24/11/2011
Denize Donizete Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Compreender as diferentes configurações familiares;
Observar os diferentes modos de vida em família;
Perceber as mudanças ocorridas nas famílias ao longo do tempo;
Respeitar o modo e a configuração familiar do outro;
Entender que as diferenças não podem atrapalhar a convivência;
Observar o uso de palavras formais e informais;
Professor, para as atividades de Língua Portuguesa é importante que eles já construam pequenos textos, mas caso ainda não tenham vivência com textos narrativos, esta é uma excelente atividade para você introduzir o tema. Não é necessário trabalhar conhecimentos prévios relativos ao conceito de família, pois vamos partir do conhecimento de vida, ou seja, a ideia de família que eles construíram ao longo de sua vida. É necessário ainda, que consigam ler e escrever pequenos textos e tenham conhecimentos referentes a alguns recursos e programas dos laptops do programa UCA, os Classmates, como: o Mozilla Firefox, o WxCam, KWord, Tux Paint e o KPresenter.
Inicie o tema “família” com a contação da história: “Os três porquinhos”. Isso por que, os contos de fadas permitem a realização de trabalhos com os mais diferentes temas, de forma lúdica e atrativa e trazem simbologias que tornam mais fácil a compreensão dos temas a serem trabalhados.
Este conto pode ser contado por diferentes versões, mas observe se os livros de sua escola trazem versões que seu início seja marcado pelos porquinhos morando com a mãe e depois se separam para construírem suas casas. Caso sua escola não possua, você poderá encontrar histórias com estas características nos sítios:
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24 Acesso em 25/10/11
Na versão de Ana Maria Machado:
https://picasaweb.google.com/109466304434140473394/OsTresPorquinhos Acesso em 25/10/11
Sugerimos que inicie com parte da versão de Marco Haurélio, uma adaptação para o cordel:
NOSSO MUNDO EM OUTROS TEMPOS ERA MESMO DIFERENTE. HAVIA MUITAS FLORESTAS E RIOS DE ÁGUA CORRENTE OS ANIMAIS CONVERSAVAM; PARECIAM ATÉ GENTE! QUE NUMA TERRA DISTANTE VIVIA UM LOBO CRUEL, UM ANIMAL ARROGANTE, PERSEGUINDO OS OUTROS BICHOS, COM UMA FOME INCESSANTE. AQUELE LOBO VIVIA, NUMA BONITA CABANA DONA PORCA RESIDIA COM TRÊS FILHINHOS MIMADOS, AOS QUAIS MUITO BEM QUERIA. TINHAM MEDO DESSE LOBO, POIS ELE SÓ RESPEITAVA OUTRO BICHO EM TODO O GLOBO: SOMENTE O FEROZ LEÃO, DEMONSTRANDO NÃO SER BOBO.
|
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Tr%C3%AAs_Porquinhos Acesso em 25/10/11
Após a contação, converse com os alunos sobre a história, questionando-os:
- O que vocês acharam dessa história?
- Quais eram os personagens?
- Com quem os porquinhos moravam no início da história?
- Por que resolveram mudar?
- De que materiais resolveram construir suas casas?
- Como era a família dos porquinhos? Quem fazia parte dela.
- Será que os porquinhos tinham pai?
- Onde será que ele morava?
- Depois que os porquinhos mudaram de casa, eles deixaram de ser uma família?
- Quem é a sua família?
- Todos moram na mesma casa ou assim como a família dos porquinhos, alguns moram em outras casas?
Depois, solicite que, utilizando o laptop-UCA acessem a ferramenta Tux Paint [Metasys>Edusyst/arte e Música>Pintura Digital] e façam um desenho denominando “A minha Família”, onde devem representar a sua família.
Antes dos alunos apresentarem aos colegas a sua família, representada pelo desenho do momento anterior, mostre a eles diferentes fotos de famílias de forma que possam observar como as famílias mudaram ao longo do tempo.
-Discuta com eles sobre cada família representada, buscando ressaltar a importância do respeito às diferentes configurações familiares.
-Você poderá utilizar o seu laptop-UCA conectado a um projetor multimídia e projetar as imagens para seus alunos. Veja algumas sugestões:
Famílias antigas:
http://images01.olx.com.br/ui/4/16/98/1266774596_75530898_1-Fotos-de-Foto-de-Familia-antiga-Achada-perto-de-Ibirama-SC.jpg Acesso em 25/10/11
http://www.bortoleto.com/fotos/familia_coelho.jpg Acesso em 25/10/11
Famílias atuais:
· Com muitos filhos:
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL711440-5598,00-QUADRIGEMEOS+DO+RS+COMECAM+A+RECEBER+ALTA+DE+HOSPITAL.html Acesso em 25/10/11
Fonte: http://investigacoessud.blogspot.com/2009/12/doutrina-sud-controle-da-natalidade.html Acesso em 25/10/11
Com pouco ou nenhum filho:
http://1.bp.blogspot.com/_1oPv3bnRV3s/TJ9g2sCcx5I/AAAAAAAAAbY/jEM8Y0ZMINU/s1600/familia_atual.jpg Acesso em 25/10/11
http://1.bp.blogspot.com/_1oPv3bnRV3s/TJ9g2sCcx5I/AAAAAAAAAbY/jEM8Y0ZMINU/s1600/familia_atual.jpg Acesso em 25/10/11
· Com filhos diferentes uns dos outros:
http://brasiluniversodigital.blogspot.com/2011/05/bebe-louro-nasce-em-familia-de-negros.html Acesso em 25/10/11
· Com duas mães ou dois pais:
http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_305987.shtml
http://cdn.radionetherlands.nl/data/files/imagecache/must_carry/images/lead/dois%20pais%20lead.jpg Acesso em 25/10/11
Depois, você poderá utilizar o livro “As famílias do Mundinho”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, que também é um interessante recurso para que os alunos possam observar essas diferentes configurações familiares e os modos de vida delas, o respeito às diferenças, dentre outros.
Este livro encontra-se disponível em: https://picasaweb.google.com/100778799685484632031/ASFAMILIASDOMUNDINHO#5476480833946540274 e páginas seguintes. Acesso em 25/10/11
Fonte: https://picasaweb.google.com/100778799685484632031/ASFAMILIASDOMUNDINHO#5476480833946540274 Acesso em 25/10/11
Agora que o tema família foi explorado com os alunos, eles conhecem melhor os diferentes tipos de agrupamentos familiares, solicite que construam um pequeno texto dizendo algumas características de sua família como nesta atividade.
Para isso, utilize o laptop-UCA, por meio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos].
|
VIMOS QUE CADA FAMÍLIA É DE UM JEITO E QUE TODAS PODEM VIVER EM HARMONIA. AGORA, PENSE UM POUCO EM SUA FAMÍLIA E CONTE COMO ELA É: ONDE VOCÊS MORAM, SE MORAM LONGE OU PERTO UNS DOS OUTROS, SE TÊM ANIMAIS, O QUE GOSTAM DE FAZER E O QUE MAIS QUISER CONTAR. ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
|
Após, diga a eles que troquem os laptops com os colegas, para que um aluno possa corrigir a produção do outro. Essa troca possibilita que os alunos observem a importância de colaborar com o outro além de desenvolver importantes habilidades e competências no processo de alfabetização.
Ao final, solicite que releiam e imprimam seus textos para colarem no mural de registro da sala de aula.
PARA CASA:
|
DANDO CONTINUIDADE AO PROJETO FAMÍLIA, FOTOGRAFE SUA FAMÍLIA E TRAGA TAMBÉM, FOTOS SUAS COM SUA FAMÍLIA, PELO MENOS DUAS, E UMA FOTO SÓ SUA, ATUAL. PENSE EM ALGO QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER COM SUA FAMÍLIA E QUE QUEIRA COMPARTILHAR COM OS COLEGAS. FAÇA UM REGISTRO, POR MEIO DE FOTO OU VÍDEO. LEMBRE-SE: FOTOS E VÍDEOS PODERÃO SER FEITAS EM SEU NETBOOK, COM O AUXÍLIO DA WEBCAM, O PROGRAMA WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]. => GRAVE EM UM PEN DRIVE E TRAGA PARA A SALA.
|
Assim como o livro “As famílias do Mundinho” traz as diferentes famílias e configurações, a sugestão é montar um clipe da sala, que una o material trazido pelos alunos, o desenho que fizeram no momento anterior ou qualquer outro aspecto relevante.
Este clipe poderá ser montado com os alunos em sala e utilizando o laptop-UCA por meio do Kpresenter [Metasys, Aplicativos, Ferramentas de Produtividade>Suíte de Escritório>Gerador de Apresentações]
Como som de fundo, utilize a música:
A GRANDE FAMÍLIA DUDU NOBRE
1ª PARTE
ESTA FAMÍLIA É MUITO UNIDA E TAMBÉM MUITO OURIÇADA BRIGAM POR QUALQUER RAZÃO MAS ACABAM PEDINDO PERDÃO...
PIRRAÇA PAI! PIRRAÇA MÃE! PIRRAÇA FILHA! EU TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA EU TAMBÉM QUERO PIRRAÇAR...
CATUCA PAI! CATUCA MÃE! CATUCA FILHA! EU TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA TAMBÉM QUERO CATUCAR
CATUCA PAI, MÃE, FILHA EU TAMBÉM SOU DA FAMÍLIA TAMBÉM QUERO CATUCAR... QUE FAMÍLIA, HEIM!!
(REPETE 1ª PARTE)
2ª PARTE
ÊTA FAMÍLIA! UMA TEM MEDO DE BARATA! O OUTRO TEM MEDO DE LADRÃO! A FILHA SÓ PENSA NO NAMORADO! EH CUMPADE, NÃO FALA DE BOCA CHEIA NA MESA...
|
Fonte: http://letras.terra.com.br/dudu-nobre/45592/
A música acima traz inúmeras palavras do vocabulário informal e palavras do vocabulário formal.
Assim, a sugestão é apresentar a letra da música de forma escrita, solicitar que os alunos colem no caderno de Língua Portuguesa e deixar que observem as palavras grifadas e busquem os seus significados (inclusive da palavra família, para observar qual o seu significado segundo o dicionário).
No caso das palavras do vocabulário formal, alguns sítios oferecem estas informações. Já as palavras da língua oral, ou seja, vocabulário informal, os alunos devem pensar no que poderia ser o significado ou, se não conseguir, conversar com seus familiares.
Eles poderão criar um GLOSSÁRIO com as palavras que pesquisaram.
Livro da família
https://picasaweb.google.com/gijufeca/LivroDaFamilia
Livro “As famílias do Mundinho”
http://www.slideshare.net/emefmadalena/as-familias-do-mundinho
Por ser um tema que aborda questões sociais, pois revela situações comuns e incomuns, como as configurações familiares com pais do mesmo sexo, isto pode gerar conflitos e problemas, por isso é importante que observe, ao longo das aulas, se os alunos compreenderam que existem famílias de muitas configurações e modos de vida. Além disso, se conseguem ver estas diferenças como algo importante e que o respeito é necessário.
Professor, observe ainda se os alunos conseguiram abstrair o sentido das histórias e transferir os conceitos trabalhados para o seu dia a dia.
Na produção de textos, é importante analisar o envolvimento, o grau de dificuldade que este representou ao aluno e a coesão de ideias.
Durante as discussões e levantamento das hipóteses observe o senso crítico dos alunos.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/06/2015
Quatro estrelasAtividades didáticas
30/08/2014
Cinco estrelasConteúdo muito bom e vou aproveita-lo no meu projeto
30/08/2014
Cinco estrelasConteúdo muito bom e vou aproveita-lo no meu projeto
21/08/2013
Cinco estrelasAdorei