01/12/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Alunos organizados em duplas.
Professor, nesta etapa da aula, a proposta é estimular os discentes a reconhecerem os efeitos de sentido produzidos pela utilização de diferentes orações subordinadas em uma letra de música e revisar com eles a classificação dessas orações.
Para tanto, utilize o recurso didático sugerido no Exercício 1 (questão 3), que foi construído a partir da música “Quem de nós dois”, de Ana Carolina (Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/4074960/Portugues-PPT-Oracoes-Subordinadas-01>. Acesso em: 12 nov. 2011.). Nesse material, primeiramente, a música foi transcrita, em diversos slides, nos quais foram sublinhadas algumas orações subordinadas. Em seguida, aparece a análise dessas orações e de suas orações principais, sendo que a classificação das orações é apresentada em caixas de texto. Alguns slides adiante, tem-se outra forma de apresentar essas análises, em que aparecem apenas duas orações em cada slide, o que facilita ainda mais a leitura e a compreensão.
Sugerimos que você utilize um projetor multimídia (datashow) para desenvolver as questões 1 e 3 descritas no exercício 1, abaixo. O vídeo da questão 1 está disponível em: <http://www.vagalume.com.br/ana-carolina/quem-de-nos-dois.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.):
Faça uma cópia do quadro de exercícios e entregue-a aos alunos:
Exercício 11) Enquanto assistem ao vídeo da música “Quem de nós dois”, de Ana Carolina, feita por meio do projetor multimídia (datashow), acompanhem sua letra, transcrita abaixo (letra e vídeo disponíveis em: <http://www.vagalume.com.br/ana-carolina/quem-de-nos-dois.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.):
Respondam, em seus cadernos, às questões propostas: 2) Qual é o sentido geral produzido por essa música, isto é, como é possível interpretá-la? 3) Nos slides que serão projetados a seguir, foram destacadas várias orações da letra de música, as quais também estão sublinhadas no texto transcrito acima. Observem essas orações e acompanhem a projeção dos slides (disponíveis em: <http://pt.scribd.com/doc/4074960/Portugues-PPT-Oracoes-Subordinadas-01>. Acesso em: 12 nov. 2011): 4) Leiam as orações destacadas à medida em que são projetadas e tentem analisar a qual oração estão ligadas e qual o sentido que provocam no texto. Anotem essas observações na folha impressa. Façam setas ligando as orações subordinadas à sua principal. 5) Acompanhem a projeção dos slides em que são apresentadas as análises dessas orações e confiram suas anotações, corrigindo o que for necessário. 6) Analisem e respondam: qual a importância da utilização dessas orações para a constituição do sentido geral do texto? 7) Apresentem suas conclusões aos colegas. |
Professor, socialize as respostas, solicitando às duplas que apresentem suas respostas às questões 2 e 6.
Alunos continuam organizados em duplas.
Professor, nesta etapa da aula, objetiva-se que o discente acesse um site que contém diversos anúncios publicitários que compuseram uma campanha publicitária e analisem a estrutura e o sentido dos períodos e orações utilizados para compô-los. Objetiva-se despertá-los para a diferença entre anúncio e campanha publicitária e para a existência de um padrão, não só visual mas também verbal, na composição dos diferentes textos.
Proponha-lhes o seguinte exercício:
Exercício 2Desenvolvam as atividades propostas: 1) Utilizem um laptop por dupla e acessem o link a seguir, em que visualizarão dez anúncios publicitários que compuseram uma campanha publicitária da marca Timberland, produzida pela empresa Lew’Lara: <http://www.putasacada.com.br/timberland-lewlara/> (acesso em: 18 nov. 2011.). Abaixo, reproduzimos alguns desses anúncios:
(Disponíveis em: <http://www.putasacada.com.br/timberland-lewlara/>. Acesso em: 18 nov. 2011.).
Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword intitulado “Orações subordinadas na construção textual”. 2) Leiam atentamente os dez anúncios, observando as características das linguagens verbal e não verbal. 3) É possível reconhecer um padrão, isto é, uma recorrência de características nesses anúncios? Quais são as características comuns em relação ao aspecto não verbal? Descrevam-nas. 4) Observem atentamente os principais textos verbais de cada anúncio. Em relação à essa linguagem verbal, também é possível reconhecer a existência de um padrão? Expliquem. 5) Digitem os textos centrais de todos os anúncios. Analisem e respondam se são formados por períodos simples ou compostos ou por ambos. 6) Analisem as orações presentes em cada período composto. São orações coordenadas ou subordinadas? Qual o sentido criado pela utilização de cada uma delas? 7) Associem os aspectos verbais e os não verbais e façam a interpretação de cada anúncio e da proposta dessa campanha publicitária como um todo. 8) Qual a importância da utilização de orações subordinadas nesses textos/anúncios? 9) À medida que terminarem de responder às questões, assentem-se com outra dupla e comparem suas respostas. Troquem ideias entre si, objetivando esclarecer dúvidas e recorram ao professor, caso necessário. |
Professor, para ampliar a socialização das respostas, solicite a cada grupo de quatro alunos (as duas duplas unidas) que analisem um anúncio, informando seu sentido geral e o sentido particular (em relação às orações em si). Solicite também que apresentem as conclusões em relação à existência de um padrão nesta campanha publicitária.
Estudantes organizados em grupos de três componentes.
Professor, o objetivo desta etapa da aula é estimular os discentes a produzirem um texto em que utilizarão consciente e adequadamente diferentes orações subordinadas.
Propomos a produção de seis gêneros diversos, visando não só variar a produção, mas, sobretudo, propiciar que os discentes concretizarem a percepção de que as orações subordinadas podem veicular ideias, circunstâncias e sentidos semelhantes, independentemente do gênero.
Como serão produzidos seis gêneros textuais diferentes, distribua-os na turma de modo que dois ou três grupos escrevam o mesmo gênero (dependendo da quantidade de alunos de sua classe). Sugerimos que seja feito um sorteio para essa distribuição. Em seguida, proponha-lhes a atividade:
Exercício 3Desenvolvam as questões abaixo: 1) Cada grupo irá produzir um dos gêneros textuais relacionados abaixo, conforme distribuição feita: - poema; - paródia de uma música (de livre escolha); - história em quadrinhos; - propaganda; - piada (de tamanho médio a grande) ou conto ou crônica; - entrevista. 2) Todos os grupos deverão construir seus textos utilizando diferentes orações subordinadas. Para isso, analisem qual o sentido que querem transmitir e escolham, conscientemente, as orações adequadas a serem utilizadas. 3) Após terminarem, apresentem seus textos aos colegas. Apontem algumas das orações subordinadas utilizadas e analisem o sentido produzido no texto pelas escolhas feitas. Observações: a) Os textos que forem possíveis de serem digitados ou digitalizados deverão ser apresentados com a utilização do programa Kpresenter ou Kword. b) Para os grupos que forem produzir a paródia, sugerimos algumas músicas que contêm orações subordinadas (dentre milhares) e que poderão ser utilizadas, mas ressaltamos que são apenas sugestões: “Pra não dizer que não falei das flores”, Geraldo Vandré; “As rosas não falam”, Cartola; “Construção”, Chico Buarque; “Eu sei que vou te amar”, Tom Jobim; “Admirável gado novo” e “Garoto de aluguel”, Zé Ramalho; “Telegrama”, Zeca Baleiro; “Dois bicudos”, Ana Carolina; dentre tantas possíveis. |
Professor, visando a ampliar a socialização dos textos produzidos, exponha-os, em conjunto, na escola. Avise os alunos, antecipadamente, sobre a exposição.
Para obter mais informações sobre o tema abordado nesta aula, acesse os seguintes links:
- Texto expositivo: Analisando as orações subordinadas adjetivas. Disponível em: <http://www.portugues.com.br/gramatica/sintaxe/analisando-as-oracoesubordinadas-adjetivas.html>. Acesso em: 19 nov. 2011.
- Texto expositivo: Advérbios e expressões adverbiais. Disponível em: <http://acd.ufrj.br/~pead/tema17/adverbios.html>. Acesso em: 19 nov. 2011.
- Exercícios: As orações adverbiais na construção do texto. Disponível em: <http://oficinadosconcursos.blogspot.com/2009/02/as-oracoes-adverbiais-na-construcao-do.html>. Acesso em: 19 nov. 2011. (Embora não tenha sido citado no blog, esses exercícios foram retirados da obra Gramática reflexiva – texto, semântica e interação, de William Cereja e Thereza Cochar, da Atual Editora.)
A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.
Verifique ainda o desempenho deles ao responderem aos exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:
- reconhecer os sentidos produzidos por diferentes orações subordinadas, tanto na música analisada inicialmente quanto nos anúncios publicitários;
- reconhecer a importância da utilização de orações subordinadas no processo de produção textual, visando à coerência e à concisão;
- produzir um texto coeso, coerente, adequado ao gênero proposto e com a utilização pertinente de orações subordinadas;
- apresentar o texto produzido com seriedade e desenvoltura e analisá-lo adequadamente.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/12/2011
Cinco estrelasEu estava precisando de algumas ideias para tornarem as aulas sobre orações mais atrativas e interessantes para os alunos, quando encontrei este site. As propostas são maravilhosas, pois não se delimitam apenas à questão conceitual e classificatória, mas mostram para o aluno a importância da utilização das orações para construção de sentido num texto. Parabéns e obrigada pelas sugestões. Um abraço!