01/12/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento e a necessidade de cuidar e de preservar a natureza.
Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. É importante promover um diálogo com os alunos sobre o que sentem quando ouvem ou mesmo veem uma minhoca.
Após o diálogo, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para assistirem ao vídeo:
Mônica e a minhoca
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KPnrEVnXfJw&feature=related
Após assistirem ao vídeo, dialogue com a turma sobre a voz do narrador ao apresentar o título da história e das reações da Mônica diante da minhoca. Os alunos poderão comparar as reações da personagem com as suas próprias reações comentadas na roda de conversa.
Agora, organize a turma para um momento de Contação de História. Para isso, providencie o livro sugerido abaixo intitulado de “A Minhoca Travessa”.
Fonte: HELENO, Guido. Minhoca travessa.
Após contar a história, pergunte à turma o que compreendeu da história. É importante dialogar com os alunos sobre o tema do livro que fala sobre o comportamento e o relacionamento de crianças e pré-adolescentes com os pais. Procure relacionar a história com o seu contexto.
Agora, pergunte à turma qual seria os motivos que levou o autor a escolher a minhoca como a personagem para representar uma adolescente rebelde. Ouça a opinião de todos os alunos e possibilite que compreendam as proximidades da minhoca e da personagem. Cada aluno poderá registrar no caderno de Português o título da história e as proximidades da personagem da história com uma minhoca.
Atividade 2; aproximadamente 60 minutos.
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e os sítios sugeridos abaixo para realizarem a leitura dos texto online e descobrirem as várias utilidades da minhoca:
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/muito-mais-do-que-isca
Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/qual-utilidade-minhocas-447113.shtml
Após a leitura dos textos, solicite que cada aluno registre no caderno de Ciências as várias utilidades da minhoca, como:
Após o registro, aproveite para trabalhar com as características da minhoca, tendo em vista a estrutura do seu corpo. Para isso, faça uma pesquisa com a turma de imagens de minhocas. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido abaixo, dentre outros:
Para consolidar o conhecimento obtido a partir da busca de imagens, organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla faça um cartaz com um desenho de uma minhoca e nomeie as suas partes. Exponha os cartazes no mural da sala de aula para que todos possam observar os registros dos colegas.
Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para que possam assistir ao vídeo sugerido:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Q_S3xFlD1Ug
Após assistirem ao vídeo, proponha um diálogo com a turma sobre a alimentação da minhoca, seu habitat e sua importância para o meio ambiente. É importante que os alunos percebam que a minhoca se alimenta de terra. Em seguida, solicite que cada aluno escreva no caderno de Ciências o que compreendeu do texto sobre a vida da minhoca. Peça que faça uma ilustração do habitat da minhoca e da sua alimentação.
Agora, realize com a turma, a leitura do texto online sugerido abaixo, para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:
Após a leitura, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e distribua uma cartolina para cada grupo. O objetivo é que cada um construa um cartaz de forma a conscientizar a comunidade escolar da importância da minhoca para o meio ambiente. Depois de prontos, os grupos poderão apresentar para toda a turma o trabalho e posteriormente afixar os cartazes nos murais da escola, onde toda a comunidade escolar tenha acesso.
Para outras informações sobre a temática minhoca acesse o sítio: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-verdade-que-quando-duas-minhocas-acasalam-ambas-ficam-gravidas
Professor, a avaliação deverá permear todo o processo de desenvolvimento das atividades propostas, a partir da observação, a qual nos fornecerá elementos para percebermos o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades, com o intuito de observar a compreensão das características, alimentação e habitat das minhocas e a conscientização da sua importância para o meio ambiente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!