01/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender o Futebol e o Football nas suas diferenças e similaridades;
Identificar as formas que eles se manifestam no Brasil e no mundo;
Vivenciar o Futebol e Football de forma adaptada à realidade escolar.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Aula 1: Futebol e Football são as mesmas coisas?
A primeira aula terá como objetivo identificar os conhecimentos dos alunos sobre os temas propostos. Iniciar a aula com esta pergunta: Futebol e Football são as mesmas coisas? Desafiar os alunos com uma pergunta instigante como a que propusemos possibilitará: 1º) o professor diagnosticar o que eles já sabem e 2º) Levantar o que precisa ser informado, esclarecido e/ou aprofundado. A utilização da ferramenta enquete on line, como demonstraremos abaixo, motivará que os mesmos se envolvam ainda mais na emissão de opiniões sobre o tema.
1. Propor aos alunos a realização de uma Enquete on line, para diagnosticar o conhecimento deles sobre os temas em estudo.
Solicitar que os alunos acessem o endereço eletrônico da enquete [metasys> favoritos>navegador de internet], e orientá-los quanto aos procedimentos e regras de participação na mesma.
Obs: As regras de participação na enquete o professor determina quando da sua criação.
Sugestão de enquete com o tema proposto: Futebol e Football são as mesmas coisas? (Os alunos abrirão o navegador de internet digitarão no browser o endereço eletrônico citado no exemplo abaixo da imagem, e, orientados pelo professor, responderão a enquete)
Clique na imagem para acessar a Enquete:
Fonte: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=1003094, acesso em 11/11/2011
Sugestões de sites sobre criação de enquetes:
http://www.enquetes.com.br/, acesso em 11/11/2011
http://www.clickgratis.com.br/enquetes/index.php, acesso em 11/11/2011
2. Em seguida, o professor deverá discutir o resultado da votação da Enquete com os alunos. Nesse momento, promover um debate instigante, focando as opiniões divergentes que deverão ser acompanhadas de argumentos.
3. Solicite aos alunos que tragam na próxima aula, como tarefa de casa, a resposta às seguintes itens abaixo. Eles deverão registrá-las num arquivo de texto em seu netbook KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos].
a) Identifique a definição/tradução das palavras Futebol e Football nos dicionários.
b) Identifique o significado de Futebol e Football tanto no Brasil quanto nos EUA.
Obs.: O professor deve explicar aos alunos a diferença entre definição e significado, no caso, a primeira encontramos, por exemplo, no dicionário, a segunda, reflete as concepções e conceitos das pessoas.
Sugestão de sites de pesquisa:
Futebol: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=futebol, acesso em 11/11/2011
Football: http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_americano#Nomenclatura, acesso em 11/11/2011
Aula 2: Futebol e Football: semelhanças e diferenças
1. Realizar uma roda de conversa para que os alunos socializem suas pesquisas. Informe que eles devem anotar a síntese da conversa em um texto em seu netbook - KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos], da seguinte forma:
PESQUISA: FUTEBOL E FOOTBALL | |
Futebol | Football |
Definição do dicionário | Tradução para o idioma português e definição do dicionário |
Significado no Brasil/EUA | Significado no Brasil/EUA |
Esclarecer aos alunos que a pesquisa acima possibilitará a construção do Quadro Comparativo, que foi iniciado com os dados sobre as definições e significados das palavras.
2. Em seguida, caso os dados da pesquisa não tenham explicitado de forma clara as diferenças entre futebol e football, o professor deverá esclarecer que, na verdade, se tratam de dois fenômenos distintos e que:
a) No Brasil: Futebol é o que para os americanos significa o esporte chamado Soccer. E Football de lá conhecemos aqui como Futebol Americano.
b) Nos EUA: Eles não compreendem a palavras football com dois significados como acontece com a palavra futebol no Brasil. Naquele país, existe o Football (futebol americano) e o Soccer (futebol como conhecemos).
3. Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa na internet, em grupo (máximo de 05 alunos), com o objetivo de buscar a origem de cada um dos esportes estudados.
Sugestões de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol (Origem do Futebol), acesso em 11/11/2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_americano, (Origem do Football), acesso em 11/11/2011
4. Posteriormente, apresentar um vídeo sobre Football, para que depois os alunos possam debater em torno das seguintes questões:
a) Quem gostaria, ou não, de praticar o Football? Por quê?
b) Será possível praticar esse esporte em nossa realidade escolar (com sua estrutura, materiais, tempo disponível, etc.)?
c) É possível adaptá-lo à nossa realidade escolar? Como?
5. Após o debate o professor apresentará um vídeo sobre o Flagbol, e mostrará como é possível jogá-lo na escola.
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=6E2MYf_pShw, acesso em 18/11/2011
Obs.: O Flagbol pode ser considerado uma variação do Football, mas com regras que minimizam a questão do contato físico excessivo presentes no esporte.
Aula 4 e 5: Análise da pesquisa, início do quadro comparativo
1. Socializar a pesquisa (solicitada no item 3 da aula 2 acima) sobre origem dos esportes estudados.
2. Continuar a construção do Quadro Comparativo, agora com dados sobre a origem dos esportes estudados:
PESQUISA SOBRE ORIGEM |
|||
Categoria pesquisada | Futebol | Football | |
País de Origem | |||
Evolução das regras |
3. Em seguida, solicitar que os alunos continuem a pesquisa, mas, desta vez, sobre as manifestações do Futebol e Football (incluir) no Brasil
PESQUISA: MANIFESTAÇÔES DO FUTEBOL E FOOTBALL | ||
País | Futebol | Football |
Brasil | Ex.: Futsal, FutVolei, etc. | Ex. Rugby, Flagbol, etc. |
EUA | Ex.: Street Soccer | ?? |
4. Os alunos escolherão uma das formas pesquisadas para vivenciarem na aula em espaço adequado. Durante a vivência, indagar os alunos sobre as semelhanças e diferenças dos esportes estudados a partir do jogo que estão praticando.
Aula 6: Conclusão do Quadro:
1. Cada grupo deverá se reunir para concluir o quadro a partir dos dados da pesquisa.
2. Em seguida será feito coletivamente um Painel (quadro único) com o objetivo de ficar exposto na sala até o final da estratégia. O painel será formado com a síntese de todos os itens e formações de pesquisa que foram acumulados nas aulas anteriores (soma dos três quadros anteriores).
Aula 7, 8, 9: Vivências das formas de Futebol e Football
Vivência do Futebol Escolar:
Forma 1: Futsal
Sugestão de vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=a4Y6O4mUWHg&feature=related, acesso em 20/11/2011
Forma 2: Futebol (Campo ou Society)
Sugestão de vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=YtuAg7DEuGY, acesso em 20/11/2011
Vivência do Football Escolar
Forma 1: Rugby
Sugestão de vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Bi8YKYDVs1w, acesso em 20/11/2011
Forma 2: Flagbol
Sugestão de vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=hfhBBRvQHxI, acesso em 20/11/2011
2. Solicitar que eles façam um texto no editor de texto do seu netbook (redação no Kword), escolhendo uma das modalidades como preferida e justificando a sua escolha.
Aula 10: Roda de conversa sobre as últimas percepções do Futebol e Football
Conversar sobre as percepções dos alunos sobre o Futebol e o Football a partir da redação.
a) Qual das modalidades você mais gostou? Por quê?
b) Qual você menos gostou? Por quê?
Sugestões de outros sites para:
Manifestações de Futebol:
http://www.futebolescolar.org.br/noticias.php?id=1, acesso em 20/11/2011
http://festivalescolarfutsal.blogspot.com/, acesso em 20/11/2011
Manifestações do Football:
http://flagbol.blogspot.com/p/artigos-pedagogicos.html, acesso em 20/11/2011
http://crborba.blogspot.com/2011/01/campeonato-de-rugby-do-desporto-escolar.html, acesso em 20/11/2011
1. A avaliação deve permear todo processo pedagógico desenvolvido na estratégia. Durante as aulas o professor deve garantir que o aluno reflita sobre seu papel desenvolvido nas atividades bem como sobre os conhecimentos adquiridos.
2. O professor pode, na última aula, como último registro, solicitar que os alunos avaliem sua participação nas vivências destacando o que foi mais significativo na aprendizagem dos temas propostos: origem dos esportes estudados, suas diferenças e similaridades.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/09/2012
Cinco estrelasgostei o plano e muito bem elaborado parabens amigo