Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma pode-se trabalhar: características, alimentação, habitat e a importância da minhoca para o meio ambiente?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as características da minhoca;
  • Conhecer os hábitos e a importância da minhoca para o meio ambiente;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento e a necessidade de cuidar e de preservar a natureza.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. É importante promover um diálogo com os alunos sobre o que sentem quando ouvem ou mesmo veem uma minhoca.

Após o diálogo, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para assistirem ao vídeo:

Mônica e a minhoca

Minhoca 1

 Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KPnrEVnXfJw&feature=related

Após assistirem ao vídeo, dialogue com a turma sobre a voz do narrador ao apresentar o título da história e das reações da Mônica diante da minhoca. Os alunos poderão comparar as reações da personagem com as suas próprias reações comentadas na roda de conversa.

Agora, organize a turma para um momento de Contação de História. Para isso, providencie o livro sugerido abaixo intitulado de “A Minhoca Travessa”.

Minhoca 2

 Fonte: HELENO, Guido. Minhoca travessa.

Após contar a história, pergunte à turma o que compreendeu da história. É importante dialogar com os alunos sobre o tema do livro que fala sobre o comportamento e o relacionamento de crianças e pré-adolescentes com os pais. Procure relacionar a história com o seu contexto. 

Agora, pergunte à turma qual seria os motivos que levou o autor a escolher a minhoca como a personagem para representar uma adolescente rebelde. Ouça a opinião de todos os alunos e possibilite que compreendam as proximidades da minhoca e da personagem. Cada aluno poderá registrar no caderno de Português o título da história e as proximidades da personagem da história com uma minhoca.

Atividade 2; aproximadamente 60 minutos.

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e os sítios sugeridos abaixo para realizarem a leitura dos texto online e descobrirem as várias utilidades da minhoca:

 

Minhoca 3

 Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/muito-mais-do-que-isca

Minhoca 4

 Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/qual-utilidade-minhocas-447113.shtml

Após a leitura dos textos, solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências as várias utilidades da minhoca, como:

  • Auxiliar na melhoria das propriedades do solo. Os buracos que a minhoca faz na terra auxiliam a arejá-la e facilitam a água a circular por ela.
  • Servir como isca para pesca. É importante conversar sobre o risco de extinção de uma das espécies de minhoca relatadas no texto e a forma como os pescadores utilizam a minhoca para a pesca: “Por falar em isca, sabia que muitos pescadores cortam as minhocas em vários pedaços para render mais? Tudo porque a maioria das minhocas pode regenerar grande parte do corpo. Mas há um detalhe: o animal não resiste se for cortado na altura dos seus órgãos principais, como o coração. Eles ficam perto da cabeça do animal, que por sua vez fica próxima de uma parte mais gorda da minhoca, o clitelo, seu órgão reprodutor”.

Após o registro, aproveite para trabalhar com as características da minhoca, tendo em vista a estrutura do seu corpo. Para isso, faça uma pesquisa com a turma de imagens de minhocas. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo, dentre outros:

Minhoca 5

 Fonte: http://www.netxplica.com/manual.virtual/exercicios/bio10/transporte.animais.1/10.BIO.aberto.fechado.1.htm

Para consolidar o conhecimento obtido a partir da busca de imagens, organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla faça um cartaz com um desenho de uma minhoca e nomeie as suas partes. Exponha os cartazes no mural da sala de aula para que todos possam observar os registros dos colegas.

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para que possam assistir ao vídeo sugerido:

 

Minhoca 6

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q_S3xFlD1Ug

Após assistirem ao vídeo, proponha um diálogo com a turma sobre a alimentação da minhoca, seu habitat e sua importância para o meio ambiente. É importante que os alunos percebam que a minhoca se alimenta de terra. Em seguida, solicite que cada aluno escreva no caderno de Ciências o que compreendeu do texto sobre a vida da minhoca. Peça que faça uma ilustração do habitat da minhoca e da sua alimentação.

Agora, realize com a turma, a leitura do texto online sugerido abaixo, para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

Minhoca 7  

Fonte: http://educacao.uol.com.br/biologia/anelideos-1-a-importancia-das-minhocas-para-o-equilibrio-ecologico.jhtm

Após a leitura, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e distribua uma cartolina para cada grupo. O objetivo é que cada um construa um cartaz de forma a conscientizar a comunidade escolar da importância da minhoca para o meio ambiente. Depois de prontos, os grupos poderão apresentar para toda a turma o trabalho e posteriormente afixar os cartazes nos murais da escola, onde toda a comunidade escolar tenha acesso.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática minhoca acesse o sítio: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-verdade-que-quando-duas-minhocas-acasalam-ambas-ficam-gravidas

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas, a partir da observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades, com o intuito de observar a compreensão das características, alimentação e habitat das minhocas e a conscientização da sua importância para o meio ambiente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.