Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como a utilização de imagens pode favorecer o trabalho com produção de textos?

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o uso da linguagem escrita;
  • Utilizar a imagem como recurso para produção de texto;
  • Compreender os diferentes tipos de produção textual;
  • Observar as diferenças entre a linguagem oral e a escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que o aluno já tenha entrado em contato com diferentes tipos de texto tais como: parlenda, música, texto retirado de jornal etc.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. É importante possibilitar um diálogo sobre questões interessantes que envolvem a produção de texto, dentre elas:

  • Para que se produz um texto?
  • Com que objetivo?
  • Em que momento?
  • Em que lugar?
  • Como será divulgado?
  • Quais seriam os seus possíveis leitores?

 

Favoreça o diálogo com a turma no sentido de que perceba a função comunicativa que o texto possui e por isso a necessidade de escrever respeitando alguns critérios para que a comunicação seja favorecida.

Professor, faça um exercício de produção de texto oral com a turma. Para isso, converse com os alunos sobre um tema que seja do interesse da turma, como por exemplo: Animais. Elabore uma situação, como a descrita abaixo:

Que legal! Vamos contar uma história para nossos colegas da turma, que tenha como personagem principal um cavalo que se perdeu na fazenda e que gostaria muito de voltar para sua casa.

Propicie um momento para que todos possam elaborar oralmente a história. Você poderá registrar em forma de vídeo, através do laptop pelo caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Depois, assista com a turma, a gravação e converse sobre o que pode ter faltado na história ou mesmo ser retirado da mesma para que a mensagem do texto possa ser melhor compreendida pelos colegas.

Agora, apresente para a turma uma sequência de imagens como na ilustração abaixo. Possibilite que os alunos tenham um momento de observação. Proponha a troca de ideias sobre as imagens, resgatando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Depois, de todos terem participado, solicite que utilizem o caderno de Língua Portuguesa, para escreverem um texto sobre as imagens.

É importante decidir com a turma para quem o texto será escrito e também a forma como será escrito, ou seja, o tipo de texto (narrativo, descritivo, dissertativo ou outro). Por isto, planeje com a turma a organização do texto a partir de algumas questões que poderão ser realizadas oralmente:

  • O que será falado no texto?
  • Qual a ordem das informações?
  • Quais serão as ideias básicas?

 

Após todo esse diálogo, solicite que os alunos iniciem a escrita do texto.

 Produção de Texto1

Fonte: Atividade de produção de texto desenvolvida pela professora Luciana Soares Muniz, com os alunos de 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU, 2009.

Em seguida, cada aluno poderá fazer a leitura da sua produção para a turma. Nesse momento a turma poderá falar o que compreendeu do texto do colega e o que poderia ser alterado para facilitar a compreensão.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Agora, possibilite um momento de interação da turma a partir de uma situação com jogos. Incentive os alunos a fotografarem a atividade realizada utilizando a câmera do laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam. Após todos vivenciarem a atividade com jogos e registrarem o momento por meio de uma fotografia, explique para os alunos da turma que terão como desafio, produzir um texto para os familiares, relatando o momento de jogos por eles vivenciado na escola a partir da imagem da fotografia.

Antes de iniciar o texto procure realizar o planejamento do mesmo, com a turma, a partir de algumas questões, como:

  • Quais serão as ideias principais do texto?
  • O que precisamos explicar sobre a atividade para que os familiares compreendam o texto?
  • Que tipo de texto vai escrever?

Proponha que cada aluno faça a produção de texto, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto.  Auxilie os alunos a copiarem e colorem a imagem fotografada por cada colega na parte superior do editor de texto, de forma que possa iniciar o texto logo abaixo da imagem, elaborando um título e depois o texto a partir da imagem.

Veja o exemplo a seguir:

Produção de Texto2

Fonte: Foto tirada por um aluno do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU. Atividade realizada pela professora Luciana Soares Muniz, 2009.

Título:__________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

Agora, possibilite um momento para que os alunos joguem o “Jogo da Forca”. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

Produção de texto3  

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo-forca.html

É importante que todos possam jogar e aprender sobre a formação de palavras. Depois, organize os alunos em grupos de quatro a cinco participantes. Solicite que cada grupo elabore um “Jogo da Forca” para ser resolvido pelos outros grupos. Assim, quando todos terminarem de elaborar o jogo, cada grupo deverá entregar o seu jogo a você professor. Inicie o jogo coletivamente, sendo que o grupo que elaborou o jogo deverá coordenar, colocando na lousa os traços referentes às quantidades de letras da palavra e o desenho relacionado à forca. Os grupos irão falando as letras e vence o grupo que conseguir descobrir a palavra. Assim deverá ser feito com todos os jogos elaborados por todos os grupos. Professor, aproveite esse momento para trabalhar a importância da participação de todos sem a preocupação em vencer.

Aproveite o momento para tirar uma foto de cada grupo para ser utilizada posteriormente.

Agora, imprima a foto de cada grupo e explique para a turma que terá como desafio, produzir um texto de injunção, ou seja, um texto instrucional, explicando para as outras turmas como se joga o “Jogo da Forca” e como pode ser realizado em grupo. Para isso, terá como referência a fotografia do grupo.

Produção de Texto4

Fonte: Atividade com texto instrucional do "Jogo da Forca" desenvolvida pela professora Luciana Soares Muniz, com os alunos de 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU, 2009.

Após todos terminarem a atividade, poderão trocar a produção escrita com os outros grupos, com o intuito de verificar se não faltou nenhuma informação para que haja compreensão das outras turmas sobre o jogo. Reproduza algumas cópias da produção dos alunos para serem distribuídas por eles nas outras turmas da escola. Com essa atividade, poderão perceber a real função de uma produção de texto que é a “comunicação”.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha à turma um “Show de Talentos”, para isso, é importante que os alunos possam dialogar sobre a criação de uma história da turma que possa ser dramatizada por todos. Desta forma, possibilite aos alunos, a construção de um texto com os seguintes elementos: 

  • Narrador;
  • Personagens;
  • Espaço/cenário.

Depois de tudo conversado, inicie a construção do texto coletivo com a turma, utilizando a lousa. É importante instigar a participação de todos os alunos na elaboração do texto. Retome com a turma os diferentes pontos (ponto final, exclamação, interrogação, reticências, travessão, vírgula) que podem ser utilizados ao longo do texto. Após ficar pronto, inicie a organização da dramatização, possibilitando que todos da turma possam participar. Os alunos poderão agendar um espaço da escola como um anfiteatro para realizar a apresentação e convidar outras turmas para prestigiar esse momento. Para isso, auxilie os alunos na elaboração de mais um tipo de texto, qual seja, um convite. Veja o exemplo a seguir:

Produção de Texto 5

 Fonte: Convite elaborado pelos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU, com orientação da professora Luciana Soares Muniz, 2009.

Em seguida, faça cópias do convite para serem distribuídas às outras turmas.

Agora, é só realizar a apresentação da turma e aproveitar o Show! É importante registrar esse momento a partir de filmagem, para que a turma possa assistir em sala de aula e observar as diferenças entre o texto escrito e o que realmente apareceu na hora da apresentação.

Produção de texto6

 Fonte: Apresentação teatral da peça elaborada pelos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU, com orientação da professora Luciana Soares Muniz, 2009.

Professor, retome com a turma o texto escrito para que observem o tipo de pontuação utilizada na escrita e se mudariam alguma após a apresentação, pois podem ter percebido que em uma parte do texto teria mais emoção e necessitaria da utilização do ponto de exclamação e assim por diante.

Se achar interessante, o texto poderá ser reescrito com a turma, a partir da dramatização realizada.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a importância da produção de texto na escola utilize o livro: JOLIBERT, Josette. Formando Crianças Produtoras de Textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas, a partir da observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades, com o intuito de observar a compreensão da produção de texto como comunicação. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.