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A Cultura do café e a imigração no Brasil

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

O aluno aprenderá como a questão escravista abalou o Império brasileiro e as soluções para substituir a mão de obra agora liberta: as razões da imigração e o seu impacto no País. Aprenderá, também, como a cultura do café funcionou como um fator de crescimento econômico, bem como o seu impacto na estrutura econômica, social e política do País.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Brasil Colônia.

- Brasil Império.

Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

Introdução

O professor deverá fazer uma breve introdução, recuperando os conhecimentos prévios sobre o Império brasileiro, em especial a sua estrutura econômica e social.

Em seguida, deverá dividir a turma em cinco grupos que pesquisarão os temas relacionados abaixo, nos sites sugeridos. Vale notar que a agregação de mais sites de pesquisa, além dos sugeridos, é aconselhável.

Imagem 1:

Escravos com diversas etnias africanas

Gravura de Debret como várias etnias africanas

 

Imagem 2:

Fazenda de café no Sudeste BrasilFazenda de café no Sudeste brasileiro. Na foto a casa grande.

Imagem 3:

Imigrante italianos na fazenda de café Imigrantes italianos no trabalho na cultura do café

 

Imagem 4:

ModernizaçãoO crescimento das cidades como fator de modernização econômica no século XIX 

 

 

- Grupo 1: “O Império entra em crise”:

http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Imp%C3%A9rio_do_Brasil#Crise_pol.C3.ADtica_e_econ.C3.B4mica

 

 

- Grupo 2: “A questão escravista”:

http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm

- Grupo 3:  “A solução do problema da mão de obra: imigração”: 

http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm

http://www.genealogiafreire.com.br/jeo_o_cafe_e_o_imperio.htm

http://www.diasmarques.adv.br/pt/historico_imigracao_brasil.htm

- Grupo 4: “A Lei de Terras de 1850”:

http://www.culturabrasil.org/decliniodoimperio.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/lei-terras-1850.htm

- Grupo 5: “A modernização econômica”:

http://www.culturabrasil.org/reicafe.htm

http://vestibular.upf.br/conteudo-historia

Além dos textos, os alunos deverão pesquisar imagens, que deverão ser reservadas para uma atividade posterior. Como atividade final desta aula, os alunos deverão produzir em cada grupo um texto jornalístico que, além de ser avaliado ao final do estudo do tema, também deverá ser reservado para outra atividade posterior.

 

 

Aula 2

O professor deverá reunir a turma em um Seminário para discutir os resultados da pesquisa em grupo. A discussão deverá ser orientada pelos seguintes temas:

- Qual a natureza da crise econômica do Império brasileiro?

- Por que a cultura do café foi a solução naquele momento?

- Por que a escravidão se tornou um problema no Império brasileiro?

- Por que a imigração foi a solução?

Os alunos deverão produzir um relatório extraclasse resumindo as discussões do Seminário.

 

 

Aula 3

Os alunos deverão reunir-se nos grupos da primeira aula e montar um Jornal Mural com o tema de seu grupo, utilizando o texto jornalístico, o relatório e as imagens coletadas na primeira aula para expor na escola em local apropriado.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Os alunos serão avaliados por meio dos textos jornalísticos e do relatório, na sua coerência e consistência, atentando para a lógica interna dos textos. Também fará parte da avaliação a montagem do Jornal Mural, levando-se em conta a pertinência da escolha das imagens utilizadas aqui como ferramenta para narrar o tema das aulas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Aleteia Silva, E.E.E.M Edgardo Pereira Velho , Rio Grande do Sul - disse:
    aleteia.poli@yahoo.com.br

    18/10/2012

    Cinco estrelas

    Gostei do uso de imagens; o aproveitamento das ideias que possam surgir em seminário; a pesquisa em sites e sobretudo a avaliação que foge ao padrão dito "normal" que acabou tornando a História uma disciplina cansativa. Se o nosso maior objetivo é promover a crítica, a tranformação nada mais justo que avaliarmos o processo em se se deu o conhecimento e não meras perguntas e respostas previamante marcadas em livros costumeiros.


  • Sérgio Fernandes, Colégio Estadual Oemis V. Machado , Goiás - disse:
    sergio.fernandes23@gmail.com

    12/03/2012

    Quatro estrelas

    Ótima sequencia, de fatos que leva o aluno a perceber a importância do café para impulsionar o crescimento industrial do Brasil, etc.


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