05/12/2011
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças, na faixa etária de 02 anos de idade, poderão experimentar suas habilidades, no que diz respeito a papietagem. Poderão sentir a textura e a temperatura do grude; rasgar o jornal com as mãos; e colar o papel picado; além de ter a experiência de cantar acompanhada de seu próprio instrumento.
Atividades (individual ou conjunta) com grude colorido em superfícies maiores.
Atividade – Papietagem com os pequeninos e suas habilidades.
Tem como objetivos:
- a destreza para rasgar, colar, pintar;
- coordenação motora ampla e fina;
- a expressão através das cores.
- a expressão musical e rítmica através do instrumento criado.
1º Momento – 1º dia: Na sala de aula ou numa sala de arte educação, o professor explica às crianças a atividade proposta. Sentadas em torno de uma grande mesa as crianças recebem do professor grandes tiras de jornal que deverão ser rasgadas com as mãos. Neste momento, exploramos o ruído que produzimos ao rasgar o papel e imitamos o som. O segundo passo é colocarmos a “mão na massa”. Com os dedos, passaremos uma grande quantidade de grude no papel já picado e aplicaremos no recipiente escolhido (- um frasco de iogurte de garrafinha). Cuidadosamente e passo a passo, cobriremos todo o recipiente. Neste dia, é o que faremos.
Receita do grude: 500 ml de água, 04 colheres de trigo e 01 colher de sobremesa de vinagre. Modo de preparo: Dissolver o trigo na água fria. Levar ao fogo, mexendo até engrossar. Espere esfriar para o manuseio.
Material: grude, feijões, tinta guache, pincéis e potinhos de iogurte.
2º Momento – 2 º dia: Voltamos para sala de arte educação a fim de dar continuidade ao nosso trabalho. Neste dia, iremos colocar feijões (06 grãos) dentro do recipiente, o cobriremos com uma tampa (um círculo cortado no papelão) e retomaremos a papietagem, colando mais duas camadas de papel picado com grude.
3º Momento – 3º dia: Acreditamos que, neste terceiro dia, na sala de artes, nossa papietagem esteja bem seca possibilitando-nos dar início à pintura. Em recipientes apropriados, colocamos tintas de cores variadas e ao alcance das crianças. Com auxílio de um pincel pequeno de cerdas grossas, daremos início à pintura de nosso brinquedo. O produto final? Um sonoro chocalho. Deixaremos secando para finalizar no dia seguinte.
4º Momento – 4º dia: No início da manhã, vamos finalizar nossa obra impermeabilizando com cola branca colocaremos ao sol, para estar bem seco no fim da manhã, e então podermos aproveitar o brinquedo construído por nós.
5º Momento – Reuniremos o grupo em círculo e cantaremos músicas infantis acompanhadas por nossos chocalhos.
http://recrivani.blogspot.com/2007/05/chocalho.html
http://www.vencendoasindromedewest.com.br/brincar_para_todos_10.html
- Avaliar se as crianças da faixa etária de dois anos têm habilidades para papietagem;
- Se tem preferências por determinadas cores;
- Se tiveram dificuldades nas ações propostas;
- Se gostaram da atividade e se podemos criar novos brinquedos de baixa complexidade;
- Se conseguem harmonizar música com o ritmo do chocalho;
- Como foi a manifestação artística (Dançaram? Cantaram?) após o produto final
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/02/2014
Cinco estrelasAmei vou fazer com minha turminha