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Como o trabalho com as características dos sons pode auxiliar o processo de leitura e escrita?

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o uso da linguagem escrita;
  • Conhecer o funcionamento do sistema auditivo;
  • Entender as causas e as consequências da poluição sonora;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. 
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o conhecimento do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. Pergunte à turma o que é som. É importante registrar em uma cartolina as respostas dos alunos e afixar o cartaz no mural da sala de aula para que todos possam observar as respostas dos colegas.

Agora, proponha algumas atividades à turma para que possam compreender o que é som.

 1ª Vivência:

Organize os alunos em duplas e solicite que cada aluno encoste a mão ao redor do pescoço do colega. Em seguida, cada um deverá dizer o nome das vogais “a, e, i, o, u”. Solicite que prestem bastante atenção nas sensações que irão perceber com as mãos enquanto fala e enquanto o colega fala também. O que você sentiu? A garganta vibrou?

 2ª Vivência:

Com os alunos organizados ainda em duplas e com a mão no pescoço do colega, oriente que mantenham a mão parada por alguns segundos, sem fazer nenhum ruído. Pergunte: O que vocês sentiram? Perceberam alguma vibração ou algum ruído?

Converse com a turma sobre o que compreendeu da atividade proposta e se concluiu que os sons são vibrações percebidas pelas pessoas. Solicite que os alunos registrem no caderno de Ciências a descoberta, veja o exemplo abaixo:

 Muito bem! Depois das vivências realizadas em sala de aula, como você poderia definir som? Escreva com suas palavras:

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Depois de todos terminarem o registro, cada aluno poderá fazer a leitura de sua resposta e conferir com a resposta inicial, registrada no cartaz do mural da sala de aula, percebendo as possíveis mudanças.

Atividade 2: aproximadamente 60 minutos.

Professor, faça uma brincadeira com a turma denominada “OI”. Para isso, organize a turma em uma roda em que todos fiquem em pé. Escolha um dos alunos para ficar com os olhos fechados. Os outros alunos irão andando em círculo, depois de alguns segundos, escolha um aluno para que fale apenas “Oi” para o colega com os olhos fechados. O colega deverá adivinhar de quem é a voz e para isso, terá no máximo três chances para tentar descobrir, sendo que o aluno escolhido poderá também dizer “Oi” por mais duas vezes. A brincadeira segue até que todos tenham participado e tentado identificar a voz de um colega.

Outra brincadeira interessante e que poderá ser feita no pátio da escola, é a “Gato Mia” sugerida no sítio abaixo:

Som 1

 Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/brincadeiras-gato-mia.html

Após as brincadeiras, converse com a turma sobre o fato de cada um possuir uma voz que é própria e diferenciada dos demais. Para compreender mais sobre a produção da voz, como ela é produzida pelo nosso corpo, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

Som 2  

Fonte: http://super.abril.com.br/ciencia/faz-voz-ser-grossa-ou-fina-614250.shtml

Após a leitura do texto online, proponha um diálogo com a turma sobre o que compreendeu e as possíveis dúvidas. Organize os alunos em duplas e solicite que construam um cartaz contendo o desenho e os nomes representando a forma como nosso organismo emite som. Depois, cada dupla deverá apresentar o seu trabalho para a turma e afixar o cartaz no mural da sala de aula.

Agora, auxilie os alunos a lerem o texto a seguir e descobrir mais sobre o fonoaudiólogo, que conhece bem a fala.

Som 3  

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/120/quando-crescer-vou-ser-fonoaudiologo

Para consolidar o conhecimento obtido a partir da leitura do texto, organize os alunos em duplas e proponha que cada dupla faça um resumo das informações, utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou Metasys > Aplicativos > KWord , ou outro editor de texto. É importante que os alunos registrem o nome da profissão e qual a sua função. Depois, cada dupla poderá apresentar para a turma a sua produção.

Em seguida, solicite que cada aluno utilize o caderno de Língua Portuguesa para realizar o registro a seguir. Explique que você irá falar algumas palavras e os alunos deverão escrevê-las.Para isso, escolha algumas palavras que façam parte do cotidiano dos alunos. Você deverá pronunciar as palavras em ritmos diferenciados, ou seja, mais rapidamente e mais devagar. Veja alguns exemplos:

  • Cavalo;
  • Roda;
  • Vaca;
  • Faca;
  • Lua;
  • Luva.

Após todos escreverem, registre na lousa as palavras faladas por você e solicite que cada aluno observe as possíveis diferenças entre as palavras da lousa e do caderno. Converse com a turma sobre os diferentes sons emitidos ao pronunciarmos as sílabas ou mesmo letras das palavras.

Atividade 3: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com a turma sobre quem já ouviu falar, ou mesmo sabe o que é o funcionamento do ouvido humano. Após o diálogo, solicite que assistam ao vídeo “Audição – Aparelho Auditivo” acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo:

Som 4  

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6A5woFVcfmU&feature=related

Após assistirem ao vídeo, promova um diálogo com a turma sobre o que compreendeu a respeito do funcionamento do sistema auditivo. Para ampliar os conhecimentos sobre como podemos ouvir os sons, solicite que os alunos acessem o sítio abaixo e façam a leitura do texto online:

Som 5

 Fonte: http://telecom.inescn.pt/research/audio/cienciaviva/principio_aaudicao.html

Agora, proponha que os alunos façam um registro no caderno de Ciências,  desenhando e nomeando cada parte que compõe o sistema auditivo demonstrando como percebemos o som. Depois, cada aluno poderá mostrar para a turma a sua produção e explicar o que compreendeu. Faça uma comparação dos trabalhos dos alunos desta atividade com os cartazes elaborados anteriormente pela turma com o desenho e a escrita de como produzimos sons.

Professor, converse com a turma sobre quem já ouviu falar, ou mesmo sabe o que é “Poluição sonora”. Depois de todos participarem solicite que acessem o sítio sugerido abaixo e façam a leitura do texto online:

Som 6  

Fonte: http://www.ibama.gov.br/silencio/home.htm

Agora, organize a turma em duplas e solicite que cada dupla construa um cartaz contendo informações importantes sobre: “Poluição Sonora: causas e consequências”, para ser fixado nos murais da escola, a fim de que toda a comunidade escolar tenha acesso às informações.

Recursos Complementares

Professor, para outras informações sobre os sons acesse o sítio: http://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/o-ouvido-humano.htm

Avaliação

A avaliação deverá ser processual, ou seja, perpassar todo o processo de ensino e de aprendizagem. É importante verificar se os objetivos propostos foram atingidos e se as atividades realizadas foram suficientes para viabilizar que a questão central da aula: Como o trabalho com as características dos sons pode auxiliar o processo de leitura e escrita? seja respondida.

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