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UCA – Orações subordinadas na construção textual

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • reconhecer a importância da utilização adequada de orações subordinadas no processo de produção textual;
  • diferenciar anúncio publicitário de campanha publicitária;
  • reconhecer a existência de um padrão textual em uma campanha publicitária;
  • produzir texto utilizando consciente e adequadamente orações subordinadas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • período composto por subordinação;
  • orações subordinadas substantivas, adverbiais, adjetivas, incluindo as reduzidas.
Estratégias e recursos da aula
  •  laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites e blogs da Internet;
  • utilização de textos e imagens veiculados na internet;
  • letra de música;
  • anúncios publicitários;
  • processador de textos Kword;
  • programa Kpresenter;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • produção textual;
  • trabalho interativo em duplas e grupos de alunos.

 

Atividade 1 – Análise de orações subordinadas em letra de música

Alunos organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, a proposta é estimular os discentes a reconhecerem os efeitos de sentido produzidos pela utilização de diferentes orações subordinadas em uma letra de música e revisar com eles a classificação dessas orações.

Para tanto, utilize o recurso didático sugerido no Exercício 1 (questão 3), que foi construído a partir da música “Quem de nós dois”, de Ana Carolina (Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/4074960/Portugues-PPT-Oracoes-Subordinadas-01>. Acesso em: 12 nov. 2011.). Nesse material, primeiramente, a música foi transcrita, em diversos slides, nos quais foram sublinhadas algumas orações subordinadas. Em seguida, aparece a análise dessas orações e de suas orações principais, sendo que a classificação das orações é apresentada em caixas de texto. Alguns slides adiante, tem-se outra forma de apresentar essas análises, em que aparecem apenas duas orações em cada slide, o que facilita ainda mais a leitura e a compreensão.

Sugerimos que você utilize um projetor multimídia (datashow) para desenvolver as questões 1 e 3 descritas no exercício 1, abaixo. O vídeo da questão 1 está disponível em: <http://www.vagalume.com.br/ana-carolina/quem-de-nos-dois.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.):

ana

Faça uma cópia do quadro de exercícios e entregue-a aos alunos:

Exercício 1

1)    Enquanto assistem ao vídeo da música “Quem de nós dois”, de Ana Carolina, feita por meio do projetor multimídia (datashow), acompanhem sua letra, transcrita abaixo (letra e vídeo disponíveis em: <http://www.vagalume.com.br/ana-carolina/quem-de-nos-dois.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.):

                    Quem de Nós Dois

                         Ana Carolina

 

Eu e você
Não é assim tão complicado
Não é difícil  perceber
Quem de nós dois
Vai dizer  que é impossível
O amor acontecer

Se eu disser  que já nem sinto nada
Que a estrada sem você é mais segura
Eu sei  você vai rir da minha cara

Eu já conheço o teu sorriso, leio o teu olhar
Teu sorriso é só disfarce
Que eu já nem preciso
Sinto dizer  que amo mesmo

Tá ruim pra disfarçar

Entre nós dois
Não cabe mais nenhum segredo
Além do que já combinamos
No vão das coisas que a gente disse
Não cabe mais sermos somente amigos

E quando eu falo que eu já nem quero
A frase fica pelo avesso
Meio na contra-mão
E quando finjo que esqueço
Eu não esqueci nada

E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais
E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro
E faço das lembranças um lugar seguro

Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saída
Acabo entrando sem querer na sua vida

Eu procurei qualquer desculpa pra não te encarar
Pra não dizer de novo e sempre a mesma coisa
Falar só por falar

Que eu já não tô nem aí pra essa conversa
Que a história de nós dois não me interessa
Se eu tento esconder meias verdades
Você conhece o meu sorriso
Lê o meu olhar
Meu sorriso é só disfarce
Que eu já nem preciso

E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais
E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro
E faço das lembranças um lugar seguro

Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saída
Acabo entrando sem querer na sua vida

 

 

Respondam, em seus cadernos, às questões propostas:

2)    Qual é o sentido geral produzido por essa música, isto é, como é possível interpretá-la?

3)    Nos slides que serão projetados a seguir, foram destacadas várias orações da letra de música, as quais também estão sublinhadas no texto transcrito acima. Observem essas orações e acompanhem a projeção dos slides (disponíveis em: <http://pt.scribd.com/doc/4074960/Portugues-PPT-Oracoes-Subordinadas-01>. Acesso em: 12 nov. 2011):

slides

4)    Leiam as orações destacadas à medida em que são projetadas e tentem analisar a qual oração estão ligadas e qual o sentido que provocam no texto. Anotem essas observações na folha impressa. Façam setas ligando as orações subordinadas à sua principal.

5)    Acompanhem a projeção dos slides em que são apresentadas as análises dessas orações e confiram suas anotações, corrigindo o que for necessário.

6)    Analisem e respondam: qual a importância da utilização dessas orações para a constituição do sentido geral do texto?

7)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

Professor, socialize as respostas, solicitando às duplas que apresentem suas respostas às questões 2 e 6.

 

Atividade 2 – As orações subordinadas e a constituição de uma campanha publicitária

Alunos continuam organizados em duplas.

Professor, nesta etapa da aula, objetiva-se que o discente acesse um site que contém diversos anúncios publicitários que compuseram uma campanha publicitária e analisem a estrutura e o sentido dos períodos e orações utilizados para compô-los. Objetiva-se despertá-los para a diferença entre anúncio e campanha publicitária e para a existência de um padrão, não só visual mas também verbal, na composição dos diferentes textos.

Proponha-lhes o seguinte exercício:

Exercício 2

Desenvolvam as atividades propostas:

1)    Utilizem um laptop por dupla e acessem o link a seguir, em que visualizarão dez anúncios publicitários que compuseram uma campanha publicitária da marca Timberland, produzida pela empresa Lew’Lara: <http://www.putasacada.com.br/timberland-lewlara/> (acesso em: 18 nov. 2011.). Abaixo, reproduzimos alguns desses anúncios:

seu corpo é já que

 

esteira

 

quanto mais menos

(Disponíveis em: <http://www.putasacada.com.br/timberland-lewlara/>. Acesso em: 18 nov. 2011.).

 

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Orações subordinadas na construção textual”.

2)    Leiam atentamente os dez anúncios, observando as características das linguagens verbal e não verbal.

3)    É possível reconhecer um padrão, isto é, uma recorrência de características nesses anúncios? Quais são as características comuns em relação ao aspecto não verbal? Descrevam-nas.

4)    Observem atentamente os principais textos verbais de cada anúncio. Em relação à essa linguagem verbal, também é possível reconhecer a existência de um padrão? Expliquem.

5)    Digitem os textos centrais de todos os anúncios. Analisem e respondam se são formados por períodos simples ou compostos ou por ambos.

6)    Analisem as orações presentes em cada período composto. São orações coordenadas ou subordinadas? Qual o sentido criado pela utilização de cada uma delas?  

7)    Associem os aspectos verbais e os não verbais e façam a interpretação de cada anúncio e da proposta dessa campanha publicitária como um todo.

8)    Qual a importância da utilização de orações subordinadas nesses textos/anúncios?

9)    À medida que terminarem de responder às questões, assentem-se com outra dupla e comparem suas respostas. Troquem ideias entre si, objetivando esclarecer dúvidas e recorram ao professor, caso necessário.

Professor, para ampliar a socialização das respostas, solicite a cada grupo de quatro alunos (as duas duplas unidas) que analisem um anúncio, informando seu sentido geral e o sentido particular (em relação às orações em si). Solicite também que apresentem as conclusões em relação à existência de um padrão nesta campanha publicitária.

 

Atividade 3 – A utilização de orações subordinadas na produção de diferentes gêneros

Estudantes organizados em grupos de três componentes.

Professor, o objetivo desta etapa da aula é estimular os discentes a produzirem um texto em que utilizarão consciente e adequadamente diferentes orações subordinadas.

Propomos a produção de seis gêneros diversos, visando não só variar a produção, mas, sobretudo, propiciar que os discentes concretizarem a percepção de que as orações subordinadas podem veicular ideias, circunstâncias e sentidos semelhantes, independentemente do gênero.

Como serão produzidos seis gêneros textuais diferentes, distribua-os na turma de modo que dois ou três grupos escrevam o mesmo gênero (dependendo da quantidade de alunos de sua classe). Sugerimos que seja feito um sorteio para essa distribuição. Em seguida, proponha-lhes a atividade:

Exercício 3

Desenvolvam as questões abaixo:

1)    Cada grupo irá produzir um dos gêneros textuais relacionados abaixo, conforme distribuição feita:

- poema;

- paródia de uma música (de livre escolha);

- história em quadrinhos;

- propaganda;

- piada (de tamanho médio a grande) ou conto ou crônica;

- entrevista.

2)    Todos os grupos deverão construir seus textos utilizando diferentes orações subordinadas. Para isso, analisem qual o sentido que querem transmitir e escolham, conscientemente, as orações adequadas a serem utilizadas.

3)    Após terminarem, apresentem seus textos aos colegas. Apontem algumas das orações subordinadas utilizadas e analisem o sentido produzido no texto pelas escolhas feitas.

Observações:

       a)  Os textos que forem possíveis de serem digitados ou digitalizados deverão ser apresentados com a utilização do programa Kpresenter ou Kword.

       b)  Para os grupos que forem produzir a paródia, sugerimos algumas músicas que contêm orações subordinadas (dentre milhares) e que poderão ser utilizadas, mas ressaltamos que são apenas sugestões: “Pra não dizer que não falei das flores”, Geraldo Vandré;  “As rosas não falam”, Cartola;  “Construção”, Chico Buarque;  “Eu sei que vou te amar”, Tom Jobim;  “Admirável gado novo” e “Garoto de aluguel”, Zé Ramalho;  “Telegrama”, Zeca Baleiro;  “Dois bicudos”, Ana Carolina; dentre tantas possíveis.

Professor, visando a ampliar a socialização dos textos produzidos, exponha-os, em conjunto, na escola. Avise os alunos, antecipadamente, sobre a exposição.

                                                                                      

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre o tema abordado nesta aula, acesse os seguintes links:

- Texto expositivo: Analisando as orações subordinadas adjetivas. Disponível em: <http://www.portugues.com.br/gramatica/sintaxe/analisando-as-oracoesubordinadas-adjetivas.html>. Acesso em: 19 nov. 2011.

- Texto expositivo: Advérbios e expressões adverbiais. Disponível em: <http://acd.ufrj.br/~pead/tema17/adverbios.html>. Acesso em: 19 nov. 2011.

- Exercícios: As orações adverbiais na construção do texto. Disponível em: <http://oficinadosconcursos.blogspot.com/2009/02/as-oracoes-adverbiais-na-construcao-do.html>. Acesso em: 19 nov. 2011. (Embora não tenha sido citado no blog, esses exercícios foram retirados da obra Gramática reflexiva – texto, semântica e interação, de William Cereja e Thereza Cochar, da Atual Editora.)

                                                     

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verifique ainda o desempenho deles ao responderem aos exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- reconhecer os sentidos produzidos por diferentes orações subordinadas, tanto na música analisada inicialmente quanto nos anúncios publicitários;

- reconhecer a importância da utilização de orações subordinadas no processo de produção textual, visando à coerência e à concisão;

- produzir um texto coeso, coerente, adequado ao gênero proposto e com a utilização pertinente de orações subordinadas;

- apresentar o texto produzido com seriedade e desenvoltura e analisá-lo adequadamente.

                                                         

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Raquel Rosa Mendes Fernandes, Instituto Marcos Freitas , Rio de Janeiro - disse:
    raquel.m.prof@gmail.com

    13/12/2011

    Cinco estrelas

    Eu estava precisando de algumas ideias para tornarem as aulas sobre orações mais atrativas e interessantes para os alunos, quando encontrei este site. As propostas são maravilhosas, pois não se delimitam apenas à questão conceitual e classificatória, mas mostram para o aluno a importância da utilização das orações para construção de sentido num texto. Parabéns e obrigada pelas sugestões. Um abraço!


Sem classificação.
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