01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
O aluno aprenderá como a questão escravista abalou o Império brasileiro e as soluções para substituir a mão de obra agora liberta: as razões da imigração e o seu impacto no País. Aprenderá, também, como a cultura do café funcionou como um fator de crescimento econômico, bem como o seu impacto na estrutura econômica, social e política do País.
- Brasil Colônia.
- Brasil Império.
Aula 1
Introdução
O professor deverá fazer uma breve introdução, recuperando os conhecimentos prévios sobre o Império brasileiro, em especial a sua estrutura econômica e social.
Em seguida, deverá dividir a turma em cinco grupos que pesquisarão os temas relacionados abaixo, nos sites sugeridos. Vale notar que a agregação de mais sites de pesquisa, além dos sugeridos, é aconselhável.
Imagem 1:
Gravura de Debret como várias etnias africanas
Imagem 2:
Fazenda de café no Sudeste brasileiro. Na foto a casa grande.
Imagem 3:
Imigrantes italianos no trabalho na cultura do café
Imagem 4:
O crescimento das cidades como fator de modernização econômica no século XIX
- Grupo 1: “O Império entra em crise”:
http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm
- Grupo 2: “A questão escravista”:
http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm
- Grupo 3: “A solução do problema da mão de obra: imigração”:
http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm
http://www.genealogiafreire.com.br/jeo_o_cafe_e_o_imperio.htm
http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm
- Grupo 4: “A Lei de Terras de 1850”:
http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/lei-terras-1850.htm
- Grupo 5: “A modernização econômica”:
http://www.culturabrasil.org/reicafe.htm
http://vestibular.upf.br/conteudo-historia
Além dos textos, os alunos deverão pesquisar imagens, que deverão ser reservadas para uma atividade posterior. Como atividade final desta aula, os alunos deverão produzir em cada grupo um texto jornalístico que, além de ser avaliado ao final do estudo do tema, também deverá ser reservado para outra atividade posterior.
Aula 2
O professor deverá reunir a turma em um Seminário para discutir os resultados da pesquisa em grupo. A discussão deverá ser orientada pelos seguintes temas:
- Qual a natureza da crise econômica do Império brasileiro?
- Por que a cultura do café foi a solução naquele momento?
- Por que a escravidão se tornou um problema no Império brasileiro?
- Por que a imigração foi a solução?
Os alunos deverão produzir um relatório extraclasse resumindo as discussões do Seminário.
Aula 3
Os alunos deverão reunir-se nos grupos da primeira aula e montar um Jornal Mural com o tema de seu grupo, utilizando o texto jornalístico, o relatório e as imagens coletadas na primeira aula para expor na escola em local apropriado.
Sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_do_brasil/imigracao_no_brasil.htm
Os alunos serão avaliados por meio dos textos jornalísticos e do relatório, na sua coerência e consistência, atentando para a lógica interna dos textos. Também fará parte da avaliação a montagem do Jornal Mural, levando-se em conta a pertinência da escolha das imagens utilizadas aqui como ferramenta para narrar o tema das aulas.
Quatro estrelas 2 classificações
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18/10/2012
Cinco estrelasGostei do uso de imagens; o aproveitamento das ideias que possam surgir em seminário; a pesquisa em sites e sobretudo a avaliação que foge ao padrão dito "normal" que acabou tornando a História uma disciplina cansativa. Se o nosso maior objetivo é promover a crítica, a tranformação nada mais justo que avaliarmos o processo em se se deu o conhecimento e não meras perguntas e respostas previamante marcadas em livros costumeiros.
12/03/2012
Quatro estrelasÓtima sequencia, de fatos que leva o aluno a perceber a importância do café para impulsionar o crescimento industrial do Brasil, etc.