Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Período composto por subordinação: orações substantivas

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar orações subordinadas substantivas em diferentes gêneros textuais;
  • classificar orações subordinadas substantivas;
  • produzir períodos compostos por subordinação em que sejam utilizadas orações substantivas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • estrutura do período simples: termos essenciais, integrantes, acessórios;
  • noções de período composto e orações subordinadas;
  • reconhecimento e divisão de orações em períodos compostos.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA;
  • acesso a diferentes sites da Internet;
  • tiras humorísticas;
  • letra de música;
  • vídeo de música;
  • utilização de textos, tiras, imagens e vídeo veiculados na internet;
  • processador de textos Kword;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • trabalho interativo em duplas e grupos de alunos.

 

Atividade 1 – Motivação: conhecendo as orações subordinadas substantivas

Alunos organizados em duplas.

Professor, objetiva-se nesta etapa da aula que o aluno tenha contato com um texto expositivo sobre as orações substantivas e exemplos diversos sobre cada um de seus tipos para, em seguida, criar seus próprios exemplos.

Inicie a atividade retomando o conhecimento prévio dos discentes sobre períodos simples e compostos. Escreva no quadro o seguinte exemplo: Pai admite erro do filho. Questione se esse período é simples ou composto. Peça a um aluno que explique por que é um período simples. Em seguida, questione-os sobre como esse período pode ser transformado em período composto. Anote a(s) resposta(s) no quadro, abaixo do primeiro exemplo. Solicite que eles expliquem qual a diferença entre os dois exemplos. Para concluir o raciocínio, pergunte-lhes se o sentido desses dois textos é o mesmo ou se ele foi alterado quando a informação foi expressa em forma de período composto. Ajude-os a compreender que não houve alteração do efeito de sentido, mas sim da estrutura com que cada texto foi expresso.

Continuando, peça-lhes que reflitam sobre o que entendem por orações subordinadas e qual a dedução que fazem sobre o tópico que estudarão nesta aula: orações subordinadas substantivas (o que elas significam, por que recebem esse nome). Solicite a dois alunos que anotem no quadro as colocações feitas pelos colegas. Em seguida, proponha-lhes o seguinte exercício:

Exercício 1

Desenvolvam as atividades abaixo:

1)    Acessem, em apenas um laptop por dupla, o texto “Orações subordinadas substantivas” (Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-subordinadas-substantivas/>. Acesso em: 12 nov. 2011.).

2)    Leiam atentamente o texto acessado.

Para responderem às questões abaixo, utilizem seus laptops e criem um arquivo no programa Kword  intitulado “Orações subordinadas substantivas – definição e exemplos”.

3)    Segundo o texto lido, qual a diferença entre período composto por coordenação e período composto por subordinação? Expliquem.

4)    Quais são os três tipos de orações subordinadas existentes? Citem-nos.

5)    Qual é a função que as orações subordinadas substantivas exercem nas orações? Expliquem.

6)    Citem os seis tipos de orações subordinadas substantivas existentes.

7)    Para cada tipo de oração substantiva, criem dois exemplos diferentes dos que foram apresentados no texto lido.

8)    Apresentem suas respostas aos colegas.

Professor, para socializar a atividade, solicite a cada dupla que escolha dois tipos de orações substantivas e escreva um exemplo de cada tipo no quadro. Observe as escolhas feitas e garanta que sejam apresentados exemplos de todos os tipos de orações substantivas. Solicite, ainda, que uma segunda dupla explique os exemplos escritos pela primeira dupla.

Esse exercício de verbalização tem se mostrado eficiente para que os alunos internalizem mais rapidamente o conteúdo estudado.

O site em que se encontra o texto acessado pelos discentes é o seguinte:

a

(Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/oracoes-subordinadas-substantivas/>. Acesso em: 12 nov. 2011.)

 

Atividade 2 – Reconhecendo e classificando orações subordinadas substantivas

Alunos continuam organizados em duplas.

Professor, o objetivo específico desta etapa da aula é incentivar os discentes a identificarem e classificarem orações subordinadas substantivas presentes em tiras humorísticas.

Para isso, solicite que desenvolvam a atividade a seguir. Caso não disponham de conexão à internet para todos os discentes, este exercício poderá ser xerocopiado e entregue a eles. 

Exercício 2

Acessem, em apenas um laptop por dupla, os links relacionados abaixo, em que visualizarão diferentes tiras humorísticas e respondam às questões propostas sobre cada uma delas:

1)    Leiam a tira abaixo e respondam:

a

(Tira postada em 7/6/2011. Disponível em: <http://www.propagar3.com.br/index.php/tag/hagar/>.  Acesso em: 12 nov. 2011.)

a)    Observem o 2º quadrinho da tira. Nele, existe um período composto por duas orações: "É sempre bom ter uma escolha". Dividam essas orações.

b)    Podemos observar que, na 1ª oração, há a presença do verbo de ligação “é” e do predicativo do sujeito “sempre bom”. Qual termo está ausente dessa oração?

c)    O termo que não está presente na 1ª oração existe nesse período analisado? Pode-se afirmar que esse termo é formado por uma oração? Expliquem como isso é possível.

d)    Pode-se, portanto, concluir qual é a função da 2ª oração em relação à 1ª? Expliquem.

e)    Observem a 2ª oração e verifiquem: não há uma conjunção ligando-a à 1ª oração e seu verbo não está desenvolvido, mas sim no infinitivo. Essas são características das orações reduzidas, que podem ser de infinitivo, gerúndio ou particípio.

f)    Considerando todas as questões respondidas acima, como as orações desse período serão classificadas?

 

2)    Leiam esta outra tira do Hagar e respondam ao que se propõe:

e o que eles podem fazer

(Tira postada em 14/6/2008. Disponível em: <http://comicshagar.blogspot.com/2008_06_01_archive.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.)

a)    Analisem o texto do 2º quadrinho da tira: “Bem... Eu só espero que eles não saibam da nossa festa!”. Pode-se classificá-lo como período composto por coordenação ou por subordinação? Expliquem.

b)    Na 1ª oração, temos o sujeito simples “Eu” acompanhado do verbo “espero”. Qual a transitividade desse verbo? Qual termo falta nessa 1ª oração? Esse termo está presente no período?

c)    Qual é o complemento do verbo “espero”?

d)    A 2ª oração é introduzida por uma conjunção? O verbo dessa oração está desenvolvido ou está em uma das formas nominais (infinitivo, gerúndio, particípio)? Portanto, essa oração é reduzida ou desenvolvida? Expliquem.

e)    Como as duas orações desse período devem ser classificadas?

 

3)    Leiam a tira a seguir e respondam às questões propostas:

de que não vou gostar

(Tira postada em 11/6/2008. Disponível em: <http://comicshagar.blogspot.com/2008_06_01_archive.html>. Acesso em: 12 nov. 2011.)

a)    Observem o texto do 2º quadrinho: “Por que me veio a idéia de que eu não vou gostar dessa conta?”. Identifiquem quantas orações há nesse período e dividam-nas.

b)    Na 1ª oração, temos um sujeito simples, “a idéia”, que está posposto ao verbo intransitivo “veio”. Considerando-se que já existem esses dois termos na 1ª oração, sujeito e verbo intransitivo, podemos descartar quatro funções sintáticas que não podem ser exercidas pela 2ª oração. Responda: quais tipos de orações substantivas não poderão completar a 1ª oração desse período?

c)    Descartados os quatro tipos de orações substantivas relacionados acima, quais são as duas funções sintáticas possíveis de estarem relacionadas à 1ª oração? A 2ª oração do período exerce uma dessas funções? Expliquem.

d)    Concluindo, qual é a classificação das duas orações do período? Expliquem por que recebem essa classificação.

 

4)    Apresentem suas conclusões aos colegas.

Professor, ao total, foram propostos 14 itens nessas 3 questões. Para socializar as respostas, organize as apresentações orais de modo que cada dupla responda a um ou dois itens, de acordo com a quantidade de duplas existentes em sua turma. Solicite aos alunos que expliquem as respostas em vez de apenas as lerem. Observe que os exercícios foram propostos no sentido de fazerem os discentes raciocinarem sobre a estrutura e significação do período e não apenas de classificarem, automaticamente, as orações propostas.

 

Atividade 3 –  A presença de orações substantivas em outro gênero textual

Estudantes organizados em grupos de três integrantes.

Professor, a proposta desta etapa da aula é que os discentes reconheçam a presença de orações subordinadas substantivas em um gênero textual diverso do anterior, identifiquem a qual oração estas vinculam-se e classifiquem-nas. Para tanto, proponha-lhes a seguinte atividade:

Exercício 3

1)    Acessem, em um ou dois laptops por grupo, a letra da música “Você é má”, de Zeca Baleiro (Disponível em: <http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1318205/>. Acesso em: 12 nov. 2011.):

 

                                                    Você é má

Vá se danar!

Você dá nada a ninguém

Nem um olhar

Nunca falou tudo bem

Tem, mas não dá

Sorrir jamais lhe convém

Você é má

Mas há de ter um bem

 

Você dá nada a ninguém

Vá se danar!

Danada, não perde o trem

Sabe nadar

Mas nada sabe de alguém que sabe amar

Eu quero ser seu bem

Você é má  

[...]

2)    Leiam atentamente a letra da música.

Para responderem às questões abaixo, criem um arquivo no programa Kword intitulado “Orações substantivas – música Você é má”. Voltem ao site, selecionem a letra da música, deem o comando de copiar e colem-na no arquivo criado.

3)    Segundo o ponto de vista de vocês, como essa música pode ser interpretada? Sobre qual assunto o compositor está falando?

4)    Existe ambiguidade nessa música, isto é, ela pode ser interpretada de mais de uma forma? Expliquem.

5)    Analisem a formação dos períodos no texto e identifiquem os períodos compostos por subordinação.

a)    Identifiquem as orações subordinadas substantivas existentes no texto. Destaquem-nas utilizando os recursos de negrito e fonte colorida em vermelho.

b)    Identifiquem as orações principais e destaquem-nas com os recursos de itálico e fonte colorida em azul.

6)    Unam-se a outro grupo e verifiquem se destacaram as mesmas orações. Se tiverem divergências, troquem ideias entre si e com o professor para tentarem elaborar as respostas adequadas.

Professor, para corrigir a atividade e socializá-la de forma mais ampla, será interessante utilizar o recurso de projetor multimídia (datashow) e fazer os procedimentos solicitados nos itens a e b da 6ª questão na tela, à medida em que explica a análise aos estudantes.

Você pode optar também por solicitar a um ou dois grupos que projetem suas respostas na tela e que expliquem aos colegas o motivo das marcações feitas. Nesse caso, o arquivo dos discentes deverá ser salvo em pendrive na extensão .odt.

A letra e o vídeo da música estão disponíveis em:

você é má

(Disponível em: <http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/1318205/>. Acesso em: 12 nov. 2011.)

                                                         

Recursos Complementares

Para obter mais informações sobre o tema abordado nesta aula, acesse os seguintes links:

- Texto expositivo: Orações subordinadas. Disponível em: <http://www.algosobre.com.br/gramatica/oracoes-subordinadas.html>. Acesso em: 12 nov. 2011. 

- Texto expositivo: Orações subordinadas substantivas. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/oracao-subordinada-substantiva.htm>. Acesso em: 12 nov. 2011.

- Texto expositivo: Orações reduzidas. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/oracao-subordinada-substantiva.htm>. Acesso em: 12 nov. 2011.

                                               

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação em relação à participação, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem de forma interativa.

Verifique ainda o desempenho dos alunos ao responderem aos três exercícios propostos e, especificamente, se foram capazes de:

- diferenciar, conceitualmente, período simples de compostos;

- reconhecer os seis tipos de orações subordinadas substantivas e criar exemplos para cada tipo;

- analisar adequadamente as tiras humorísticas, reconhecendo nelas a presença das orações substantivas e desenvolver uma linha de interpretação e raciocínio que os conduzissem a analisar a função das orações substantivas em relação às principais;

- interpretar os sentidos gerados pelo texto da música analisada e reconhecer adequadamente as orações substantivas e principais presentes nele.

                      

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Raquel Corrêa, escola dolores alcaraz caldas , Rio Grande do Sul - disse:
    raquelpets@gmail.com

    21/01/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito do plano de aula! Vou aproveitar em sala de aula! Parabéns!!!


  • Daniela Silva, Colégio , São Paulo - disse:
    fhayterbr@hotmail.com

    31/07/2012

    Quatro estrelas

    Professora, por gentileza, é possível que as respostas sejam enviadas, para possíveis reflexôes? Gostei bastante das atividades!


  • Tatiana Amaro Augustinho, Colégio Gildo Vilella Cancella , Minas Gerais - disse:
    tati_augustinho@yahoo.com.br

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    A Giuliana sempre acerta na escolha das atividades. Estas aulas serão de grande ajuda, são muito ricas.Parabéns!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.