que escrever uma carta para o juiz, o que você falaria para ele?
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ESCREVA UMA CARTA PARA O JUIZ QUE DECIDIU SOBRE O CACHORRO FRED MORAR NO CONDOMÍNIO. DIGA A ELE SE VOCÊ CONCORDA OU NÃO COM A DECISÃO DELE E O MOTIVO. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________
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A sugestão para a escrita da carta, é que seja feita no computador, pois ao longo dos estudos e da aquisição de novos conhecimentos, os alunos poderão alterá-la. Para isso, a impressão só acontecerá no último momento. Dessa forma, diga a eles que utilizem o programa KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
Solicite ainda que reflitam:
- Qual é esse tipo de carta?
Por fim, diga a eles que tragam de casa um envelope para colocarmos as cartas ao juiz e para que possam observar os dados contidos no envelope.
Um envelope tradicional de cartas possui, assim como o gênero textual, algumas características e um texto próprio a ser escrito: como remetente, endereço e destinatário.
VEJA UM MODELO:
Fonte: http://www.reportsenninha.com.br/professor/atividades/atividades_plasticas/carta.cfm
A partir do modelo explore as nomenclaturas utilizadas na linguagem postal, como por exemplo:
A PARTIR DA CARTA QUE VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO PARA O JUIZ, RESPONDA: QUEM É O REMETENTE? _______________________________ QUAL O ENDEREÇO DO REMETENTE? RUA OU AVENIDA: ________________________________________________ NÚMERO: ________________ COMPLEMENTO: __________________ BAIRRO: ______________________ CEP: ________________________ CIDADE: _________________________ ESTADO: __________________________ CEP: _________________________________ QUEM É O DESTINATÁRIO? _______________________________ VOCÊ CONHECE O ENDEREÇO DELE? ENTÃO VAMOS CRIAR UM ENDEREÇO PARA MANDAR AS NOSSAS CARTAS? RUA OU AVENIDA: ________________________________________________ NÚMERO: ________________ COMPLEMENTO: __________________ BAIRRO: ______________________ CEP: ________________________ CIDADE: _________________________ ESTADO: __________________________ CEP: _________________________________
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O gênero textual carta, possui algumas especificidades e o trabalho com estes aspectos é essencial para que conheçam e utilizem de forma adequada o gênero textual.
Por isso, inicie mostrando, com exemplos, as partes que compõem um texto de uma carta. Escreva uma carta para seus alunos, reproduza e envie para eles. Veja uma sugestão a seguir:
PARA CRIAR UMA CARTA, ALGUNS DADOS SÃO IMPORTANTES PARA SUA IDENTIFICAÇÃO. SÃO ELES: · LOCAL E DATA; · SAUDAÇÃO; · MENSAGEM; · DESPEDIDA; · ASSINATURA. COMO ESTA AQUI:
NA CARTA QUE VOCÊ ESCREVEU AO JUIZ, ESTES DADOS APARECIAM? RETOME SUA CARTA E ACRESCENTE O QUE FALTA.
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A linguagem utilizada em cartas é outro aspecto relevante a ser trabalhado com os alunos.
Por isso, questione se é possível escrever uma carta usando as mesmas palavras que usamos para conversar com um amigo ou com a professora e se esta linguagem muda conforme a pessoa que irá receber a carta.
Para a obtenção destas respostas, solicite uma pesquisa junto à família, como tarefa de casa.
Lembre-se de solicitar que levem seus netbooks para casa, pois a família poderá ler a carta e acrescentar ideias. Entretanto, deixe claro que a ideia original deles deve ser mantida; podendo a família orientar apenas em relação aos termos, expressões ou vocabulário.
Para casa
APRENDEMOS NA AULA, QUE A LINGUAGEM USADA EM CARTAS PRECISA ESTAR DE ACORDO COM A PESSOA QUE A RECEBERÁ, POIS ELA PRECISA SER ENTENDIDA POR QUEM A LÊ. POR ISSO, SE VOU MANDAR UMA CATA PARA UMA PRIMA ESCREVO COM DETERMINADAS PALAVRAS, TERMOS E EXPRESSÕES. ESTAS, CERTAMENTE SÃO DIFERENTES DAQUELAS QUE USARIA PARA MANDAR UMA CARTA PARA UM POLÍTICO, POR EXEMPLO. EM SEU COMPUTADOR, TEM UMA CARTA QUE VOCÊ ESCREVEU AO JUIZ RESPONSÁVEL PELO CASO DO CACHORRO FRED. DISCUTA COM SUA FAMÍLIA ALGUNS TERMOS, EXPRESSÕES OU PALAVRAS QUE VOCÊS PODERIAM USAR EM SUA CARTA PARA COMUNICAR MELHOR COM ESTE JUIZ. SE NECESSÁRIO, PESQUISE TAMBÉM NA INTERNET, UTILIZANDO O Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
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Inicie este momento retomando a tarefa de casa e socializando o resultado final da carta ao juiz.
Para isso, solicite que os alunos leiam suas cartas e avaliem:
- Como ficaram as cartas?
- Quais as opiniões que apareceram?
- Se isso que aconteceu com o cachorro Fred tivesse acontecido em nossa escola, ele ficaria aqui ou não?
Ao final, imprima as cartas, coloque-as no envelope e cole-os no mural de registros da sala.
Após a descoberta da função social do endereço, a sugestão é aproveitar a motivação dos alunos e criar uma agenda da sala. Dessa forma, todos terão os endereços, telefones e e-mails dos colegas e você, um pretexto para estimular a leitura e a escrita.
Logo após, enfatize junto aos alunos a necessidade de um e-mail e trabalhe com eles as palavras correspondentes em Língua Portuguesa, que são correio eletrônico, endereço eletrônico e mensagem eletrônica, pois estas expressões serão usadas a partir desse momento da aula.
Depois, solicite que escrevam seus dados pessoais, utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
Complementando a agenda, diga a eles que, usando o WxCam [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam], façam uma foto de seu rosto envie para você, por e-mail, a partir do Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Una as informações, imprima e monte a agenda da sala, uma para cada aluno.
Na montagem, você poderá explorar com os alunos conceitos como:
- Ordem alfabética (quem vem ante ou depois)
- Números ordinais (primeiro, segundo, terceiro...)
-Numerais (usando os números das casas)
- Noções espaciais (longe/perto)
- Dentre outros conhecimentos
Veja um exemplo de como poderia ficar a agenda:
AGENDA DO 1º ANO E - 2011 |
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A
AMANDA RUA OU AVENIDA: ________________________________________________ NÚMERO: ________________ COMPLEMENTO: __________________ BAIRRO: ______________________ CEP: ________________________ CIDADE: _________________________ ESTADO: __________________________ CEP: _________________________________ ENDEREÇO ELETRÔNICO: _________________________________
ANA RUA OU AVENIDA: ________________________________________________ NÚMERO: ________________ COMPLEMENTO: __________________ BAIRRO: ______________________ CEP: ________________________ CIDADE: _________________________ ESTADO: __________________________ CEP: _________________________________ ENDEREÇO ELETRÔNICO: _________________________________
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Neste momento, questione os alunos sobre a diferença de uma carta ou uma correspondência eletrônica (e-mail).
Mostre que a estrutura de uma mensagem eletrônica é diferente de uma carta e que, ambas têm a função, de comunicação, mas as mensagens eletrônicas podem ser enviadas para várias pessoas ao mesmo tempo e não utilizam papel, preservando assim o ambiente. Além da questão da agilidade. Mas, há quem defende a carta, por considerá-la mais confiável.
Após, solicite que mandem uma mensagem eletrônica para um colega, como se o colega morasse longe e você quisesse contar algo que aconteceu com você nos últimos dias.
Observação: aproveite este momento para trabalhar a privacidade e a inviolabilidade das correspondências, sejam cartas ou mensagens eletrônicas.
Ao final, proponha uma brincadeira de caça ao tesouro.
Para isso, antes da aula, enterre ou esconda uma caixa com alguma guloseima ou balões dentro e escreva algumas pistas para que os alunos possam seguir.
Lembre-se: o local escolhido deve possuir acesso a internet.
CAÇA AO TESOURO:
Para iniciar esta brincadeira, você poderá usar um texto motivador como este:
CIDADE, DATA QUERIDOS ALUNOS, UM PIRATA FUGIU DE UMA GUERRA ASSUSTADORA, QUE ACONTECIA EM UM MAR DISTANTE. APÓS ANDAR MUITO, ENCONTROU A NOSSA ESCOLA E ACHOU QUE AQUI ERA UM LUGAR SEGURO PARA GUARDAR ESTE TESOURO. PARA PODER VOLTAR DEPOIS E NÃO SE PERDER, DEIXOU ALGUMAS PISTAS. MAS, O QUE ELE NÃO SABIA É QUE AQUI TEM CRIANÇAS MUITO ESPERTAS QUE SABERÃO SEGUIR ESTAS PISTAS E ENCONTRAR ESTE TESOURO. DESPEDIDA, ASSINATURA
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Depois, diga aos alunos que peguem seus netbooks e abram seus correios eletrônicos, pois eles terão que encontrar este tesouro e as pistas chegarão por ele.
Para isso, utilizarão novamente o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
Aos poucos, mande as pistas até que eles encontrem o tesouro.
Professor, observe primeiramente, se as cartas e os e-mails funcionaram como pretextos para a leitura e a escrita e se os alunos compreenderam a estrutura do gênero textual carta e/ou e-mail e sua função comunicativa.
Utilize este momento também para fazer um levantamento das dificuldades dos alunos no registro escrito, norteando assim futuras intervenções.
Verifique ainda, se durante as discussões eles apresentam uma visão critica sobre o tema e se estiveram motivados a trabalhá-lo.
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